Então, o Pectus Excavatum (PE) é um problema que SIM, aumenta durante o tempo, até você parar de crescer, pois os ossos e cartilagens continuarão se alongando. É muito comum uma pessoa só descobrir o PE na adolescência, quando está em fase de crescimento. É importante que a cirurgia de correção seja feito o quanto antes, pois a medida que ficamos mais velhos, nossos ossos tornam-se menos "maleáveis". E SIM, o PE pode atrapalhar sim na respiração.
Sofro também de PE e possuo uma leve asma devido a esse problema. Quanto à relação entre PE e academia, não creio que ela reduza o problema, pelo menos não dos 15 anos ou mais (talvez em crianças faça alguma diferença). Treinar não vai tampouco fazer desaparecer a depressão no tórax, pois os músculos (por alguma razão que ainda não descobri) só passam a crescer dos lados; malhar faz aumentar o "buraco". Quem possui PE possui mais dificuldade em malhar peito e geralmente um peito tem mais facilidade de crescer do que o outro, pois a depressão, na maioria dos casos, não é exatamente no meio do tórax; é desviado para um dos lados.
Para finalizar, quem tem PE possui todas as costelas (e suas cartilagens) mais alongadas, tornando-as aparentes na região da barriga. Quanto à cirurgia, não fiz, e acho que não irei fazer, pois, pelo que pesquisei, possui grande chance de rescidiva (voltar tudo do começo), além de ser muito complexa.
Gostaria que alguém esclarecesse minha dúvida e respondesse o porquê de o músculo não crescer no meio do tórax em portadores de PE.
Continue postando informações sobre seu progresso Céos