Ao fazer agachamento, a utilização do cinto pode ser um tópico que gera confusão. Muitos praticantes de musculação se questionam: devo usar cinto para fazer agachamento? Essa é uma pergunta importante, pois o uso adequado do cinto pode trazer benefícios significativos, como maior estabilidade da coluna vertebral e suporte adicional durante a execução do movimento.
No entanto, é fundamental compreender sua real utilidade, a fim de tomar a decisão mais informada.
Qual a utilidade do cinto durante o agachamento?
Usar um cinto de musculação ao fazer agachamento quando estamos usando muita carga ajuda a prevenir lesões, reduz o estresse na coluna, melhora a biomecânica durante o movimento e oferece suporte extra, o que, para a maioria das pessoas, resulta em mais confiança e segurança.
Por outro lado, se você não está fazendo agachamento com muito peso, usar um cinto é desnecessário e pode até causar problemas, como enfraquecer músculos importantes criando uma dependência do uso do cinto para não se machucar.
Além disso, mesmo que você esteja treinando pesado, mas esteja fazendo exercícios isolados para ombros, bíceps ou tríceps, você não precisa usar um cinto, pois seus eretores da espinha não estão trabalhando contra uma resistência pesada. Então, você não precisa desse suporte extra.
Veja também: Devo usar joelheira ao fazer agachamento?
Vantagens em usar o cinto para fazer agachamento
Usar o cinto durante o agachamento tem inúmeras vantagens. No entanto, a maioria das pessoas usa um cinto por três razões principais:
1. Prevenção de lesões
Usar muita carga coloca uma enorme quantidade de estresse na coluna e em todas as articulações usadas durante exercícios compostos, como agachamento, levantamento terra, supino e outros. Por isso, lesões tendem a ocorrer, e na maioria dos casos, as pessoas tentam fazer tudo ao seu alcance para evitar esse cenário.
Ao usar um cinto, você pode prevenir lesões graves, especialmente na coluna, quando está sob uma carga pesada. Isso porque o cinto oferece suporte extra à sua coluna, ajuda a manter a forma correta e garante que você esteja engajando os músculos do core durante o levantamento.
A combinação desses três fatores garante que você se mova da melhor maneira possível, mesmo ao levantar pesos próximos ao seu máximo de uma repetição. Muitos especialistas argumentam que usar um cinto é uma necessidade para levantadores que fazem agachamento ou levantamento terra com duas vezes o seu peso corporal ou mais.
Publicidade
2. Gerar pressão intra-abdominal
Vários estudos confirmam que usar um cinto pode aumentar a pressão intra-abdominal em cerca de 50% e isso faz toda a diferença durante o exercício.
Pense nessa pressão aumentada como um balão sendo inflado contra as paredes do seu abdômen. Agora você pode pensar que isso não soa como algo bom, mas, na verdade, é útil e preferível durante o exercício.
Graças à pressão interna aumentada, a coluna recebe suporte de dentro para fora graças à cavidade abdominal inflada, enquanto os músculos abdominais e os músculos da lombar oferecem suporte por fora.
Em resumo, sentir essa pressão ajuda a manter a coluna mais estável e, assim, reduz o estresse a que ela está sujeita durante o levantamento de peso pesado.
3. Ajuda a melhorar a postura e biomecânica do movimento
De acordo com alguns estudos, usar um cinto de musculação durante os exercícios reduz extensão, flexão e flexão lateral da coluna. Ao mesmo tempo que aumenta a flexão nos joelhos e quadris (justamente por impedir que você compense o movimento dobrando a coluna).
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramEm palavras mais simples, usar um cinto “impede” que você use a coluna para levantar algo e use outros grupos musculares/articulações – que é exatamente o que você quer que aconteça ao fazer qualquer exercício que permita muita carga.
Basicamente, ao usar o cinto durante o agachamento, você poderá realizar o exercício corretamente, evitando que a coluna dobre excessivamente em uma situação que ela não deveria fazer isso.
Como usar o cinto de agachamento corretamente
Abaixo, discutiremos os quatro passos mais básicos que você precisa seguir para usar o cinto da forma adequada durante o agachamento.
Passo 1: Localize o osso do quadril
Depois de colocar o cinto algumas vezes, você será capaz de encontrar a posição do osso do quadril intuitivamente; no entanto, nas primeiras vezes, você terá que pensar conscientemente sobre onde ele está.
A regra geral é que o cinto deve ser colocado nas partes “macias” do seu abdômen, não tão perto do osso do quadril, mas deverá usá-lo como referência. A posição pode mudar ligeiramente para que seja mais confortável para você, mas mais perto do meio do seu tronco é onde o cinto geralmente deve estar.
Publicidade
Passo 2: Solte o ar
Antes de travar o cinto, é vital que você solte o ar. Isso porque você quer que o cinto esteja em uma posição onde ele ofereça compressão e resistência. Ou seja, você deve soltar o ar para conseguir deixar o cinto mais apertado quando puxar o ar novamente.
Dito isso, você não precisa ir ao extremo e esvaziar completamente o seu pulmão. Você precisa apenas ter certeza que o cinto vai ficar apertado.
Passo 3: Prenda o cinto
Antes de expirar, você deve prender seu cinto, e a maneira de fazer isso varia, dependendo do tipo de cinto que você tem – alguns usam um pino, alavanca ou velcro para prender as duas laterais. É vital lembrar que deve haver algum espaço entre sua barriga e o cinto para conforto.
Passo 4: Expire e estabilize o cinto
Depois de expirar, você quer tomar uma respiração normal e depois usar o chamado manobra de Valsalva para verificar a aperto. Quando você respira para fora, não deve haver espaço entre você e o cinto.
Qual o cinto correto para fazer agachamento?
Existem três detalhes principais que você precisa considerar ao buscar por um cinto para agachamento:
- Tamanho
- Material
- Fivela
Vamos dar uma olhada nelas em cada detalhe.
1. Tamanho
As duas medidas mais importantes são a largura e a espessura. Os cintos geralmente vêm em larguras que variam de 10 a 6 centímetros. Os maiores oferecem mais suporte e são preferidos pela maioria dos atletas. Os menores são preferidos por pessoas com troncos menores, pois têm menos probabilidade de bater nas costelas e incomodar durante o exercício.
Quanto à espessura, a maioria dos cintos tem entre 9 a 13 milímetros de espessura. Quanto mais espesso o cinto, mais difícil é de amaciá-lo, e é por isso que cintos mais finos geralmente são mais confortáveis. Dito isso, cintos mais espessos oferecem mais suporte e vão durar mais tempo.
2. Material
A maioria dos cintos é feita de couro ou náilon. Cintos de couro geralmente são mais caros, mais duráveis e oferecem mais suporte. Mas alguns atletas preferem usar cintos de náilon porque se sentem mais confortáveis, e seus quadris podem se mover livremente durante o exercício. Eles também são muito mais fáceis de colocar e tirar.
3. Fivela
Os cintos se enquadram em três categorias principais, dependendo de sua fivela:
Publicidade
- Cintos de nível: Esses são fáceis de tirar ou colocar; no entanto, se você quiser apertá-los, precisa usar uma chave de fenda e reposicionar a fivela, o que é um pouco inconveniente para algumas pessoas.
- Cintos com pino: Existem dois tipos de cintos com pino: de pino único e de pino duplo. Os primeiros são mais fáceis de fechar; no entanto, as pessoas preferem a segunda opção, pois parece mais segura e distribui a pressão na cintura de maneira mais uniforme. A única coisa irritante sobre eles é que são mais difíceis de colocar ou tirar.
- Cintos de velcro: Os cintos com velcro geralmente são feitos de náilon e geralmente são mais confortáveis; no entanto, eles não são duráveis e se o velcro tiver algum problema, você perderá o cinto.
Recomendação de cinto para agachamento
Se você quer obter um cinto para agachamento e não sabe qual escolher, uma recomendação básica é apenas qualquer cinto feito de couro e de preferência com fivela dupla. Como couro será couro em qualquer lugar, você tem a certeza da maior durabilidade, enquanto a fivela dupla oferece facilidade e estabilidade uniforme.
Um exemplo disso é o cinto de couro da marca Elevens:
Referências
O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.
- The effect of wearing a back belt on spine kinematics during asymmetric lifting of large and small boxes. Clinical Trial Spine (Phila Pa 1976). 2001 Aug 15;26(16):1794-8.
- Effects of a belt on intra-abdominal pressure during weight lifting. Clinical Trial Med Sci Sports Exerc. 1989 Apr;21(2):186-90.