×

Como usar o leite de arroz (feito em casa) para mais hipertrofia

O leite de arroz é a alternativa perfeita para aqueles que não podem ou não querem usar outros tipos de leite, em especial para aqueles que buscam hipertrofia.

Alias, em muitos aspectos esta versão de leite pode ser superior, principalmente se você tem problemas para ingerir todas as calorias necessárias do dia.

O que é leite de arroz?

leite de arroz para hipertrofia

O leite de arroz é uma bebida vegetal que usa simplesmente arroz cozido (sem sal) triturado com água no liquidificador, até obter uma textura líquida e homogênea.

É usado principalmente como uma alternativa ao leite de origem animal, por pessoas com intolerância à lactose, alergias ao leite ou que seguem dietas veganas.

O leite de arroz tem sabor leve e discretamente adocicado, sendo pobre em gorduras e proteínas, mas muito rico em carboidratos.

Para que serve o leite de arroz no contexto da musculação e hipertrofia?

Na musculação, o leite de arroz pode servir como um substituto mais barato do leite de vaca com o propósito de fornecer mais calorias e carboidratos na dieta.

Leite feito com arroz não tem quantidades significativas de proteínas ou gorduras, mas isso é compensado através de uma quantidade muito maior de carboidratos.

Isso pode ser usado estrategicamente a seu favor para facilitar o excedente calórico necessário para sustentar os processos que envolvem a hipertrofia muscular.

Tenha em mente que, quando o assunto é facilitar a ingestão de proteínas da dieta, temos muitas opções saudáveis, principalmente uma gama gigantesca de suplementos que fazem isso de forma rápida e cômoda.

Mas, quando o assunto é aumentar as calorias da dieta, há muitas opções não saudáveis e industrializadas, que usam açúcares simples para baratear o produto e fornecer calorias pobres.

Além disso, a maioria das pessoas não falha em uma dieta para hipertrofia porque não consegue comer proteína suficiente, mas sim porque não consegue comer calorias o suficiente.

Aqui entra o leite de arroz como uma forma cômoda de aumentar a quantidade de calorias da dieta, usando um alimento que não passou por processos violentos de industrialização.

E os benefícios não terminam por aqui.

Benefícios do leite de arroz

1. Barato e acessível

Quando feito em casa, o leite de arroz é uma das opções mais baratas e acessíveis de leite vegetal.

Basta comprar 1kg de arroz e você já terá todos os ingredientes necessários.

Além disso, você encontra arroz em praticamente qualquer supermercado perto da sua casa e sem precisar “caçar” preços bons em lojas online, ter que lidar com o frete e esperar o produto chegar.

2. Livre de alérgenos

É muito comum encontrar pessoas que não podem consumir leite de vaca, seja por intolerância à lactose ou por alergia ao leite em si.

Muitas versões de leites feitos com vegetais também podem trazer problemas para algumas pessoas, como leite de soja, de aveia ou de alguma oleaginosa.

Por outro lado, é extremamente raro encontrar alguém alérgico a arroz, que é basicamente livre de alérgenos e é um dos alimentos mais simples de digerir.

3. Livre de controvérsias

Com o leite de vaca, temos a longa controvérsia do uso de hormônios e antibióticos no animal, além da falsificação através da adição de outros líquidos junto ao leite.

Outras opções, como o leite de soja, vêm acompanhadas das suas próprias controvérsias, em especial as relacionadas às mudanças hormonais que o alimento pode, supostamente, causar.

Isso não significa que essas opções de leite sejam ruins, mas, sim, que o arroz, em comparação, é livre dessas controvérsias.

Além disso, você pode comprar arroz direto no mercado, e será muito difícil (provavelmente impossível) encontrar arroz falsificado.

Como fazer leite de arroz em casa

Fazer leite de arroz em casa é extremamente simples:

Ingredientes

  • 500g de arroz branco cozido
  • 500ml de água

Como preparar

  • Cozinhe o arroz branco normalmente, mas sem usar óleo ou temperos – apenas arroz e água na panela. Dessa forma, o sabor do leite será neutro, facilitando o consumo e deixando os shakes mais saborosos quando outros ingredientes forem adicionados.
  • Com o arroz agora cozido, bata-o com 500 ml de água no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Ficha nutricional para o leite feito com 500g de arroz

  • Calorias: 640kcal
  • Carboidratos: 140g
  • Proteínas: 12g
  • Gorduras: 1g

Dicas

  • Bata o arroz com a água logo após cozinhar, com ele ainda quente. Isso facilitará MUITO a mistura.
  • É possível usar tanto arroz branco ou integral, mas o branco deixa a consistência melhor e não faz tanta diferença em termos nutricionais.
  • Se o gosto ficar desagradável ao seu paladar, experimente adicionar extrato de baunilha ou cacau em pó na próxima vez.
  • Para aumentar o valor nutricional do leite também é possível adicionar amendoim à mistura. Isto vai melhorar a quantidade de proteína, adicionar gorduras boas e fibras, mas vai modificar a ficha nutricional.
  • É normal que um pouco do arroz ainda esteja sólido depois de bater. Você pode filtrar o leite com uma peneira ou usar mesmo assim (mais recomendado).
  • É recomendável que você consuma o leite em até três dias, mas ele pode durar mais dependendo da refrigeração.
  • Você pode alterar a quantidade de água usada para mudar a consistência do leite de acordo com seu gosto e tamanho de liquidificador. Experimente até achar a que melhor lhe atende.

Como usar leite de arroz na dieta

O leite de arroz pode ser usado em qualquer horário onde uma refeição líquida contendo carboidratos seria bem vinda.

Usar o leite no shake pós-treino seria o exemplo perfeito.

É recomendável usar o leite de arroz em conjunto de outros alimentos, em especial ricos em proteína, para fazer uma refeição contendo todos os nutrientes necessários para hipertrofia.

Além disso, com um pouco de imaginação é possível inserir o leite de arroz em receitas, como mingaus, receitas de bolos, panquecas e como substituto do leite de vaca em situações variadas.

Perguntas mais frequentes

1. O leite de arroz é saudável?

Sim, é uma opção leve e de fácil digestão, com baixo teor de gorduras, mas é pobre em proteínas e pode conter açúcares adicionados em versões industrializadas.

2. O leite de arroz contém glúten?

Não, o leite de arroz é naturalmente isento de glúten, tornando-se uma escolha segura para celíacos e intolerantes.

3. Pessoas alérgicas ao leite de vaca podem consumir leite de arroz?

Sim, geralmente é uma alternativa segura, mas alergias ao arroz, embora extremamente raras, devem ser levadas em consideração.

4. O leite de arroz é bom para emagrecer?

Pode ser incluído em dietas de emagrecimento, mas devido ao seu alto teor de carboidratos, deve ser consumido com cautela para não extrapolar a necessidade diária de calorias necessárias para promover perda de gordura.

Este texto foi útil para você?

Sim (3)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.