Eu tava acompanhando em off mas diante de tal controvérsia, resolvi loggar para dar a minha opinião sobre o assunto:
Acredito que ambas abordagens funcionam, apenas concordo com o Magnificus no sentido de precontest de fisiculturismo. Aí sim o BB DEVE fazer uma depledação de carbos a fim de ficar com o minímo de BF e água sub cutanea possível, então qualquer BB sério competitivo, fará uma estratégia dessa, mesmo que no dia do show, ele faça um carb reload para adicionar volume, ele fará essa estratégia.
Mas no caso de outras modalidades por exemplo como crossfit, escadala ou MMA ficar sem carbo pode ser uma abordagem muito errada, o melhor seria uma dieta com carbs no limite mínimo do gasto calórico diário diante dos macros, (nunca zero ou muito tempo em lowcab). Principalmente em naturais se pensarmos em composição corporal/performance.
Mas se analisarmos um cara com BF alto, por exemplo, ele pode fazer um cutting com 400g de carbo por dia sim, tranquilamente. Só depende do que você entende por cutting amigo.
Eu, por exemplo, atualmente pratico crossfit e tenho [ 33 anos 180cm - 79/80kg - 9%/10% atualmente natural a 1 ano] depois de alguns shots de peptídeos precursores de GH no final de 2015, quando participei de uma competição.
Para mim, a estratégia melhor entre BF baixo e performance é o um carbcycle, 4 dias baixo, 2 médios 1 alto (meu junkfood se resume a sushi basicamente).
Pensando no caso do bodybuilders a performance é importante, mas não tanto quanto em outras abordagens esportivas, principalmente no requisito cardiorrespiratório. O próprio particionamento do treino de BBs dá essa capacidade maior performance e recuperação com lowcarb (ABC/ABCD/ABCDE).
Bodybuilders estão sempre on-steroids, efedrina, GH, embora muitos crossfiters e lutadores também usem essas substancias, sabemos como elas são livremente abusadas no mundo do fisiculturismo, o BB é quase um laboratório humano, ou uma farmácia ambulante (não desmerecendo ninguém obviamente, meu amor pelos pesos veio pelo fisiculturismo).
Entretanto, você nunca verá um crossfitter com 4% de BF, ele jamais seria capaz de efetuar o WOD, pensando em performance.
Acho que conceitualizar CUTTING para cada um aqui poderia facilitar o entendimento da discussão. Espero ter contribuído.
Abraços.