Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que musculação atrapalha o crescimento na adolescência. Veja, de uma vez por todas, porque isto não tem fundamento.
Para começo de história, se a academia realmente fosse um grande perigo para sua altura, como alguns adolescentes e mães mais preocupadas gostam de pensar, já imaginou como seria a estatura dos maiores nomes do fisiculturismo da história ?
A maioria deles, senão todos, começaram a treinar muito cedo, com 15 anos ou menos.
O próprio Arnold começou aos 15 e atingiu 187cm de altura.
Lou Ferrigno, o maior adversário do Arnold nos palcos, começou a treinar ainda mais cedo, aos 13 anos, e conseguiu crescer até “meros” 194cm de altura.
Quer outro exemplo prático ?
Repare nos halterofilistas olímpicos de categoria pesada ou superpesada. Todos eles precisam começar a treinar pesado desde criança se pensam em competir pela medalha algum dia e nem por isso eles tem baixa estatura.
Mas se você ainda tem receio de que a musculação atrapalha o crescimento, não precisa confiar apenas nos exemplos práticos…
Como o crescimento ocorre
Em termos simples, a maneira que o corpo cresce em estatura é através do aumento dos ossos mais longos do corpo.
Localizados nas extremidades desses ossos estão as placas epifisárias, também conhecidas como “placas de crescimento”.
Publicidade
Conforme você vai crescendo, estas placas fazem com que os ossos aumentem a cartilagem nas extremidades que se transformam em próprio osso.
Quando atingimos 21 ou 22 anos, essas placas “fecham” para prevenir que você cresça mais que o necessário.
A partir disso, a sua estatura não mudará, independente do que você faça.
Com tudo isso em mente, para que a musculação atrapalhe algo, ela precisa, de alguma forma, danificar as placas de crescimento.
Afinal, musculação atrapalha o crescimento na adolescência ?
De acordo com praticamente todas as pesquisas sobre o tema, a resposta mais simples é… não.
No geral, quando o treino com pesos (musculação) é realizado corretamente e de maneira responsável, ele é tão seguro para pessoas em crescimento quanto para adultos totalmente crescidos e não parece ter efeito algum no funcionamento das placas de crescimento.
De acordo com a Sociedade Americana de Pediatria:
Programas de musculação não tem qualquer efeito adverso no crescimento em estatura, placas de crescimento ou sistema cardiovascular.
Em um estudo intitulado “Treinamento com pesos em crianças e adolescentes” foram revisadas várias pesquisas feitas entre 1980 até 2008 e a conclusão foi:
Treinamento com pesos, quando executado em um ambiente controlado e supervisionado, pode ajudar crianças e adolescentes a melhorarem a força e saúde em todos os quesitos. Os efeitos benéficos do treinamento com pesos superam qualquer risco possível.
E ainda em outra revisão feita no Jornal Clínico de Medicina do Esporte, observou 22 estudos sobre o tema e concluiu:
Treinamento com pesos e máquinas, com a devida supervisão, são relativamente seguros e não influenciam o crescimento na pré-adolescência e adolescência
No fim do dia, não há um estudo que realmente mostre algo evidente de que musculação, feita da maneira correta, pode atrapalhar o crescimento em estatura.
Publicidade
Repetindo: musculação feita da maneira correta.
Algo que pode realmente danificar as placas de crescimento na academia é causar um trauma, ou seja, causar um impacto súbito e violento.
Em outras palavras, você precisa fazer algo bizarro na academia que cause um impacto grande nos ossos, como usar cargas que não aguenta e derrubar tudo em si mesmo ao ponto de causar lesões/fraturas nos ossos.
Porém, em termos de riscos, a musculação é muito mais segura do que outros esportes, é mais supervisionada e possui mais dispositivos de segurança que protegem o praticante.
Mesmo envolvendo uso de cargas, é relativamente raro presenciar acidentes. Claro, eles existem como em qualquer atividade, mas é mais fácil, por exemplo, se machucar jogando futebol do que na musculação.
Mesmo assim…
Como fazer musculação de forma segura na adolescência e proteger as suas placas de crescimento
- Sempre execute uma rotina de treino feita por um professor qualificado, que supervisione a execução de todos os movimentos. Ao menos no inicio da sua jornada na musculação.
- Em hipótese alguma use mais cargas ao custo da perfeita execução do exercício.
- Nos primeiros meses de treino, não tenha ansiedade em aumentar as cargas. Treine com cargas leves até que a execução de todos os exercícios esteja dominada.
- Dê preferência para faixas de repetição entre 8 a 12 repetições com cargas moderadas.
- Na dúvida, sempre peça ajuda em exercícios que podem causar acidentes com supino reto, agachamento livre e desenvolvimento.
Palavras finais
Musculação atrapalha o crescimento na adolescencia ? Mito ou Verdade ?
Desde que a musculação esteja sendo feita da maneira correta, não existe uma razão para evitá-la na fase de crescimento.
No final da história, altura é algo que vai ser determinado principalmente pela sua genética. Se sua família tende a ter pessoas de estatura alta ou baixa, você provavelmente vai seguir o mesmo caminho.
E assumindo que você se alimenta corretamente e faz esportes, não tem muito o que fazer para controlar o crescimento.
Publicidade
Se você sente que existe algo muito errado em sua estatura em relação aos seus parentes, consulte um endocrinologista e converse sobre isso.