Então Heart, já foi maisss que COMPROVADO que CREATINA não causa Pedra nos rins, nem nenhum outro tipo de cálculo renal ( é claro , sempre deve-se ingerir bastante água, cerca de 2~4 litros dependendo do peso do indíviduo, geralmente fica em 2L e 500)sendo essas doses fracionadas durante o dia. Beber água d+ poderia acarretar na excreção de sódio das células e isso não seria bom. Como todos nós sabemos, o sódio é bastante conhecido por reter líquido(dentro da célula ou não).
No caso da Creatina, é recomendado a alta ingestão de líquido para evitar que se acumule água FORA das células(entre os tecidos)causando aquele 'inchaço' que será temporário, pois ao descontinuar o uso da creatina, o acúmulo de água será naturalmente excretado através da urina, restando só a massa magra.
Quando falamos de proteínas, também é recomendado a alta ingestão de água(quando se faz um alto consumo delas), pois são mais difícieis de ser processadas pelo rins, devido a seu alto peso molecular e massa elevada. Uma proteína é um conjunto de no minimo 80 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade. Entretanto, é puro mito dizer que o excesso de proteína tbm causa pedra no rins.
Sobre os carboidratos, nunca ouvi coisa parecida. Sim, picos de insulina podem alterar a produção do ácido úrico, faz sentido..+ isso não seria o suficiente para causar pedra nos rins O_o, se fosse assim toda pessoa obesa (que devem concerteza possuir uma alta ingestão de carbos, principalmente os de alto ig, teriam pedra no rins; pois teriam de tempo em tempo picos de insulina no organismo). Comparar a creatina com isso tbm ñ tem nada a ver.
É claro que, Creatina e excesso de proteína não causam pedra no rins, + SE VC JA POSSUIR PROBLEMAS RENAIS, concerteza poderá ter complicações..principalmente com a creatina.
A única coisa que eu acredito que, em excesso, realmente gere pedra nos rins, é o Sódio...e a ingestão de água abaixo do normal. Fora isso, pra mim é tudo mito
Fica aí a minha opnião..