Tomar whey pode dar dor de barriga? 5 possíveis causas

Usar whey protein é uma ótima maneira para aumentar a ingestão de proteína. No entanto, algumas pessoas relatam ter dor de barriga após tomar whey. Por que?

Então, tomar whey protein pode dar dor barriga? Sim, apesar de não ser o normal, whey pode causar dor de barriga por conta de fatores como qualidade do suplemento, conter certos aditivos como inulina e alguns adoçantes artificias, intolerância à lactose, alergias ou até mesmo tomar o shake muito rápido ou muito próximo do treino.

Neste texto, vamos discutir todas as possíveis causas pelas quais tomar whey pode dar dor de barriga e o que fazer a respeito.

Principais causas para sentir dor de barriga ao tomar whey

Causa 1 – Whey protein de baixa qualidade

Devido ao preço relativamente elevado do whey protein, muitas empresas recorrem a métodos não convencionais para diminuir o preço final ou aumentar o lucro. No caso do whey, isso envolve vender uma versão menos filtrada (com mais lactose e menos whey), com outras proteínas de baixa qualidade adicionadas ou enchimentos (fillers).

Além disso, wheys de baixa qualidade podem incluir ingredientes não listados ou mal especificados que podem conter alérgenos ou substâncias que causam reações adversas em indivíduos sensíveis.

Além da composição questionável, whey protein de baixa qualidade pode conter proteínas de baixa biodisponibilidade ou estar mal processado, resultando em menor absorção e maior fermentação pela microbiota intestinal, o que causa gases e dores de barriga.

Para evitar comprar um whey de baixa qualidade que provavelmente causará dor de barriga, primeiramente verifique se o preço está muito abaixo do mercado. Como whey é um produto com alta procura e margem de lucro pequena, se o preço for muito baixo, algo pode estar errado.

Além disso, certifique-se de que o produto é realmente whey. A lei não proíbe que um produto contenha “whey” no nome e forneça outros tipos de proteína. Portanto, fique atento à lista de ingredientes e tenha certeza de que o produto forneça apenas whey protein ou “proteína do soro do leite”.

Veja também: Qual o melhor whey protein concentrado?

Causa 2 – Conter certos aditivos em excesso

Quando um whey protein contém certos aditivos em excesso, como inulina e adoçantes, ele certamente pode causar dor de barriga em algumas pessoas.

Publicidade

A inulina é um tipo de fibra encontrada em alimentos como cebolas, raízes, aveia e soja. É tipicamente adicionada para modificar a textura do suplemento, na maioria dos casos como um agente espessante. No entanto, o problema surge quando seu intestino não tolera a inulina.

Como o corpo não digere fibras, a inulina chega ao intestino intacta. Normalmente, isso não deveria causar problemas, mas algumas pessoas podem ter sintomas gastrointestinais, como inchaço, gases e náuseas.

Outros aditivos comuns são os adoçantes. Os mais comuns em shakes de proteína são aspartame, sucralose, acessulfame de potássio e stevia.

Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para determinar os possíveis efeitos colaterais dos adoçantes, os aprovados são reconhecidos como seguros de acordo com a literatura atual. No entanto, eles ainda podem causar certos efeitos colaterais, como dores de barriga, em algumas pessoas.

Se você perceber que tem problemas apenas quando usa whey de certos sabores ou os mais doces, procure um shake de proteína sem sabor e adicione sabor você mesmo utilizando ingredientes saudáveis, como frutas.

Veja também: Pode tomar whey protein 3 vezes ao dia?

Causa 3 – Beber o shake muito rápido

Quando você bebe um shake contendo whey muito rápido, isso faz com que você possivelmente engula mais ar. O efeito colateral mais comum é inchaço e gases, mas em alguns casos, também pode causar dores de barriga.

Portanto, se você está com pressa e bebe seu shake de proteína muito rápido, é por isso que você pode sentir o sintoma de náusea após um shake de proteína. Na próxima vez, certifique-se de tomar seu tempo enquanto bebe seu shake de proteína (ou qualquer outro alimento ou bebida que esteja consumindo).

Causa 4 – Você pode ser intolerante à lactose ou alérgico ao leite

Pesquisas mostram que mais de 68% da população mundial é, em algum grau, intolerante à lactose. O problema com a intolerância à lactose é que os sintomas podem variar de leves a graves. Algumas pessoas sofrem de sintomas leves, mas não percebem que é intolerância à lactose até fazerem exames.

A maioria dos whey proteins de boa qualidade contém relativamente pouca lactose. No entanto, para pessoas com intolerância severa à lactose, a menor partícula pode produzir sintomas como dores de barriga.

Publicidade

Se você fez um teste de sensibilidade à lactose e ele deu negativo, a razão pode não ser lactose, e pode ser que você seja alérgico à proteína do leite de vaca. Isso significa que, mesmo que o produto seja livre de lactose, você ainda pode sentir náuseas ou outros efeitos colaterais desconfortáveis.

Se você não tem certeza se você está com dor de barriga ao tomar whey porque é intolerante à lactose ou é alérgico à proteína do leite de vaca, experimente outro tipo de proteína em pó. Isso pode ajudá-lo a entender melhor por que está apresentando esses sintomas.

Veja também: Devemos tomar whey protein nos dias de descanso?

Causa 5 – Você bebe muito próximo ao seu treino

Tomar um shake de whey muito próximo ao treino pode causar dor de barriga. No entanto, isto é mais prevalente quando o whey é usado com outros alimentos. Por exemplo, em uma batida contendo whey, leite, frutas e pasta de amendoim, o que, mesmo sendo uma refeição líquida, ainda pode ser pesada.

Quando você se exercita, o corpo se concentra em enviar sangue e oxigênio para seus órgãos e músculos. Seu sistema nervoso simpático desacelera sua digestão para que sua energia seja desviada para outras áreas do seu corpo. Ao tomar um shake imediatamente antes do treino, não dá ao seu corpo tempo suficiente para começar a ativar o processo digestivo.

Conclusão

Tomar whey protein pode causar dor de barriga em algumas pessoas, especialmente aquelas com intolerância à lactose, alergias às proteínas do leite, ou sensibilidade a ingredientes adicionais presentes no suplemento.

Além disso, o consumo excessivo de whey protein ou a ingestão de produtos de baixa qualidade podem contribuir para o desconforto gastrointestinal. Portanto, é importante escolher um whey protein de boa qualidade, preferencialmente de uma marca conhecida, e consumir em quantidades moderadas (no máximo 2 shakes por dia).

Se os sintomas persistirem, é aconselhável optar por outra proteína em pó, como albumina, proteína da carne ou proteína isolada da soja.

Este texto foi útil para você?

Sim (6)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×