É importante, como o gringo falou, consumir um carboidrato de alto índice glicemico, junto com o whey. Os Maltos e/ou dextroses da vida são altamente eficientes.
Após o treino, as células do tecido muscular precisam de energia, então elas começam a destruir o tecido muscular para transforma-lo em energia, causando catabolismo, o que é ruim. A finalidade do carboibrado é causar o pico de insulina, para evitar esse catabolismo do tecido muscular.
PORTANTO, se tiver grana para comprar suplementos a base de carboidrato(para tomar com Whey, por exemplo), bom. MAS se não tiver, pode apelar para a velha, boa e barata sacarose - o açucar de cozinha(na mesa proporção do whey). Que terá uma eficácia praticamente igual.
Finalizando. Os suplementos a base de carboidratos dão bons para quem não tem tempo para se alimentar antes de um treino, ou comodos para se tomar depois. MAs não são essenciais, pois podem ser substituídos pela alimentação normal, ou outro carboidrato (mono ou dissacarídeo) para se tomar junto com Whey, no pós-treino, já que sua finalidade é única e exclusivamente causar o pico de insulina.