Efeitos do treinamento resistido no fígado gorduroso não alcóolico – um estudo clínico controlado e randomizado.
Shira Zelber-Sagi, Assaf Buch,Hanny Yeshua, Nahum Vaisman,Muriel Webb,Gil Harari,Ofer Kis, Naomi Fliss-Isakov, Elena Izkhakov, Zamir Halpern, Erwin Santo,Ran Oren, Oren Shibolet. - World J Gastroenterol2014 April 21; 2015: 4382-4392.
COMENTÁRIOS – Prof. Dr. José Maria Santarem
A infiltração gordurosa do fígado, também denominada esteatose hepática, pode ser secundária a alcoolismo ou hepatite infecciosa. A esteatose hepática não secundária à essas situações (EHNS) é uma ocorrência relativamente comum, afetando cerca de 20% da população geral e 70% dos obesos. Cerca de 20% dos casos de EHNS evoluem para a cirrose, doença grave potencialmente fatal. A reversão da EHNS depende de mudanças nos hábitos de vida, incluindo atividade física, boa nutrição e perda de peso.
Os autores deste trabalho comentam que a recomendação tradicional de atividade física para pessoas com EHNS são os exercícios aeróbicos. No entanto, comentam também os autores, pessoas sedentárias que não têm o hábito de exercícios costumam apresentar baixa aderência aos exercícios aeróbicos principalmente em função da sensação de fadiga. Por outro lado, o texto informa que revisões bibliográficas indicam que os exercícios resistidos são tão eficientes quanto os aeróbicos para reduzir gordura hepática e apresentam melhor aderência mesmo em populações idosas ou debilitadas. A razão da melhor aderência é a menor sensação de fadiga devido ao caráter intervalado dos exercícios. Os autores citam que além disso, os exercícios resistidos são eficientes para promover saúde cardiovascular e para evitar quedas, sendo também seguros e bem aceitos nos casos de doença coronariana.
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do treinamento resistido (TR) sobre a gordura hepática em pessoas não alcoólatras e não portadoras de hepatite infecciosa, e também os efeitos na composição corporal, nas enzimas hepáticas e em parâmetros metabólicos.
Artigo completo em: http://www.treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=462&mode=2