Eae galera!!!
Ja tem uns 6 anos que treino (1.82m, 95kg) e de uns 2 anos para ca, venho tentando corrigir uma assimetria nos dorsais que me persegue a um bom tempo.
Quando mais jovem, joguei tenis durante uns 5 anos (e foi bem durante a fase de crescimento) entao acredito que isso tenha ajudado a tornar essa assimetria algo "permanente".
A maior diferença que sinto é na região da escápula, principalmente redondo maior. Tenho uma maior mobilidade com o ombro esquerdo (como se eu tivesse uma liberdade de movimento um pouco maior com ele) o que não sei se é uma causa ou consequencia da assimetria. Chega a incomodar quando preciso levantar os braços para cima, como mostrado em uma das fotos. Sinto realmente esticar e puxar a musculatura do lado direito, enquanto nada sinto do lado esquerdo. Fica um pouco evidente também um leve "vazio" na região do trapézio inferior-médio e escápula (porção esquerda). Ao fazer elevação frontal, sinto o trapézio médio direito trabalhando conjuntamente com o movimento enquanto do lado esquerdo nao tenho a mesma impressao.
Sobre meu treino: De uns 4 anos para cá a maioria dos exercicios que realizo sao com halteres/cabos/maquinas unilaterais (com exceção da barra fixa).
Gostaria da opinião de vocês se talvez isso seja genética ou não. E idéias para tentar melhorar. Estou indo para o terceiro ano tentando melhorar essa assimetria e já nao tenho mais ideia do que fazer.
Abraços!!!