Quando o assunto é musculação e mudança corporal, é essencial reconhecer os sinais de que seu treino é ruim para poder ajustá-lo o mais rápido possível e obter resultados mais rápido.
Neste texto, vamos explorar 15 sinais de que seu treino tem erros graves e poderia ser melhorado para gerar mais resultados, desde coisas mais simples, como não se sentir cansado, até coisas mais avançadas, como uso inadequado de dropsets e outras técnicas do gênero.
- 1. Sinal 1 – Seu treino não possui sobrecarga progressiva
- 2. Sinal 2 – Você não fica (nem um pouco) cansado após o treino
- 3. Sinal 3 – Você descansa muito pouco entre as séries
- 4. Sinal 4 – Você não tem pump muscular durante o treino
- 5. Sinal 5 – Seu treino é um “Frankstein” de técnicas
- 6. Sinal 6 – Seu treino possui muitos exercícios redundantes
- 7. Sinal 7 – Você está copiando o treino de alguém
- 8. Sinal 8 – Você não faz cardio
- 9. Sinal 9 – Você muda o treino constantemente
Sinal 1 – Seu treino não possui sobrecarga progressiva
Se você vai a academia todos os dias, mas não tenta incrementar (nem mesmo em 1kg) a carga dos exercícios, especialmente nos exercícios compostos, seus músculos não estão recebendo novos estímulos para se adaptar e crescer.
Manter a mesma carga e rotina por longos períodos faz com que o corpo se acostume, diminuindo a eficácia do treino e impedindo ganhos de força e hipertrofia. Portanto, incorporar a sobrecarga progressiva é essencial para continuar a desafiar os músculos e promover estímulos constantes para crescer.
Leitura complementar: Quando aumentar a carga na musculação (e como fazer isso)
Sinal 2 – Você não fica (nem um pouco) cansado após o treino
Jamais devemos usar o cansaço como único parâmetro para decidir se o treino foi bom ou ruim. No entanto, muitas pessoas dizem sair renovadas e aliviadas das tensões do dia após o treino, o que vai de encontro com a natureza da musculação visando mudança corporal.
Veja, um treino de musculação eficaz precisa desafiar o corpo e levar os músculos a trabalharem além do que estão acostumados, o que é essencial para hipertrofia. Isto significa fazer um esforço acima do seu comum, o que inevitavelmente vai gerar algum grau de fadiga durante e após o treino.
Se você não sente nenhum ou muito pouco cansaço durante e após o treino, é provável que o volume ou a intensidade dos exercícios estejam erradas para você.
Sinal 3 – Você descansa muito pouco entre as séries
Por muito tempo, acreditou-se que a “intensidade” de um treino estava diretamente ligada ao intervalo entre as séries. Basicamente, quanto menos você descansava entre uma série e outra, mais pesado seu treino supostamente era.
No entanto, descansar muito pouco entre as séries, como menos de 60 segundos, não permite que os músculos recuperem adequadamente a energia ATP, o que pode comprometer o desempenho das séries subsequentes. Isso pode fazer com que seus músculos se cansem desnecessariamente antes da hora, não permitindo que você extraia o máximo do exercício.