Dando uma olhada nas notícias vi que certas marcas andam alterando o Azeite de Oliva Extra Virgem, e sei que muita gente aqui do fórum usa pra ajudar na bater as macros na dieta e por seus benefícios como antioxidante e aumento colesterol bom e diminuição do colesterol ruim.
Fiz uma intercambio ao Uruguay onde fiquei por 1 mês, aqui curso ADM mas estava fazendo uma cadeira vinculada a turismo, e la conheci uma moça que trabalhava na empresa Agroland-Colinas de Garzón, conversa vem conversa vai, acabei sendo convidado pra conhecer a fabrica.
La conheci o que é realmente é o azeite extra virgem, e porque certas marcas de azeite são caras.
Primeiramente são necessários cerca de 10 a 13 kilos do fruto para fazer 100ml do azeite de oliva extra virgem, por isso é bom ficar atento ao preços.A embalagem correta para o azeite deve ser em vidro, outros materiais como plástico que é por não ser muito térmico, e o metal que pode oxidar prejudicando a qualidade do azeite.
O azeite deixa de ser extra virgem quando:
* ser adicionado qualquer outro tipo de substancia alem de azeitonas;
* em seu armazenamento fabril entrar em contato com o ar ou exposto ao Sol( muito parecido com vinhos).
Mito:Azeite só a que é mais clarinho é bom! Nãoooo, o azeite pode ser escuro, alguns são escuros apenas porque foram a mistura de duas azeitonas diferentes ou porcausa a maturação da azeitona(Azeitona preta é a mesma que a verde só que com a maturação mais avançada).
O azeite extra virgem deve ter 3 características:
-ser frutado
- ser amargo
- de levemente picante a realmente picante.
Agora um método pra saber se o seu azeite é extra virgem:
1- coloque cerca de 2 colheres ou mais em um copo pequeno, tape o bocal deixando apenas um pequeno espaço para sentir o seu aroma frutado , cheiro pode variar um poco de pessoa pra pessoa mas geralmente é da azeitona ou até ficando parecido com uva meio azeda.
2- Sugiro secar um poco a boca, pra saliva não se misturar, coloque o azeite na boca e o mecha dentro da boca vc vai sentir o amargo. Ainda não engula.
3- Com o azeite ainda na boca tente puxar o ar com a boca(não vai enche a boca de azeite pra se babar todo), após isso engula, vc vai sentir descer pela garganta picante.
Lembrando que se o azeite de oliva não for extra virgem, não trará os mesmo benefícios, dependendo até mesmo prejudicando pois não terá o fator "gordura boa".
E isso é tudo pessoal( desculpem qualquer erro gramatical ).