Olá. Agradeço os posts de todos. Bom, quanto à pergunta do Vyny: sim, a estrutura aguenta bem, inclusive pesos maiores que o citado no início do tópico. Mas, se vc quiser construir a estrutura com canos de maior espessura ou largura, vá em frente, não há problema, apenas certifique-se que os canos a serem utilizados tenham espessura razoável. Como já tinha dito anteriormente, optei por canos galvanizados por serem muito resistentes.
jonatasjho, vc pode construir o aparelho sem perfurações, apenas com solda, mas precisará, em contrapartida, construir uma base para o aparelho. No google, procure por imagens do "vertical leg press" e vc saberá do que estou falando.
Quanto ao uso, de fato, pra quem não está acostumado com o ângulo de pressão, é bem diferente do leg press 45. Não é necessário muito peso para fadigar as coxas. Na minha opinião, é uma ótima variação no treino das pernas.
Josuka, há quem pressione a plataforma com os calcanhares, movimento tradicional, e outros que pressionam com a ponta dos pés, isto é, com os dedos e ponta da sola. Este tipo de movimento é defendido também por charles glass e frank zane. Segundo eles, empurrar a plataforma com as pontas dos pés enfatiza a musuculatura próxima ao joelho. Vale aqui destacar que, ao realizar o exercício dessa última maneira, põe-se muita pressão no tendão patelar, por isso é necessária muita prudência. Faça o exercício das duas maneiras.