Albumina causando gases e flatulência: como acabar?

Se você toma albumina e notou desconforto por causa de gases e flatulência, saiba que essa é uma queixa comum entre os usuários desse suplemento.

A albumina, extraída da clara de ovo, é rica em proteínas completas que são extremamente úteis na construção de massa muscular, mas ela é conhecida por causar problemas digestivos em algumas pessoas.

Neste texto, vamos explicar as principais causas dos gases e flatulência ao usar albumina, assim como soluções para minimizar o problema.

O básico sobre albumina

A albumina é uma proteína de alto valor biológico, obtida através da desidratação da clara do ovo (albumina é clara de ovo em pó), que se destaca por ser rica em aminoácidos essenciais e por sua alta capacidade de absorção pelo organismo.

Estas características, somadas ao seu custo-benefício muitas vezes superior ao whey protein, tornam a albumina uma ótima proteína em pó para ser usada como complemento proteico, especialmente por quem treina visando mudanças corporais e precisa ingerir mais proteína que o comum.

Veja também: Como tomar albumina: quando tomar, dosagem, frequência e mais

Por que albumina causa gases e flatulência?

Um dos principais motivos para a albumina causar gases é a presença de compostos como a avidina e o enxofre, que podem ser mais difíceis de digerir para algumas pessoas. O enxofre, em particular, está relacionado ao cheiro característico dos gases causados por alimentos ricos nessa substância.

Além disso, a albumina tem uma digestão mais lenta, o que pode favorecer à fermentação de certos compostos no intestino. Essa fermentação gera gases, especialmente em pessoas com sensibilidade digestiva ou que têm dificuldade em processar grandes quantidades de proteínas ou nutrientes específicos.

Outros fatores relevantes que podem causar gases ao consumir albumina:

  • Alergia à clara de ovo: A alergia à clara ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada às proteínas presentes na clara, como a ovoalbumina, ovomucina, ovotransferrina e lisozima. Isto pode causar sintomas gastrointestinais, como gases e flatulência.
  • Lactose: Sabendo ou não, sua albumina pode ser um blend de proteínas que contém whey e consequentemente lactose. Se você é intolerante ou alérgico, isto pode piorar o problema com gases e flatulência.
  • Adoçantes artificiais: Ingredientes como sorbitol, sucralose e aspartame, frequentemente usados para adoçar proteínas em pó, incluindo a albumina, podem causar gases e desconforto gastrointestinal.
  • Mistura ineficiente: Se a albumina não for bem misturada e ela não é facilmente misturada, isto pode dificultar a digestão e causar mais gases.

Como acabar com os gases e flatulência da albumina?

Nem sempre é possível eliminar completamente os gases e a flatulência causados pela albumina, mas é possível minimizar o problema, e em alguns casos, reduzi-lo a um ponto em que se torna quase imperceptível. A seguir, veremos as principais dicas que podem ajudar a resolver o problema.

Publicidade

  1. Use albumina pura – A albumina pura e livre de aditivos elimina o risco de ingerir certos aromatizantes e adoçantes que são conhecidos por causar gases e flatulência.
  2. Reduza o número de shakes com albumina –Reduzir o número de shakes com albumina pode ajudar a manejar gases e flatulência porque haverá menos albumina para o corpo processar e consequentemente menos fermentação. Em alguns casos, reduzir o número de shakes e usar outras fontes de proteína no lugar, pode resolver o problema.
  3. Misture o shake corretamente – Misturar o shake corretamente evita a formação de acúmulo de albumina que não é dissolvida. Isto pode afetar a digestão e causar mais gases.
  4. Ingerir mais água – A hidratação adequada melhora a digestão e previne o acúmulo de gases.
  5. Evitar alimentos fermentáveis – Reduzir a ingestão de outros alimentos que também causam fermentação, como feijão, brócolis e refrigerantes, pode ajudar já que haverá menos fermentação no geral e seu corpo terá que manejar apenas a albumina.
  6. Usar probióticos – Suplementos ou alimentos ricos em probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão e reduzindo gases.

Este texto foi útil para você?

Sim (4)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×