Saudações,
Gostaria de compartilhar com vocês o meu fato e retirar possíveis soluções ao problema que estou tendo um bom tempo.
Pelo próprio título do tópico pode-se extrair a conclusão de que estou tendo problemas de líbido.
Pois bem, primeiramente quero esclarece que errei muito no passado, chegando a não fazer TPC em alguns ciclos. Quando tinha mais ou menos 20 anos foi digamos o "auge" do meu uso de esteróides anabolicos e atualmente não faço mais nenhum uso - possuo 24 anos. Para não prolongar muito o assunto, a última vez que tive contato com algum esteróide anabólico foi há 2 anos atrás.
Desse tempo pra cá, venho tendo problemas em relação a libido, e na maioria dos casos sendo solucionado com o uso apenas de tamoxifeno 20mg/dia.
Consigo normalizar a situaçao com o uso do farmaco, mas depois que cesso o seu uso sinto minha libido regredir a longo prazo, e ai fico nesse ciclo vicioso de estar sempre tomando tamoxifeno pra reverter a situação, chegando a alguns casos de estar tomando e mesmo assim não resolver sempre o problema.
Já fui em vários endocrinologistas e já relatei o fato da libido baixa, e que ja tinha feito uso de EAs. Passaram exames de sangue para avaliar a situação e sempre me falavam que estava tudo normal. Acabei indo em 2 urologistas, que me diagnosticaram varicocele mas que isso não interfere em causas de perda de libido, impotencia ou disfunção erétil. Os exames de sangue com os 2 uros também foi relatado estar tudo ok, e aproveitei para fazer espermograma em razão da varicocele. Os resultados foram satisfatórios e não estou infértil muito embora no longo prazo (30 anos pra cima) isso poderá alterar o quadro. Por fim, acabei indo também em um cardiologista, o qual até hoje me acompanha, e acabei descobrindo que possuo a pressão arterial um pouco elevada (13/8) para a minha idade, mas não seria caso de diagnostico de hipertensão, mas somente manter os exercícios físicos com uma alimentação balanceada. Digo isso porque as duas causas cruciais para impotencia sexual é a pressao arterial alta e a diabetes, o que acaba descartando um pouco ser uma destas hipóteses.
Estou apavorado porque possuo namorada, e esses eventos acabam me desestabilizando, sendo muitas vezes o tamoxifeno o salvador da pátria. A ultima vez que utilizei o farmaco, usei 20mg/dia durante dois meses, mas acabei parando porque tava perdendo muito peso e força na academia. Associei esses fatores ao uso do tamox, e percebi que recuperei peso e força, muito embora minha libido foi caindo ao longo dos dias.
De suplementação basica, estou tomando: Vitamina D3 (5.000ui/dia); Polivitaminico com mineiras da FDC (contem 23,9mg de zinco a capsula).
O engraçado é que estava tendo ginecomastia unilateral apenas com o uso de ZMA, o que reverteu com o tamoxifeno.
Estava pesquisando sobre a naltrexona, como uma alternativa para o meu problema, visando melhorar o bem-estar e estimular a produção de testo, mas tá muito difícil achar contato na minha cidade, vez que trata-se de um medicamento controlado nas farmácias.
Segue abaixo meu último exame hormonal que solicitei:
Idade: 24 anos
Peso: 70,5kg
Altura: 1,78
BF: ~8%
ACTH-HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO 19,70 pg/mL
(Plasma)
Método: Quimioluminescência
Valor de Referência: Inferior a 46,00 pg/mL
TSH - HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE 2,120 mUI/mL
(Soro)
Método:Quimioluminescência II
(Vl.Ref.: 0,350 a 5,500 mUI/mL)
LH-HORMÔNIO LUTEINIZANTE 4,43 mUI/mL
(Soro)
Método:Quimioluminescência II
Valores de referência:
Homens
20 a 70 anos: 1,7 a 9, 60 mUI/mL
> 70 anos: 3,4 a 35 mUI/mL
FSH - HORMÔNIO FOL. ESTIMULANTE 2,63 mUI/mL
(Soro)
Método: Quimioluminescência II
Valores de referência:
Homens: 1,90 a 18,90 mUI/mL
E2 -ESTRADIOL 39,16 pg/mL
(Soro)
Método:Quimioluminescência
Valor de Referência:
Homens: Inferior a 62,00 pg/mL
PROLACTINA 5,43 ng/mL
(Soro)
Método: Quimioluminescência II
Valores de Referência:
Homens: 2,10 a 17,70 ng/mL
TESTOSTERONA TOTAL 845 ng/dL
(Soro)
Método:Quimioluminescência
Valores de referencia:
Homens:
20 a 49 anos: 262 a 1593 ng/dL
> 50 anos: 181 a 758 ng/dL
TESTOSTERONA LIVRE 407,22 pmol/L
(Soro)
Método: Cálculo(SHBG/TT)
Valores de Referência
Condições Basais
Sexo Masculino: 131,00 a 640,00 pmol/L
Peço que opinem a respeito, e se precisar de mais dados estou a disposição.