Como escolher e comprar um whey protein sem ser enganado

A grande verdade é que a maioria das pessoas não sabem exatamente porque o whey protein deve ser usado na dieta, como se isso já não fosse motivo suficiente para muitas pessoas estarem jogando dinheiro fora na hora de comprar este suplemento, ainda existe o marketing exagerado das empresas e, em alguns casos, a própria adulteração do whey, onde o produto é vendido com uma quantidade de proteína menor que a declarada na ficha nutricional do pote.

Levando tudo isso em consideração, como podemos saber se estamos comprando algo que realmente vai auxiliar no ganho de massa muscular ? E mais, porque realmente precisamos comprá-lo ? A seguir, veja tudo o que você precisa saber para escolher e comprar um bom whey protein, sem ser enganado pelo vendedor, pelas empresas ou pela “modinha” da suplementação.

A real função do whey protein no ganho de massa muscular

Antes de debatermos qualquer coisa sobre qual whey você deve comprar, você precisa entender porque você precisa comprá-lo, algo que a esmagadora maioria das pessoas pensam que sabem, mas na verdade estão bem longe da verdade.

O whey protein nada mais é que uma fonte de proteína de alta qualidade, fácil de consumir e com gosto extremamente agradável. Porém, por ser uma proteína que é rapidamente absorvida, as empresas de suplementos fazem um verdadeiro carnaval marqueteiro sobre como você precisa tomar shakes com whey protein para fazer com que a proteína chegue rapidamente nos músculos e você não perca massa muscular (principalmente no pós-treino).

A verdade é que 30g de proteína vindas do frango e 30g de proteína vindas do whey, terão basicamente o mesmo efeito no ganho de massa muscular. O problema, é que nem todo mundo tem tempo pra extrair todas as proteínas que a dieta precisa através de alimentos sólidos, e é aí entra o whey protein – para complementar o consumo de proteína que a sua dieta não fornece, de maneira muito mais prática e saborosa. Nada mais que isso.

como comprar whey

Porém, se você não tem dieta e não está ingerindo a quantidade mínima de proteína necessária por dia para promover hipertrofia, o whey protein sozinho dificilmente vai fazer alguma diferença. E muitas pessoas pensam justamente o contrário; que o whey protein possui poderes anabólicos exclusivos e que só o fato de você estar tomando pote atrás de pote, sem nenhuma consideração à dieta, você vai crescer. Neste caso, guarde o seu precioso dinheiro e foque-se na dieta antes de gastar qualquer tostão com whey protein.

Como escolher um whey de qualidade

De forma simples e sem frescura, whey protein é whey protein. Não importa se você gasta R$300 em 900g num whey que foi feito usando o leite de vacas que foram criadas nas montanhas da Suíça ou feito aqui mesmo em terras tupiniquins – o nutriente vai ser o mesmo desde que estejamos falando de whey protein de verdade. Vale lembrar que estamos falando do whey protein como um produto, existem diferenças entre os tipos de whey concentrado, isolado e hidrolisado, mas isto é assunto para outro artigo.

Com isto dito, a regra geral é optar por marcas renomadas e que dificilmente vão arriscar a se queimarem no mercado usando farinha no lugar do whey, a partir dai o melhor produto é aquele que fornece mais proteína por dose e cabe no seu bolso.

Mas tome muito cuidado com a questão da “proteína por dose”. Algumas empresas espertinhas costumam vender wheys com 40,50 e até 60g de proteína por dose. Um leigo ficaria de queixo caído ao ver isto, porém quando você vai ver o tamanho da dose (quanto produto você vai ter que tomar pra conseguir aquela quantidade de proteína), você se depara com doses de 100g e cheia de carboidratos, ou seja, você acaba com o pote em 10 doses.

Um whey concentrado de qualidade consegue fornecer 20 a 24g de proteína e até 5g de carboidratos, em uma dose de 30g. Qualquer coisa muito diferente disso, fique com o pé atrás.

Publicidade

Algumas sugestões de marcas de whey protein que estão há bastante tempo no mercado e não costumam sem envolver em polêmicas com adulteração:

Nacionais

  • Growth Supplements
  • Probiotica
  • Nutrilatina Age

Importadas

  • Optimum Nutrition
  • Universal Nutrition
  • Dymatize

E quanto a wheys adulterados, como ficar longe ?

De forma direta, o detalhe mais importante para detectar um whey adulterado é observar o preço – whey protein de verdade é caro e não tem mágica pra diminuir de forma drástica os custos de produção, impostos, lucro do fornecedor, etc… Em suma, dificilmente você vai encontrar 900g de whey protein por muito menos de R$100. Salvo alguns casos quando a fábrica é a mesma que vende, como a Growth Supplements, Salto’s, Wedy, etc…

Outra questão é simplesmente a confiança na marca: dificilmente você vai comprar farinha utilizando whey protein de marcas conhecidas e renomadas. Infelizmente, não podemos citar quais marcas você não deve usar. Mas no fundo, qualquer pessoa que já esteja no mundo da musculação por um tempo, sabe quais marcas fazem produtos de baixa qualidade. Neste caso, porque arriscar o seu dinheiro comprando whey protein delas ? Pior ainda são os que compram whey protein de marcas que surgiram da noite pro dia com preço ironicamente mais baixos que o comum e depois que descobrem que era adulterado, começa a choradeira.

Trocando em miúdos, fique com marcas renomadas e desconfie fortemente de wheys com preço muito abaixo do comum. É melhor pagar caro por um whey que realmente tem proteína do que economizar e tomar apenas carboidratos.

Este texto foi útil para você?

Sim
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×