Será que vc tem mais informaçoes sobre esse equipamento, ou sobre os aparelhos que sao utilizados no programa?
Fiz uma pesquisa sobre o assunto mas nao achei quase nada a respeito, somente sobre as bicicletas.
Realmente "esse negócio de bike já é antigo", e funciona muito bem, a eficiencia é bem grande e o custo bem baixo.
Mas no projeto que estou desenvolvendo, visa conseguir essa captação de energia em todos os aparelhos de musculação, todos aqueles que tem as duas barras (guias), geralmente prateadas onde fica subindo e descendo o "carrinho" de pesos.
Entao imagina, vamos separar os aparelhos de uma academia em 4 partes, aparelhos elétricos( esteiras e afíns), aparelhos de movimentos contínuos ou cíclicos (bicicletas e aparelhos que geram um movimento circular), aparelhos de peso solto (os que usam anilhas etc), e aparelhos de peso fixo (que utiliza cabos de aço, polias atc).
Aparelhos elétricos nao sao viáveis para gerar energia elétrica, pois estes gastam energia para funcionar, logo, gastar energia para gerar energia, empata e nao tem vantagem.
As bicicletas e alguns outros equipamentos que geram esse movimento final, circular já utilizam esse tipo de geração e funciona muito bem.
Os aparelhos de peso solto, ainda nao vejo viabilidade de implantação, penso eu que por motivos óbvios, por isso nao irei citar.
E os aparelhos de peso fixo, que estou tentando projetar o equipamento mais eficiente possivel, nao entrarei em muitos detalhes por enquanto, mas este irá captar, "amplificar" e tornar o movimento de "vai e volta" ou "sobe e desce", em um movimento contínuo e cíclico.
Entao veja, supondo que as 4 partes da academia tenha o mesmo numero de equipamentos, e sejam utilizados pelo mesmo número de horas, teremos 50% da academia gerando energia elétrica 100% limpa. E geralmente as academias tem bastantes aparelhos de musculação peso fixo, logo, nao sao poucos os aparelhos utilizáveis para isso!