A marca de creatina importa? 4 fatores a considerar

Quase todas as empresas de suplementos oferecem pelo menos um tipo de creatina (se não vários), o que torna difícil decidir qual marca comprar. Neste texto, explicaremos se a marca de creatina importa quando o assunto é resultados.

Então, a marca de creatina importa?

A marca de creatina não importa em termos resultados. Se tratando de creatina pura, 5g de creatina de uma marca serão a mesma coisa que 5g de outra marca.

A ciência é indiscutível: a creatina, especificamente o monoidrato de creatina (a forma mais estudada), melhora o desempenho no exercício, aumenta a força e a explosão, aprimora a recuperação, melhora a saúde mental e a cognição, e pode até reduzir lesões.

No entanto, a menos que um estudo seja patrocinado por uma empresa de suplementos, você dificilmente verá que a creatina produziu estes benefícios porque era de uma marca específica.

A razão para isto é simples: quando estamos falando de creatina pura, a marca do suplemento é indiferente.

Quando digo “pura”, quero dizer a garantia de que uma porção declarada de 5 gramas de monoidrato de creatina realmente contém 5 gramas de monoidrato de creatina de verdade, sem aditivos.

Veja também: Como tomar creatina – dicas fundamentais para extrair o máximo de resultados

4 fatores a considerar escolher uma marca de creatina

Embora não haja diferença nos benefícios entre uma marca e outra, se a qualidade e os tamanhos das porções de creatina forem os mesmos, ainda existem alguns fatores a considerar na hora de escolher uma marca de creatina.

1 – Preço muito barato

Embora as pessoas acreditem que você “recebe o que paga”, sugerindo que um produto caro provavelmente possui qualidade maior, isso não é verdade no que diz respeito à creatina. Como já dito, se tratando de um suplemento que contém apenas creatina pura, você não precisa procurar pelo preço mais caro.

No entanto, com a crescente onda de falsificações e estratégias de marketing agressivas, você também deve ficar atento à creatinas com preço extremamente abaixo do valor de mercado.

A indústria de suplementação é bastante competitiva e às vezes as empresas competem por centavos de lucro. Portanto, quando você encontra uma creatina que custa muito menos que as demais, este é o pior sinal.

A única situação para uma creatina custar abaixo do valor de mercado, é se a mesma estiver próximo da data de validade.

Veja também: Quanto tempo demora para a creatina dar efeito?

2 – Açucares

Muitas empresas estão adicionando açucares à creatina sob o pretexto de “adicionar sabor”. Enquanto isto tecnicamente é verdade, a maioria das empresas fazem isto como uma técnica para baratear o suplemento, fazendo com que pessoas menos atentas paguem mais por menos creatina.

Me permita explicar. Se um pote de creatina de 300g fornece uma dose de 6g, mas nessa dose metade é creatina e metade é carboidrato, então você está comprando um pote de 300g com 150g de creatina.

Parece ser um exemplo extremo, mas é exatamente isso que muitas marcas estão fazendo, como você pode ver  nesta ficha nutricional:

ficha nutricional de uma creatina monohidrato

Uma pessoa desavisada pode comprar a creatina com a ficha nutricional acima baseando-se apenas pelo tamanho do pote e preço, sem considerar que apenas metade do produto é realmente creatina.

3 – Marcas conhecidas

O assunto central do texto é se a marca de creatina importa e você provavelmente entendeu que se tratando de creatina pura, a marca em si não terá influência seus resultados.

Porém, vale a pena mencionar o óbvio: entre comprar uma creatina de uma marca que você nunca viu na vida e uma creatina de marca conhecida, é melhor optar pela segunda opção.

Todos os dias surge uma nova marca de suplementos e a falta de fiscalização (especialmente em marketplaces) abre espaço para empresas mal intencionadas.

Muitas vezes não vale a pena economizar uma quantia relativamente baixa para comprar um produto de marca desconhecida.

Veja também: Qual a dosagem correta de creatina: 3 ou 5g por dia?

4 – Selo Creapure

Uma creatina Creapure é basicamente uma creatina com “selo de qualidade” que tem como objetivo garantir pureza. Creapure não é um tipo de creatina e não trará mais resultados.

Se você comparar dois creatinas monohidratas puras, a creatina com selo Creapure será exatamente a mesma que a creatina sem selo Creapure.

A questão aqui é que uma creatina Creapure terá uma garantia a mais de pureza. Em situações pontuais, como quando a diferença de preço é mínima ou inexistente, faz muito mais sentido comprar a creatina com selo Creapure.

Veja também: Qual a diferença entre creatina Creapure e normal?

Perguntas frequentes

Pode misturar duas creatinas de marcas diferentes?

Sim, você pode misturar duas marcas de creatina, especialmente se forem do mesmo tipo de creatina, como o monohidrato de creatina.

Não há benefícios de desempenho em misturar marcas ou tipos.

É possível obter creatina suficiente apenas com alimentação?

Se você come produtos de origem animal, pode obter creatina suficiente sem suplementação. No entanto, isso pode fazer você exceder suas metas diárias de proteínas e/ou calorias, pois requer o consumo de até 1kg de carne vermelha por dia para conseguir meros 5g de creatina (uma colher de chá do suplemento).

Veganos e vegetarianos dificilmente conseguirão obter dose mínima de creatina para obter os benefícios através da alimentação sozinha, pois as principais fontes naturais de creatina são alimentos de origem animal.

Existem creatina ruim?

Ao mesmo tempo que a marca de creatina não importa, algumas pessoas poderão deturpar a ideia e considerar que absolutamente qualquer creatina, de qualquer marca, será a mesma coisa.

Não é o caso. Como visto no texto, marcas desconhecidas ou produtos que custam barato demais, poderão fornecer creatina misturada com outras coisas ou até mesmo creatina falsificada.

Este texto foi útil para você?

Sim
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×