Excelente tópico, estava procurando exatamente isso na internet, e acho que vocês pode me ajudar, aconselhar.
Bem, tenho 32 anos. Estou com sintomas de baixa testosterona já aproximadamente uns 2 anos, mas a piora foi gradativa, sintomas como libido zero, variações de humor, desanimo. Fiz exames em quatro datas diferentes nestes 2 anos. Há dois anos eu estava com uma testosterona total de 281, agosto do ano passado eu estava com a testosterona em 280, em dezembro ela estava em 276, e no mês passado cheguei a um índice de 241, aliado a um quadro de testo livre baixa também. Ah, a prolactina minha deu no teto máximo 16,3 e a anterior foi de 20. Ou seja, com o passar do tempo a testo está caindo. Nos últimos dois médicos que fui eles nem pensaram duas vezes, receitaram logo Nebido por um período de 3 meses. Defendem que isso pode fazer com que eu volte a ter minha produção normalizada. Como assim?? Eu vou estar injetando testo exógena e vai ferrar com o resto do eixo!!
Estou relutando em entrar na Nebido por dois motivos: estou tentando ser pai, fiz espermograma e foi constatado que sou fértil, porém se entrar em trh vou parar de produzir espermatozoides, aí o medico alega que tem outras formas de tentar um filho, tipo inseminação, mas não vou fazer inseminação porque eu sou fértil e quero preservar isso; segundo motivo é que não quero por enquanto ficar dependente de drogas para o resto da vida.
Detalhe: nenhum dos médicos me perguntou como era minha alimentação, e eu sei que como pouca gordura, sei também que durmo pouco, em média 5 horas durante a semana, ninguém perguntou sobre isso, só querem receitar Nebido.
Quero subir um pouco minha testosterona, pelo menos para acabar com o problema da falta de libido, mas sobretudo quero preservar minha fertilidade, que no momento é essencial para mim e minha esposa. Pensei em muitas alternativas pesquisando na internet: tamoxifeno, vitamina D, HCG, ingestão de alho, vitrix...
Queria a opinião dos amigos que tem mais conhecimento, sugestões. Estou tranquilo porque sei que tudo isso vai passar. E desculpa ai pelo texto grande, mas precisava compartilhar o histórico com vocês.
Valeu