Então pessoal eu não venho pedir avaliação de cutting, até mesmo por que atualmente venho fazendo bulking.
Essa semana estava conversando com um colga que vem apresentando bons resultados na fase de cutting, ele já é bem mais experiente que eu. Então o sondei para conseguir algumas dicas.
Quando perguntei se ele conseguia manter muito da massa muscular ganha durante o período de bulking enquanto ele fazia o cutting, foi então que ele respondeu: Durante o cutting eu além de manter toda a massa muscular eu ainda consigo ter alguns ganhos.
Resumindo a história, ele disse que se tivesse feito uso de algum esteroide durante o bulking os seus ganhos seriam maiores, mas não seria possível segurar a massa muscular em cutting. Na fase de cutting o treino dele não muda em nada apenas alguns aeróbios são inseridos e a dieta passa a ser hipocalórico, claro. Segundo ele enquanto você estiver seguindo uma dieta bem feita, tomando suplementos como BCAA e Glutamina que preservam a massa muscular é possível apenas queimar gordura e até mesmo ganhar um pouco de massa muscular. Enquanto a pessoa estiver acima dos 10% de bf isso é possível, abaixo disso é que se torna cada vez mais difícil e a perda de massa magra torna-se impossível sem uso de esteroide. No fim das contas a maior parte da massa muscular que ficará foi a conquistada na fase de bulking, mas o cutting também pode lhe render mais um pouco de massa associado à queima de gordura.
Alguém aí já passou por experiência semelhante?
Se essa questão for tão acessível quanto ele deixou explícito eu penso até em fazer um bulking menos longo. Comecei com 82kg já com um bf razoavelmente alto e pretendo ir até os 96kg para que algo possa ser queimado no cutting. Se for possível segurar a massa magra dessa forma talvez eu faço o bulking só até os 92 ou 94kg no máximo, estou com 86 e já está bem embaçado.