Li agora o tópico então vou dar minha contribuição sobre o assunto pra tentar ajudar a quem precisar. É o seguinte, existem diferentes abordagens para dietas low carb (atkins, paleo, carb cycling, dieta metabólica etc). A cetose você atinge após seu corpo usar seus estoques de glicogênio (preferencialmente do fígado, já que dos músculos apenas em atividades específicas é utilizado) e não ter mais reserva para produzir a partir dos carboidratos, então vai produzir a partir da gordura que ingerir. Se não estou enganado, um dos produtos da cetose é a acetona, por isso aquele bafinho de acetona que fica após atingir a cetose (não são todos que entram em cetose que apresentam o tal bafinho). E leva-se EM MÉDIA 3 dias pro corpo adaptar-se à queima de gordura como combustível e entrar em cetose. Algumas pessoas podem entrar em 2 dias, outras em 4.
No início com certeza haverá uma grande dificuldade de adaptação, especialmente para quem não é acostumado com baixas quantidades de carboidratos, pois seu corpo vai ter que mudar radicalmente o modo como produz energia. Até isso acontecer, você vai passar por sintomas iguais aos de um drogado em abstinência (rsrsrs): Irritação, vontade de comer doce a hora toda de forma voraz, fome constante etc. Mas após os primeiros dias o corpo se adapta e tudo se estabiliza. A fome vai embora, e você fica assustado como consegue passar o dia fazendo uma ou duas refeições e mesmo assim não sentindo fome. A energia também aumenta bastante em alguns casos, algumas pessoas relatam uma grande disposição quando estão em cetose. Sobre o medo de se passar muito tempo em cetose, não acreditaria muito nele. Um exemplo de como isso é mitológico é Cláudia Vilaça, fisiculturista natural de 51 anos que vive em cetose há 3 anos ininterruptos: http://claudiafitblog.blogspot.com.br/
De todo modo, você não precisa ficar em cetose todos os dias da semana para conseguir resultados. No livro dieta metabólica do Dr. Mauro Di Pasquale ele propõe passar de segunda a sexta em cetose e aloprar nos carbos no fim de semana. Assim você obteria os benefícios da cetose durante a semana e os benefícios da insulina nos fins de semana. Além de poder extravasar um pouco nos doces.
Em relação aos alimentos, é muito fácil ingerir a quantidade calórica de gorduras necessárias na cetose. Faço uma dieta low carb há uns 3 meses e é muito fácil consumir ovos, óleo de peixe, óleo de coco, azeite de oliva, carnes, queijos bem amarelos (Cottage e ricota não são bons nessas dietas, pois possuem pouca gordura e geram picos de insulina). Percebam que a maioria dos alimentos gordurosos também são boas fontes de proteínas de alto valor biológico. E quem quer seguir uma abordagem mais low carb sem entrar em cetose, você vai ter que realmente fazer um grande esforço pra conseguir comer grandes quantidades de carboidratos comendo frutas, por causa das fibras que elas têm a oferecer.
Bom, sobre o tema há muito a ser falado e que pode ser facilmente achado na internet, espero ter podido ajudar a pelo menos pincelar o principal. Um abraço.