METALLICA, on 02 Apr 2014 - 09:54, said:
Simplesmente o álcool etílico não torna a água bacteriostática.
...e por que não? Qual seria a diferença do alcool benzilico para o etilico, no sentido de eliminar e/ou controlar a proliferação de microrganismos?
Sabe-se que o benzilico é levemente anestesico, o etilico é o contrario, causa ardor na injeção, mas ambos servem a para assepsia quando hidratados.
Desculpe, mas "simplesmente" dizer que o alcool etilico não torna a água bacteriostatica não me parece uma opinão a ser considerada. Com todo o respeito, penso que uma opinião negativa sobre algum protocolo deve ao menos trazer algum suporte técnico ou, ao menos, empírico, que vá além do "simplesmente não serve", mais uma vez, com todo o respeito, penso estamos todos aqui para construir informação colaborativamente... Se não serve, colabore, informe o porque, para que possamos saber...
Nesse sentido, o alcool etílico é sim uma solução bacteriostatica por finalidade, já que é usado inclusive para acepsia de instrumentos cirurgicos... A concentração de 70% de alcool etilico + 30% água, se deve ao fato de que as bacterias e demais microorganismos indesejáveis são revestidos por uma pelicula/camada que precisa ser hidratada para que o alcool à ultrapasse, penetrando sob essa proteção e assim destruindo o microrganiso. POr esse motivo, por exemplo, é que o alcool 96% é menos eficaz para essa finalidade, já que a baixa hidratação faz ressecar a referida parede celular das bacterias e impede que o alcool penetre para agir.
Ademais, estou seguindo o protocolo de colocar 4,5ml de agua destilada/HCG + 0,5ml de alcool 70 (o que corresponde a 0,35 de etílico puro, pois 30% dele é água), com a diferença anterior de não colocar a mistura na geladeira. A única finalidade de por o diluído HCG na geladeira é evitar a proliferação de bactérias, já que hcg não gh. Como a água está bacteriostatica pela mistura, não há necessidade alguma, fato por mim comprovado e ratificado, pois está funcionando 100% e sem nenhuma infecção...
E por fim, no nosso contexto atual (dificulade de acesso ao benzilico de qualidade) me parece mais seguro a utilização do etílico em desfavor do benzilico, na media em que há relatos de internações por conta do uso de benzilico contaminado por metais pesados, oriundos dessas lojas de essencias.
Espero ter contribuído, abraço à todos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agente_bacteriost%C3%A1tico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol#Tipos_e_usos
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool_benz%C3%ADlico