Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

o que a galera acha sobre a quinua?

Saiba mais sobre QUINUA,

considerado pela FAO um vegetal completo -1

por Eduardo Spohr

Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Esta é a quinua, um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser produzido principalmente no Peru e na Bolívia.

Conhecida também como o “trigo dos incas”, a quinua é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana. De fato, as sementes constituíram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representam um elemento fundamental à dieta dos camponeses andinos.

O nome “quinua” é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas. A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades, classificadas em categorias distintas. Dotada de grande resistência, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas.

Mas apesar das incríveis propriedades da quinua real, o alimento se manteve, durante muito tempo, exclusivamente destinado ao consumo próprio, principalmente por causa da sua baixa produtividade. O cereal produz uma única colheita anual, o que eleva o preço da unidade. Por isso mesmo, a planta, cujo cultivo segue técnicas basicamente artesanais, é perfeitamente aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares.

Valores Nutricionais

O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.

A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinua é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.

Quadro comparativo dos componentes da quinua com outros alimentos (kgs)

componentes% quinua carne ovo queijo leite de vaca leite humano

Proteínas 13.00 30.00 14.00 18.00 3.50 1.80

Gordura 6.10 50.00 3.20 - 3.50 3.50

Hidratos de carbono 71.00 - - - - -

Açúcar -

- - - 4.70 7.50

Ferro 5.20 2.20 3.20 - 2.50 -

Calorias 100 Grs. 370.00 431.00 200.00 24.00 66.00 80.00

Quadro comparativo dos componentes da quinua com outros produtos (kgs)

componentes% quinua trigo milho arroz aveia

Proteínas 13.00 11.43 12.28 10.25 12.30

Gordura 6.70 2.08 4.30 0.16 5.60

Fibras 3.45 3.65 1.68 VEGETAL 8.70

Cálcio 0.12 0.05 0.01 - -

Fósforo 0.36 0.42 0.30 0.10 -

Hidratos de carbono 71.00 71.00 70.00 78.00 60.00

Outra indicação da planta é aos atletas. A quinua, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura – perfeito para quem faz exercícios físicos. Nos homens, atua como normalizador da próstata e dos órgãos reprodutores. Combate anemias, problemas urinários, tuberculose, complicações no fígado e desnutrição.

Publicidade

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

No altiplano boliviano, a 3.800 metros acima do nível do mar, em um deserto de 12.500 km2, onde no inverno o frio chega a 30 graus negativos, é cultivada a Quinua Real (Quinoa), cereal sagrado dos Incas. Peru, Equador México, etc. Seu nome botânico é Quinoa, palavra de origem Quéchua que significa

“Grano Madre” ou “mãe dos seres humanos”. O cereal também é produzido no Peru, no Equador e no México, num ciclo vegetativo entre 6 e 7 meses, que produz sementes variando de 2.4 a 2.8 milímetros de diâmetro. Os grãos são arredondados, têm textura macia e seu sabor lembra o das nozes.

Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, comparável apenas ao leite materno.

As proteínas que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes. O aminoácidos essenciais são importantes e não são fabricados naturalmente. A Quinua Real, com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais 10 são essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina). Para a Quinua Real o índice 75 significa que, a cada 100 gramas de proteínas ingeridas, 75 são assimiladas. Esse número é considerado alto se comparamos com a carne (60), o leite (72), o trigo (60) e o milho (44). Na Quinua Real são encontradas principalmente as vitaminas A, B6 e B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. É rica em minerais, como ferro (9,5 mg/100 g), fósforo (286 mg/100 g) e cálcio (112 mg/100 g). No que diz respeito aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74%, essencialmente na forma de amido.

Estes valores fazem da Quinua Real um alimento que oferece uma elevada (347 Kcal por 100g) reserva energética.

A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da Quinua Real é de 23%, dos quais 20% são gordura e o restante, carboidratos. Sua qualidade nutricional é considerada melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten, proteína encontrada no trigo que impede pessoas celíacas (intolerantes aogluten) de comer pão, macarrão ou biscoito. O consumo regular de Quinua Real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose, doenças do fígado, desnutrição crônica e osteoporose, atuando na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Seu consumo é indicado também para vegetarianos, diabéticos, gestantes e lactantes.

A porcentagem de energia liberada pelo ácido linoléico nas sementes de Quinua é 10%, maior que a mais alta recomenda pela Academia Americana de Pediatria para alimentos infantis, onde o conteúdo mínimo é 2,7% de energia na forma de ácido linoléico. O cereal contém 1,4 vez mais lisina que a soja, de 2,5 a 5 vezes mais que o milho, 20,6 vezes mais que o trigo e 14 vezes mais que o leite. Suas propriedades estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem. Os aminoácidos são precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, sendo indicados para quem quer ganhar ou cultivar músculos, na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas.

Vale ressaltar que a Quinua Real tem boas doses de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinua Real ajude a espantar a fadiga e a depressão. Contém ainda 204,2 mg/g de magnésio tranqüilizante natural, que mantém o equilíbrio energético nos neurônios e atua sobre a transmissão nervosa, mantendo o sistema nervoso equilibrado.

Existem estudos (ainda não concluídos), que apontam para a possibilidade de a Quinua Real conter fitoestrógenos - substâncias naturais que imitariam a ação de certos hormônios, ajudando a combater os sinais da menopausa. Ao optar pelo consumo de Quinua Real, existe a vantagem de não aumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes nas fontes animais e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

As crianças necessitam de proteínas extras para que possam crescer adequadamente. A necessidade média de proteínas de um bebê de quatro a seis meses é estimada em 1,4 grama por quilo de peso do corpo por dia, quase o dobro da necessidade de um adulto. Estima-se que mais do que 40% do consumo de proteínas de um bebê deve ser de aminoácidos essenciais. Isto cai para 32% em crianças em idade pré-escolar e 22% em crianças de 10 a 12 anos. Adultos necessitam de 11%. Os dois aminoácidos essenciais extras que as crianças necessitam são encontrados nas mesmas fontes de proteínas dos outros aminoácidos essenciais.

Postado

O Bents aqui do forum utiliza a Quinua na dieta dele, o nutricionista dele que passou.

Talvez ele possa falar mais sobre isso.

Eu vi muitas similaridades com a aveia, mas parece que tem mais proteína na composição.

Chega aí Bents!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×
×
  • Criar Novo...