Galera, interessante a discussão aqui. Mas minha opinião sincera é de que há muita gente desinformada aqui, por isso resolvi postar alguma coisa:
Começa com essas comparações. Todos os Wheys gringos vêm com especificações nutricionais na embalagem. E como já afirmaram, essas especificações são bem controladas lá. Então pra saber se um whey é melhor que o outro o quesito qualidade, é só comparar as especificações. Esse Whey da Optimum é um dos mais consumidos, pq além do marketing pesado da marca, ele tem um bom custo X benefício se comparado a outros wheys. E esse custo X benefício é medido por uma soma de fatores: sabor + dissolução + qualidade nutricional. Ponto.
Alguns estão afirmando que é o melhor do mercado. Nem de perto é verdade. No próprio site da bodybuilding, há diversos artigos de comparativos entre wheys, e a Optimum nunca é citada como a melhor. ela é uma das mais vendidas, o que é diferente. O preço conta muito nisso. Os wheys cnsiderados TOPS são basicamente aqueles isolados (0% carbo) e com extras, como diversos tipos de vitaminas embutidos.
Dito tudo isso, eu li alguns depoimentos de pessoas que dizem que com determinado whey tem ganhos melhores. Então vou tentar desmistificar os wheys: a whey protein não é nada mais que proteína de rápida absorção. Só isso. É um suplemento muito popular pq a dieta de um fisioculturista necessita de uma alta ingestão de proteína diária, e o whey facilita isso. Um exemplo: uma pessoa comum de 74kg que queira ganhar massa muscular, teria que ingerir aproximadamente 245g de proteína diárias divido entre as refeições. Isso seria o equivalente a 991g de frango, por exemplo. Como não são todos que conseguem meter 1kg de frango todos os dias goela abaixo, o whey vem pra ajudar, substituindo parte dessa ingestão proteíca. Percebam que o whey não é nenhum suplemento mágico. É só proteína de rápida absorção. A diferença maior está em momentos pós-treino, nos quais o corpo necessita de proteína rápida. Nesses momentos, os melhores wheys são os isolados e hidrolisados, pq tem absorção rápida (diferente da caseína, por exemplo) e tem as menores porcentagens de carboidratos (carboidratos de rápida absorção no pós-treino estimulam um aumento de insulina no corpo, que pode levar a produção e estocagem de gordura).
Então resumindo (pros que tiveram coragem de ler): whey protein é só proteína. A eficácia da utilização dele depende mais da ingestão diária correta de proteína total do que da qualidade do whey que se toma (fora o whey tomado no pós-treino, e nesse caso é a quantidade de carboidrato e o tipo de whey que são fatores determinantes).
Quanto a esse whey hilmar, os valores nutricionais dele são quase idênticos aos do Optimum. Ou seja, a qualidade dele é quase idêntica. Só perde no sabor (como citaram) e ganha no preço. Ponto.