Olá,
Me operei dia 19 de junho de 2010, tenho artrodese de L3, L4, L5 e S1, são 8 parafusos e 6 placas, foram quase 8 horas de cirurgia e 7 meses de licença médica para recuperação, foi um período muito difícil, pois nunca aceitei depender de ninguém e no pós operatório eu me via obrigado a pedir ajuda.
A muito tinha tendo uma vida sedentária, o que me fez chegar a quase 130 kg, e sempre com medo de fazer atividade física, pois sempre fica o medo que as dores voltassem, neste período de recuperação acabei machucando o joelho direito e tive que operá-lo, imaginem artrodese, joelho operado e quase 130 kg, um dia ouvi dizer que o Pilates ajudaria a recuperar um pouco da flexibilidade, comecei a fazer já fazem mais de 5 meses.
Meu professor de Pilates me aconselhou a fazer RPG, o que me ajudou bastante, agora o que tem mexido bastante com minha estima é o fato de em dezembro ter conversado com um amigo que é Professor de Educação Física e nutricionista, e na conversa eu dei a desculpa que não poderia fazer a academia por causa das limitações, ele disse que eu deveria arrumar outras desculpas por que essa não colava.
A partir disso eu refleti e comecei a fazer academia, fiz uma proposta para mim mesmo que eu faria 3 meses de academia sem uma falta, faço a parte aeróbica 3 dias por semana e dois dias de musculação, onde faço pernas e braços intercalados, faço ainda 2 dias de Pilates de estúdio, tem sido uma experiência que eu não acreditava que iria voltar a sentir.
Estou agora muito mais disposto, dores, ainda sinto algumas vezes, mas não são mais incapacitantes, respeitando meus limites, já consegui até dar pequenos piques de corrida, não tenho abusado pois quero primeiro perder mais peso, estou num processo de troca de peso gordo por peso magro, e tenho conseguido pensar bem a longo prazo, o que não me causa angústias.
Respeite o pós operatório, siga as instruções de seu médico, como foi dito anteriormente cada pessoa é diferente e reage diferente, mas creia, os limites que temos é o que colocamos em nossa cabeça, quem sabe se eu continuar recuperando forma física, resistência e músculos, eu volte inclusive a correr.... o tempo vai dizer.
Força tudo dará certo.
Abraços,