Fala, galera! Beleza?
Após ficar parado por um ano e alguns meses por certos motivos, estou voltando para a academia e quero montar uma dieta para ganho de massa. Tenho 21 anos, 1,83m de altura e peso 64 Kg. Nunca fiz uma dieta em minha vida, apenas tratei de me alimentar de acordo com o que dizem e cortei besteiras como refrigerante, frituras, etc. Estou muito animado com a ideia e estou disposto a seguir.
Venho por meio desse tópico fazer uma série de perguntas pedir ajuda para os veteranos e aos mais informados que eu para que possam me ajudar. Paciência, sou novo na área.
Cheguei a pesquisar superficialmente e achei algumas fórmulas de taxa de metabolismo basal, elas são confiáveis? Como devo fazer para saber o quanto eu devo ingerir a mais ao dia?
Também gostaria de saber quantas vezes ao dia eu devo me alimentar. Um grande problema que eu tenho são as poucas refeições que realizo ao longo do dia ( lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta) e sei que alguns recomendam de 6 a 8 por dia. Acredito que a dieta deve ser composta de carb e proteína e agora que estou na Universidade eu tenho uma grana (não muita) pra poder investir no quesito nutrição.
Peço ajuda também sobre o que mais devo alimentar e quando entra cada alimento na dieta (exemplo hipotético: algum alimento que seja melhor eu comer na hora ''x'', pois na hora ''y'' ele não é tão significativo). Pelo que pesquisei, muita gente recomenda o frango (nem precisa citar o porque), ovo, aveia, arroz, macarrão, leite, noz, batata doce e a batata ''normal'', entre outros. Tenho MUITA dificuldade em ganhar peso. Acredito que eu seja ectomorfo e que essas poucas refeições que faço não colaboram para o ganho de peso. Em mente eu estava pensando em me alimentar 6 vezes ao dia. Seria o suficiente fracionar a alimentação nessas 6 refeições ao dia?
Obs.: Tenho problemas com o consumo de leite, então eu opto por iogurte. O almoço e a janta eu aproveito para comer no restaurante da Universidade, pois é barato e é muito viável para mim, visto que não tenho tanto tempo e nem dinheiro para alimentações de alto custo/complexas (tenho aula de manhã, de tarde e de noite em alguns dias). A comida de lá é boa, tem pouco tempero e tem opções de carne/frango ou boi ao longo da semana, então as vezes tenho que consumir entre frango ou porco, boi ou porco ou então frango e boi. Geralmente eu escolho frango e boi, evito carne de porco. Também tem saladas, arroz e feijão todos os dias.
Conto com o apoio de quem realmente está disposto em ajudar e com críticas construtivas. Dispenso comentários que não colaborarão com o objetivo do tópico.