Sei como é difícil, principalmente pra quem gosta de treinar, ser diagnosticado com esse tipo de problema. a uns 2 anos atrás, tive esse diagnóstico. Desgaste da cartilagem dos joelhos (Condropatia Patelar), felizmente meu grau é o 1. Segundo o ortopedista que me diagnosticou não poderia fazer praticamente nada, ou seja, nada que flexionasse os joelhos. Tomei os medicamentos, fiz fisioterapias e tome gelo por um tempo. Mais sinceramente, não me contentei eu fazer exercícios de 45 graus..rsrsrs. Comecei a pesquisar, alias meu esposo começou. Ele tb frequenta academia, e começamos a pesquisar artigos de profissionais que fizeram estudos e pesquisas com pessoas com esse problema.
E basicamente comecei a testar, com cuidado, o que ia absorvendo desses estudos. Primeira coisa, alongamento do músculos posteriores da coxa, mantê-los sempre com ótimo alongamento, alias alongamento de todos os músculos, tanto dos quadríceps, panturrilha, etc. Comecei tb a utilizar uma faixa para os joelhos (knee wraps) e agora vem o que acredito ter feito toda a diferença, realizo o movimento completo em todos os exercícios, não faço nunca 90 graus. Nesses estudos, esse era o principal ponto, nos 90 graus que o joelho recebe toda tensão, piorando o problema. Se vc passa dos 90 graus isso não acontece. Mais não sou médica, não estou aqui para falar que você deverá fazer a mesma coisa, só acredito que não podemos acreditar em tudo que é falado como verdade absoluta.
Hoje faço todos os exercícios que segundo o meu ortopedista nunca poderia fazer. Meu treino de pernas, possui, agachamento, leg press, extensora, flexora, etc. e meu treino de costas o levantamento terra. No levantamento terra, nem utilizo a faixa, pois a flexão dos joelhos é muito pouca. Quando li sua pergunta, me lembrei de quando recebi o diagnostico, treino há uns 8 anos e gosto muito disso, se sentir limitado é complicado, por isso o que posso falar por experiencia própria é que se feito de maneira correta, pode se fazer tudo. Lógico que cada caso é um caso, mais acredito que deva testar as possibilidades,pesquise, teste, qualquer dor, pare imediatamente o exercício, gelo é o melhor analgésico. Isso o ortopedista me orientou e ele falou certo, pelo menos isso, a dor seria meu limite, e gelo pra qualquer dorzinha que sentisse. Graças a Deus não sinto nenhuma dor, e faço o treino de pernas, semana 2 vezes, semana 1.