Vale a pena fazer apenas um ciclo de esteroides anabolizantes?

Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena fazer apenas um ciclo de esteroides anabolizantes e nunca mais tocar em hormônios, na tentativa de acelerar os resultados da forma mais segura possível.

Na maioria das vezes, não vale a pena fazer apenas um ciclo de esteroides, especialmente quando o objetivo da manobra é tentar obter mais resultados na expectativa de diminuir os malefícios.

Infelizmente, as coisas não são tão simples assim e é possível terminar pior do que antes do ciclo.

Neste texto, você entenderá o porquê.

O que acontece quando fazemos um ciclo de esteroides

Esteroides anabolizantes e outros hormônios anabólicos amplificam os efeitos do treino e dieta de acordo com a dose e potencial genético do usuário.

Eles também ajudam o corpo a construir músculos ao aumentar a capacidade de criar proteínas e reduzir a sua quebra.

Basicamente, quando você está em um ciclo, você está otimizando todos os processos que aumentam a massa muscular e evitam a perda de massa muscular.

Se você usa esteroides ao ponto dos níveis subirem acima dos naturais, você terá resultados muito maiores porque, justamente, tem mais hormônios do que antes.

Mas poucas pessoas param para pensar que ao terminar o ciclo, você não terá mais os benefícios dos hormônios acima do normal e você voltará a treinar sob as mesmas “regras” de antes – com seus próprios hormônios.

Em outras palavras, durante um ciclo de esteroides, os níveis hormonais ficam muito acima do normal, algo que o corpo não consegue sustentar naturalmente após o excesso sair do organismo (quando o ciclo termina).

Publicidade

Além disso, mesmo após realizar a terapia pós-ciclo da forma correta, pode levar meses para que aspectos como libido, energia e capacidade de ganhar músculos voltem ao estado anterior.

É comum perder os ganhos após um ciclo de esteroides, e mesmo que você consiga segurar parte deles, é provável que seu corpo, energia e até a libido fiquem instáveis por um bom tempo.

Pessoas que usaram esteroides ainda muito longe do limite natural podem ter a impressão de que seguraram mais resultados.

Porém, isto ocorre principalmente porque elas ainda estavam longe do limite natural e poderiam conquistar os mesmos resultados apenas treinando naturalmente – elas apenas encurtaram essa jornada por usar esteroides muito cedo, claro, ao custo dos efeitos colaterais.

Vale a pena fazer apenas um ciclo de esteroides anabolizantes?

Na maioria das vezes, não vale a pena fazer apenas um ciclo.

Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.

Instagram Siga-nos no Instagram

Reforçando: ao iniciar um ciclo de esteroides anabolizantes, os hormônios anabólicos (como a testosterona) atingem níveis supra fisiológicos – acima do que você poderia ter naturalmente.

O que gera vários benefícios que favorecem o ganho de massa e força muscular, permitindo que você treine mais pesado, com maior frequência, com menos descanso, praticamente passando a impressão que uso de esteroides é algo próximo ao soro do super soldado.

vale a pena fazer um ciclo

Bom, ao menos até o fim do ciclo.

Ao terminar o ciclo, mesmo usando todas as drogas auxiliares na famosa TPC, mesmo que você dê atenção redobrada à suplementação, usando creatina, pré-treinos, megadoses de vitamina E e D, tribulus, o que seja…

A tendência, com o tempo, é que você volte a ficar do mesmo tamanho de quando era natural ou pior (dependendo da quantidade de ciclos feitos e como você se cuida em cada pós-ciclo).

Publicidade

Alguns juram de pés juntos que conseguem segurar a maior parte dos ganhos depois do ciclo.

Mas isto só acontece em duas ocasiões:

  1. Você usou esteroides antes de atingir seu limite natural e depois do ciclo conseguiu manter por que este desenvolvimento já era seu por direito (você só acelerou o processo)
  2. Você está fazendo novos ciclos numa frequência suficiente para gerar mais ganhos do que perdas. Em suma, os ganhos que você tem usando esteroides, você só mantém com eles.

No fim, você terá o custo em dinheiro para comprar hormônios, terá que comprar a terapia pós-ciclo, gastar com exames, definitivamente terá colaterais (não há como o grau deles, mas sempre ocorrerá) e pode afetar sua produção natural de hormônios por um tempo que varia de pessoa para pessoa, tudo para perder a maioria dos ganhos quando interromper o ciclo.

Claro, alguns ainda acham que passar alguns meses com mais massa muscular vale a pena (para uma ocasião especial ou envolvendo dinheiro, sem julgamentos).

Porém, se a sua mentalidade com os esteroides anabolizantes era de que fazer apenas um ciclo ter mais resultados duradouros e fugir dos colaterais, infelizmente as coisas não ocorrem dessa forma.

Referências

O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.


Este texto foi útil para você?

Sim (2)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×