Alguém desenterrou o tópico (e não fui eu kkk).
Mas aproveitando o assunto do tópico, que muito me interessa, além da proteína, a sardinha tem outros fatores que a tornam praticamente imbatível:
2 latinhas pequenas de sardinha (cada uma com 125g líquido e 83g drenado) tem:
~40g de proteína (quase 2 scoops de whey)
~3g de omega-3 (6x mais que o atum)
~800mg de EPA
~700mg de DHA
~400 IU de vitamina-D (uma das raras fontes naturais de vitamina D)
É um dos peixes com menor quantidade de mercúrio (27x menos que o atum), então não tem contra indicações quanto ao uso prolongado e constante.
Além de ter excelentes/boas quantidades de B6, B12, cálcio, colina, potássio, ferro, etc.
Agora tente obter esse valor de omega-3/EPA/DHA de algum fish oil. São raros que tem esse indice (geralmente importados), e você tem que tomar várias cápsulas p/ obter o mesmo que 2 latinhas de sardinha lhe dão. Além disso, já li um artigo que falava sobre um estudo comprovando que a absorção de ômega3/EPA/DHA obtidos através de peixes como a sardinha é até 9 vezes superior à do fish oil vendido em cápsulas. Ou seja, a fonte natural dá de lavada não só em quantidade, mas também em absorção.
Elas são um pouco caras?
Sim, para comer 2 latinhas/dia vc gasta 180/mês.
Mas calcule aí quanto você vai economizar de suplementação de proteína, fish oil, vitamina D (este vc provavelmente vai continuar tomando por causa da quantidade, mas você pode reduzir a dose) e eventualmente outros vitamínicos que você tome.
E ainda por cima mata a fome ;)
Se fala muito nos tais super-alimentos... para mim, o verdadeiro super-alimento é este.