A remada cavalinho é um ótimo exercício para treinar costas. Contudo, nem sempre temos o equipamento disponível para fazer o exercício ou simplesmente queremos uma alternativa parecida. Em todo caso, qual exercício substitui a remada cavalinho?
As principais alternativas para o exercício remada cavalinho são:
- Remada serrote.
- Remada sentada com pegada neutra.
- Remada curvada com halteres.
- Remada curvada com barra.
Como substituir a remada cavalinho corretamente
A remada cavalinho é um exercício de musculação que foca principalmente nos músculos das costas, utilizando uma barra fixada em uma extremidade e carregada com pesos na outra. O praticante se posiciona em pé, levemente inclinado para frente, segura a barra com uma pegada neutra e realiza um movimento de puxada, trazendo o peso em direção ao peito.
É um exercício completo para treinar os músculos das costas, como o latíssimo do dorso, trapézios, romboides e também trabalha os bíceps e deltoides posteriores de forma secundaria.Quando se busca substituir este exercício, o objetivo é encontrar outros movimentos que ofereçam uma ativação muscular semelhante.
Um bom substituto deve, portanto, envolver múltiplos grupos musculares nas costas, de preferência com pegada neutra e que permita uma amplitude de movimento que seja semelhante à da remada cavalinho.
Basicamente, por mais que a remada cavalinho tenha suas peculiaridades (usar uma barra fixada em uma extremidade), a maioria dos exercícios de remada com barra, halteres ou máquina, são ótimas alternativas, especialmente as que usarem a pegada neutra.
Portanto, além dos exemplos que você verá a seguir, caso você precise substituir a remada cavalinho, é bom ter em mente que a maioria das remadas farão um papel semelhante e você não estará removendo um exercício essencial do treino.
4 exercícios que substituem a remada cavalinho
1 – Remada serrote
O exercício de remada serrote, ou remada unilateral com halteres, é um bom substituto para a remada cavalinho porque também treina os músculos das costas, como o latíssimo do dorso, os trapézios e os romboides, mas com o benefício adicional de promover um trabalho unilateral, onde cada lado do corpo realiza o mesmo esforço.
Como fazer
- Escolha um halter com peso adequado para você e posicione-se ao lado de um banco. Apoie o joelho e a mão do mesmo lado no banco, mantendo a coluna reta e paralela ao chão.
- Com a outra mão, pegue o halter e deixe-o pendurado verticalmente, com o braço estendido e a palma da mão voltada para o corpo.
- Mantendo o corpo estável e sem girar os ombros ou o tronco, puxe o halter em direção ao lado inferior da caixa torácica. O cotovelo deve mover-se para cima e para trás.
- Faça uma breve pausa no topo do movimento, contraindo os músculos das costas.
- Abaixe o halter de volta à posição inicial de forma controlada, estendendo completamente o braço.
2 – Remada baixa com pegada neutra
O exercício de remada baixa ou remada sentado com pegada neutra faz o praticamente fazer basicamente o mesmo movimento da remada cavalinho, até mesmo usando o mesmo pegador (com pegada neutra), mas com o uso da polia.
Publicidade
Na máquina de polia, você não precisa se preocupar com o carregamento (e descarregamento) da barra, o que aumenta a praticidade e segurança do exercício.
Como fazer
- Sente-se na máquina de remada com as pernas firmemente posicionadas sob as almofadas e os pés apoiados no suporte.
- Mantenha a coluna reta e segure as alças com uma pegada neutra (palmas das mãos voltadas uma para a outra).
- Puxe as alças em direção ao seu abdômen, mantendo os cotovelos próximos ao corpo.
- Contraia bem as escápulas ao final do movimento, garantindo que os ombros permaneçam para baixo e para trás.
- Retorne lentamente à posição inicial, estendendo completamente os braços e sentindo um alongamento controlado nos músculos das costas.
3 – Remada curvada com halteres
A remada curvada com halteres é um bom substituto para a remada cavalinho porque também concentra-se nos músculos das costas, oferecendo uma ativação muscular semelhante. Utilizando halteres, este exercício permite uma maior liberdade de movimento e ajuste no posicionamento das mãos, o que pode ajudar a focar em diferentes partes dos músculos das costas.
Além disso, a remada com halteres engaja mais músculos estabilizadores e promove o equilíbrio muscular, pois cada lado do corpo trabalha de forma independente, evitando a dominância de um lado sobre o outro, o que é comum em exercícios com barra, onde o lado dominante pode fazer mais força.
Como fazer
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no Instagram- Segure um par de halteres com as palmas das mãos voltadas para o corpo e fique em pé com os pés na largura dos ombros.
- Flexione levemente os joelhos e incline o tronco para frente a partir dos quadris, mantendo a coluna reta. Seu corpo deve estar quase paralelo ao chão.
- Deixe os halteres pendurados diretamente sob os ombros, com os braços estendidos.
- Expire enquanto puxa os halteres em direção aos seus lados, mantendo os cotovelos próximos ao corpo.
- Inale enquanto baixa lentamente os halteres de volta à posição inicial, controlando o movimento.
4 – Remada curvada com barra
A remada curvada com barra, junto da barra fixa, é um dos melhores exercícios para costas. É um movimento completo que treina a maioria dos músculos das costas com grande sobrecarga, já que permite o uso de ambos os lados do corpo ao mesmo tempo, o que serve como uma luva para substituir a remada cavalinho.
Além disso, na remada curvada, a barra é puxada em direção ao abdômen enquanto o praticante mantém uma postura inclinada, imitando a angulação corporal e a trajetória do movimento da remada cavalinho. Isso faz com que a remada curvada seja uma alternativa eficaz, proporcionando um estímulo muscular parecido (ou até melhor) que a remada cavalinho.
Como fazer
- Coloque uma barra no chão e adicione o peso adequado.
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros, flexione levemente os joelhos e incline-se para frente a partir dos quadris, mantendo a coluna neutra.
- Segure a barra com as mãos um pouco mais largas que a largura dos ombros, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
- Levante a barra do chão usando as pernas e mantenha a posição inclinada com as costas retas.
- Puxe a barra em direção ao seu abdômen, mantendo os cotovelos perto do corpo e contraindo as escápulas ao final do movimento.
- Baixe a barra de volta à posição inicial de forma controlada, estendendo completamente os braços.