Um shake de proteína é conveniente e fácil de preparar, o que faz muitas pessoas ficarem em dúvida se é possível substituir uma refeição por whey protein. A resposta para esta pergunta é: depende.
Você pode substituir uma refeição por whey protein, mas é recomendável misturar o whey com carboidratos, idealmente usando alimentos integrais, para aumentar a saciedade, adicionais fibras e micronutrientes.
Neste texto, exploraremos as vantagens e desvantagens em usar whey para substituir uma refeição e como fazer isso da maneira correta.
- 1. É possível substituir uma refeição por whey protein?
- 2. Vantagens em substituir uma refeição por whey protein
- 3. Desvantagens em substituir uma refeição por whey protein
- 4. Como substituir uma refeição por whey da forma correta (receita de shake)
- 5. Quantas vezes por dia posso substituir uma refeição por whey protein?
- 6. Qual o melhor horário para usar whey como um substituto de refeição?
É possível substituir uma refeição por whey protein?
Sim, é possível substituir uma refeição por whey protein, principalmente para pessoas com pouco apetite ou buscando praticidade na dieta. No entanto, o whey protein sozinho é pobre em calorias, vitaminas, minerais e fibras.
Portanto, é recomendável que o shake de whey protein seja complementado com outros nutrientes, como carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, para assegurar algo mais parecido possível com uma refeição. Isto deve ser feito preferencialmente usando alimentos integrais, como frutas.
Além disso, é importante levar em consideração que, apesar de práticos e convenientes, shakes de proteína não devem substituir a maior parte das refeições do dia. Esta tática deve ser usada para substituir uma ou duas refeições no dia.
Veja também: Com o que misturar whey protein para mais resultados?
Vantagens em substituir uma refeição por whey protein
- Praticidade: Ideal para quem tem pouco tempo para preparar refeições, já que um shake de whey é fácil e rápido de preparar. Você também pode levar um shake para virtualmente qualquer lugar.
- Proteína de alta qualidade: Whey é uma fonte rica em proteínas completas de alto valor biológico. Isto significa que usar whey em uma refeição é garantia de estar ingerindo proteínas de alta qualidade que serão muito bem aproveitadas para construir massa muscular.
- Fácil consumir e digerir: Diferente de refeições sólidas pesadas, o whey protein é fácil de consumir, mesmo sem fome. Além disso, será mais fácil de digerir, evitando desconfortos e facilitando a absorção de nutrientes.
- Versatilidade: Usar whey protein em shakes é apenas a ponta do iceberg. Você pode usar whey em uma infinidade de receitas.
- Fácil de dosar: É muito fácil de dosar e saber exatamente quanta proteína você está ingerindo em uma refeição contendo whey protein.
Veja também: Como melhorar o gosto do whey protein
Desvantagens em substituir uma refeição por whey protein
-
Deficiência nutricional: O whey protein, embora rico em proteínas, é um alimento em pó processado com poucos nutrientes e jamais poderá ser comparado com uma refeição sólida de verdade.
- Precisa ser complementado: Por conta do risco de deficiência nutricional, ao substituir uma refeição por whey, você provavelmente terá que usar outros alimentos em conjunto para complementar a refeição.
-
Possíveis problemas digestivos: Algumas pessoas, com alergias ou intolerância à lactose, podem apresentar desconforto gastrointestinal, como gases e diarreia, ao consumir whey protein, o que poderá impossibilitar seu uso em alguns casos.
-
Custo: O whey protein pode ser um suplemento caro, especialmente se usado para substituir refeições regularmente, o que pode aumentar bastante o custo total da dieta.
Como substituir uma refeição por whey da forma correta (receita de shake)
Como vimos, para substituir uma refeição por whey, é necessário adicionar outros ingredientes para tornar o substituto de refeição mais completo. Com isso em mente, a receita de shake a seguir é uma opção nutritiva e prática para substituir uma refeição leve. Ela oferece proteínas, fibras, gorduras saudáveis e vitaminas, proporcionando saciedade e energia.
Ingredientes:
Publicidade
- 1 medidor (30g) de whey protein concentrado (80%) com o sabor da sua preferência.
- 1 banana inteira.
- 300ml de leite integral.
- 50g de aveia.
- Gelo a gosto (opcional).
Modo de Preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
- Bata em velocidade alta até obter uma mistura homogênea e cremosa.
- Adicione gelo a gosto e bata novamente por alguns segundos.
Ficha nutricional aproximada do shake:
- Proteínas: 40g
- Carboidratos: 77g
- Gorduras: 13g
- Calorias: 565 kcal
Quantas vezes por dia posso substituir uma refeição por whey protein?
Substituir uma refeição por whey protein deve ser feito com moderação, não mais do que duas vezes por dia. Embora o whey protein seja uma ótima fonte de proteínas de alta qualidade, ele não fornece todos os nutrientes encontrados em refeições completas.
Para evitar deficiências nutricionais e manter uma dieta minimamente saudável, é importante consumir a maior parte dos nutrientes através de alimentos integrais. Além disso, usar whey protein muitas vezes no dia, pode ser uma manobra relativamente cara.
Veja também: Podemos tomar whey 3 vezes ao dia?
Qual o melhor horário para usar whey como um substituto de refeição?
O melhor horário para substituir uma refeição por whey pode variar, mas a recomendação mais comum é simplesmente usar whey após o treino. Após um treino pesado, os músculos estão mais receptivos à absorção de proteínas, ao mesmo tempo que musculação tende a inibir o apetite discretamente, tornando uma refeição líquida bem vinda neste horário.
Outra situação em que pode ser vantajoso substituir uma refeição por whey é durante o café da manhã, especialmente para aqueles com pouco apetite ou que especificamente têm dificuldade em consumir proteínas suficientes na primeira refeição do dia.
No entanto, é importante frisar que não existem regras estritas. Você pode usar whey em qualquer momento que uma refeição sólida seja bem vinda.