Oi Galera.
Tenho 33 anos, atualmente estou com 76 KG .
Eu havia treinado musculação por uns 5 anos , parei e fiquei 7 anos sem treinar. Estava com 100 kg praticamente, emagreci 30 na pandemia só fazendo aeróbicos na rua e dieta.
Agora faz 1 mês que voltei a treinar musculação. Estava indo tudo muito bem só que 3 dias atrás entrei em overtraining, tenho câimbras em todos os músculos que treinei na semana, se eu tento contraí-los ou simplesmente fechar a mão sinto uma dor terrível como se travasse, parece que está tudo com pump mas travado, uma queimação no peito, fora imunidade baixa (dor de garganta), vontade de vomitar, vertigem, fico como se tivesse saído de um treino pesado o tempo todo.
A minha dúvida é , quando a gente volta a treinar , os instrutores nos tratam como iniciante independente de qualquer coisa. E eu tenho respeitado isso , meio que seguindo o que me passam geralmente me é passado 4x15 a maioria das vezes e 4x10. E quase nada de 3x12. Mas eu sinto um certo antagonismo porque eu tenho uma baita força, sempre fui atleta, já trabalhei com funções que envolvem o uso da força o dia inteiro.
Então eu vejo os outros iniciantes que estão pela primeira vez e vão na máquina colocando 15 kg e se esforçando pra ganhar condenação , força e tal. E eu vou na mesma máquina e zero ela tranquilamente , sem roubar , as vezes fazendo isometria com aquelas mesmas 60 repetições totais. Fora os 3...4 exercícios que ainda vou ter que fazer pra aquele músculo com o mesmo tanto de repetições.
Na hora eu fico de boa. Mas confesso que ultimamente meu corpo já estava dando sinais de que eu iria entrar em overtraining, já não tava ganhando massa tão rápido. E minha dieta aumento consideravelmente de 3200 calorias pra até 4000. Comendo aí de duas em duas horas sem ganhar peso.
Me tirem essa dúvida, pois estou com muito medo de passar por isso de novo:
Seria melhor pular pra um treino com 3x6-12 repetições , pois seria mais seguro e assertivo?
Ou ainda faz sentido manter essas 4x15, mesmo já progredindo com a carga?
Quero deixar bem claro que eu não sou do tipo que se gaba que pega muito peso , ou que acha que isso tem alguma importância. Estou relatando uma condição minha, que acho muito desproporcional e não estou conseguindo conciliar. Penso que pode estar afetando meu desenvolvimento.
Sou natural, amo fisiculturismo, minha meta é bem simples, queria o shape do Felipe Franco em 2011 que é bem aquele padrão fitness, definido com pouco volume. Estou fazendo um bulking de 20...25 kg.