Por um lado faz sentido pela carga de stress que você deve se acostumar, porque é parecido com o que você passou:são superiores que muitas vezes não sabem nem metade da legislação e administração militares mas querem te forçar a fazer do jeito deles (quase sempre retrógrado).
Por outro lado, concordo que é desnecessário esse jeito de tratar subalternos (forças armadas no mundo todo são assim).
Até foi importante você tocar nesse assunto porque me lembrou uma coisa: hierarquia e disciplina são a base das ffaa, por isso se faz "necessário" essa pressão.
Mas fica tranquilo cara, depois que você sai da EsPCEx e vai pra aman, somente os primeiros anos são sugados, depois vai melhorar (ou não se você escolher alguma arma foda, como infantaria ou cavalaria por exemplo).
Ao pessoal que comentou sobre estabilidade na carreira, realmente é estável, mas não nos esqueçamos que em qualquer cargo público concursado o funcionário adquire estabilidade após 3 anos, sem precisar passar 5 anos curtindo acampamentos gostosos de 2 semanas na floresta com 30 kg nas costas e fuzil na mão, e o pé todo estourado de bolha kkkkk
Tirando a parte do terror psicológico kkkk... vai em frente se é isso que você quer meu chapa, não tenha medo de seguir a carreira militar porque, apesar de tudo, nas forças armadas você vai criar laços de amizade e companheirismo pra vida toda, além de uma compreensão da vida que nossa sociedade já perdeu há tempos, e essas coisas não tem dinheiro algum que pague.
SELVA!