É seguro usar tênis All Star para fazer musculação?

Muitas pessoas ficam em dúvida se é seguro usar tênis All Star para fazer musculação. Embora esses calçados sejam conhecidos por sua sola plana e durabilidade, é natural questionar se eles oferecem o suporte e a estabilidade necessários para quem faz academia.

É seguro usar tênis All Star para fazer musculação? Sim, usar All Star para fazer musculação é seguro, já que o calçado possui solado reto e garante estabilidade durante os exercícios com pesos. No entanto, eles carecem de amortecimento, o que pode ser um problema em outros tipos de atividades, além do levantamento de pesos.

Neste texto, iremos nos aprofundar no assunto para descobrir as vantagens e desvantagens em usar calçados de sola plana, como o All Star, para fazer academia.

A origem do All Star como tênis para fazer esportes

O tênis All Star, criado pela Converse, foi originalmente desenvolvido para jogar basquete, o que pega muitas pessoas de surpresa, já que o tênis foi inicialmente criado para esportes e não exatamente para uso casual.

Lançado em 1917, o modelo Chuck Taylor All Star foi projetado para jogadores de basquete. Chuck Taylor, um jogador de basquete e vendedor da Converse, ajudou a promover o tênis e contribuiu para seu design, o que levou ao seu nome ser associado mundialmente ao modelo.

O All Star rapidamente se tornou popular entre os jogadores de basquete e, somente mais tarde, ganhou popularidade para uso casual, fora das quadras.

Veja também: Melhores tênis para fazer musculação

Vantagens em usar All Star na musculação

Você provavelmente já notou outras pessoas fazendo musculação usando All Star. Como o tênis é altamente popular e com preço acessível em praticamente qualquer lugar do mundo, não é uma visão incomum ver pessoas usando este tipo de calçado na academia.

A seguir, veremos as principais vantagens em usar All Star para treinar.

Custo-benefício

Comparado a calçados que tem como apelo serem indicados para atividade física ou calçados profissionais para levantamento de peso (sim, eles existem), o All Star é significativamente mais barato, tornando-se uma opção com um bom custo-benefício já que pessoas com todo tipo de experiência podem usá-los.

Além de seu uso na academia, o All Star também pode ser usado fora dela, o que aumenta sua versatilidade e impacta positivamente no seu custo-benefício quando comparado com outras opções.

all star branco

Sola plana

A sola plana do All Star é uma das principais vantagens para quem pratica musculação, pois oferece uma base firme e uniforme, essencial para fazer qualquer exercício onde você suportará o peso, como agachamentos e levantamento terra.

A sola plana ajuda a distribuir o peso de maneira equilibrada por todo o pé, reduzindo o risco de inclinação ou instabilidade que pode ocorrer com solas mais espessas ou com amortecimento. Além disso, a sola fina do All Star mantém o usuário mais próximo do solo, melhorando o controle e a percepção da força aplicada durante os exercícios.

Pouco amortecimento

O tênis All Star não tem o amortecimento que tênis normais geralmente possuem. Apesar disso parecer uma desvantagem, a falta de amortecimento excessiva proporciona uma melhor sensação do pé com o solo, o que, junto da sola plana, gera mais estabilidade, permitindo que você permaneça estável durante os exercícios.

Com os tênis Converse, você empurra o chão imediatamente, permitindo usar mais impulso enquanto também ajuda a manter uma postura decente durante todo o movimento, especialmente ao fazer exercícios compostos, como o agachamento e o levantamento terra.

É confortável e prático

All Star está no mercado de tênis há várias décadas. Essa longevidade se deve principalmente ao fato deles serem confortáveis e práticos. Basicamente, você não precisa testar um All Star, nem mesmo precisa amaciá-lo. Você compra um All Star e pode começar a caminhar e treinar com eles imediatamente.

Desvantagens em usar All Star na musculação

Não há dúvidas de que o All Star é um bom tênis para treinar, mas ele não é livre de desvantagens, e em certas situações seu uso não é recomendável.

A seguir, veremos as principais desvantagens em usar All Star para treinar.

Não é ideal para todos os tipos de treinos na academia

O All Star não é ideal para todos os tipos de treinos porque, apesar de sua sola plana ser vantajosa para exercícios de musculação, ele carece de amortecimento e suporte adequados para outras atividades dentro da academia que envolvem impacto ou movimentos laterais, como corrida, algumas modalidades de treino funcional e aeróbicos (como corrida).

Publicidade

A falta de amortecimento pode causar desconforto durante atividades que exigem saltos ou mudanças bruscas de direção, e a construção de lona não oferece suporte suficiente para proteger o pé e o tornozelo durante movimentos mais dinâmicos.

Possível baixa durabilidade em uso intenso

Feitos principalmente de lona, os All Stars não são tão resistentes quanto outros tênis voltados para atividade física que utilizam materiais mais duráveis, como sintéticos reforçados. A lona é propensa a desgaste, especialmente quando submetida a atividades repetitivas e rigorosas.

Além disso, a sola de borracha do All Star, embora, como vimos, seja adequada para gerar estabilidade, pode não oferecer a mesma resistência ao desgaste que as solas projetadas para suportar o uso intenso. Esses fatores contribuem para que os All Stars possam se desgastar mais rapidamente em uso diário na academia.

Não é para todos os pés

Os tênis All Star não são ideais para todos os tipos de pé devido ao seu design básico e à falta de características específicas de suporte. Eles não oferecem suporte adequado ao arco do pé, o que pode ser desconfortável para pessoas com arcos altos ou pés chatos que necessitam de suporte adicional.

Além disso, o material de lona e o design sem estrutura não proporcionam suporte lateral, o que pode ser problemático para quem precisa de estabilidade adicional no tornozelo.

Alternativas ao All Star para fazer musculação

Existem várias opções de tênis que servem de alternativa viável ao All Star e que podem ser bons para musculação devido à sua sola plana e estável. A segui, mostraremos as principais.

Vans Old Skool

Assim como os All Stars, o Vans Old Skool, possui solas planas de borracha que oferecem boa estabilidade para fazer musculação.

Tênis Puma Smash V2

O Puma Smash V2 é outra alternativa de tênis barato e com solado reto, muito parecido com All Star, mas com design totalmente diferente.

Publicidade

Rainha Mont Car III

É a opção mais barata de todas. O Rainha Mont Car III é um tênis primariamente casual, mas ele também possui sola plana e estável para quem quer usá-lo durante o treino.

Este texto foi útil para você?

Sim (6)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×