Supermoderador, seu comentario foi muito pertinente, essas outras enzimas também tem muita utildade para avaliaçao hepática. No hospital da minha faculdade, é rotina dosar periodicamente esses elementos para pacientes internados com hepatopatias ou com doenças de vias biliares.
De fato a TGO e a TGP não são especificas do figado, mas, a rigor, nenhuma das outras enzimas que voce citou sao: DHL esta presente em quase todos os tecidos corporais; fosfatase alcalina está presente também em ossos, intestinos, baço e rins; a GGT existe também em pâncreas, intestinos e rins.
De qualquer forma, pensando em um usuário de EA, uma alteração significante no valor de qualquer desses marcadores é SUGESTIVO de dano hepático, pois sabemos que o figado é um orgão muito acometido nesse periodo de uso, então é mais razoável esperar que a origem desse excesso seja do fígado que pensar que viriam de outros locais, como ossos, rins, coração, etc.... Porém concordo que esses dados não permitem um diagnostico CONCLUSIVO do dano hepático, talvez só uma biópsia confirmaria o grau dessa lesão (só na biópsia poderíamos "ver para crer" no que aconteceu no fígado dele), mas é óbvio que fazer isso não vem ao caso kkkkkk
Intrigas à parte, as sugestões do Supermoderador são muito boas, e acho que os melhores exames para o emanuellarini são os que ele já pretende fazer: HDL, TGO e TGP, GGT, Bilirrubina, LDH, Fosfatase Alcalina e Albumina, ainda mais que o plano de saúde cobre quase todos eles.
Emanuellarini, a minha ideia do espermograma é para avaliar o impacto na fertilidade e também para avaliar como está a recuperação desde o ciclo, ainda acho bom você fazer esse exame se possível.
Abraço