Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica ou se é melhor aproveitar a mensalidade da academia para usar o equipamento, evitando ocupar espaço em casa e o comprometimento como um todo.
Pedalar em uma bicicleta ergométrica é uma maneira eficiente de fazer exercícios aeróbicos para queimar calorias e gordura corporal, enquanto fortalece seu sistema cardiovascular e pernas.
Comparado com a esteira, uma bicicleta estacionária coloca menos estresse nas suas articulações e ainda proporciona os mesmos benefícios esperados de um treino aeróbico.
Mas vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica para usar em casa? Neste texto, aprofundaremos nesta questão para que você possa fazer a melhor escolha.
Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?
Sim, vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica. Mas isso dependerá, também, das suas necessidades e escolhas individuais.
Por exemplo, faz mais sentido comprar uma bicicleta ergométrica, quando você prefere pedalar do que fazer outras formas de exercícios aeróbicos. Assim, o risco de deixar o aparelho largado é menor.
Além disso, todos precisam (ou deveriam) fazer aeróbicos e a bicicleta ergométrica oferece uma forma prática de fazer isso no conforto da sua casa. Ela pode ocupar menos espaço que outras máquinas e traz benefícios únicos (como já vimos acima).
Por fim, se você faz musculação e aeróbicos em horários separados para não atrapalhar a performance de nenhuma das atividades, ter uma bicicleta ergométrica em casa faz você fazer uma viagem a menos para a academia.
Pontos a considerar quando o assunto é se vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica para treinar em casa:
- É possível fazer um treino aeróbico eficiente usando uma bicicleta ergométrica doméstica e ela não deixará nada a desejar para as bicicletas profissionais encontradas em academias.
- O preço de bicicletas ergométricas é parecido com o de esteiras e elípticos com qualidade semelhante.
- Pedalar na bicicleta ergométrica possui benefícios únicos e mesmo se ela fosse mais cara, isso deveria ser considerado.
- É mais seguro pedalar em casa do que pedalar fora de casa.
Benefícios da bicicleta ergométrica
A bicicleta ergométrica é um aparelho para fazer aeróbicos. Ao mesmo tempo que os benefícios dos aeróbicos dispensam comentários, abaixo veremos especificamente os benefícios da bicicleta ergométrica.
1 – Atividade de baixo impacto
Seus tornozelos, joelhos, quadris e outras articulações podem ser submetidos a muito estresse ao correr, trotar, pular ou fazer outros exercícios aeróbicos de alto impacto.
Já a bicicleta ergométrica permite realizar exercícios aeróbicos de baixo impacto que utiliza movimentos suaves para fortalecer ossos e articulações sem colocar muito estresse neles. Isso o torna uma boa opção de treino para pessoas que precisam tomar mais cuidado com as articulações.
Na bicicleta ergométrica, seus pés não perdem o contato com os pedais. Isso significa que não há qualquer impacto ao pedalar, o que oferece um treino aeróbico eficaz e mais seguro.
Veja também: Treino HIIT com bicicleta ergométrica
2 – Mais seguro (dentro e fora de casa)
Andar de bicicleta fora de casa é incrível, mas dependendo do seu percurso, você estará suscetível a ação de motoristas distraídos, poluição do ar e defeitos no pavimento que podem fazer você cair.
Além disso, pode chover ou estar quente demais, fazendo com que você tenha que escolher quando pode sair para fazer seu cardio.
A bicicleta ergométrica resolve todos esses problemas e ainda vai mais longe: mesmo dentro de casa, pedalar é mais seguro, pois dificilmente você conseguirá cair do aparelho.
Se você fizer uma rápida busca no Youtube sobre acidentes em esteiras, você entenderá exatamente o que estamos querendo dizer.
Veja também: Os maiores benefícios da máquina elíptica para aeróbicos
3 – Fortalece os músculos das pernas
Ao mesmo tempo que a bicicleta ergométrica não substitui um treino de pernas com pesos, ela definitivamente vai fortalecer os músculos usados durante a atividade.
A ação de pedalar pode ajudar a fortalecer suas panturrilhas, isquiotibiais e quadríceps. Além disso, pode trabalhar os músculos do seu abdômen, costas e glúteos, que são usados para estabilizar o movimento.
Veja também: Aeróbicos servem como um treino de pernas?
4 – Funciona
Por alguma razão, provavelmente pela facilidade de uso por iniciantes, algumas pessoas pensam que pedalar na bicicleta ergométrica é uma forma inferior de fazer aeróbicos.
Um grande erro. Um treino aeróbico depende do aumento da sua frequência cardíaca e não necessariamente do que você faz para atingir este objetivo.
A bicicleta ergométrica é apenas mais uma forma de aumentar sua frequência cardíaca e realizar um treino aeróbico efetivo. Ela não fica atrás de outras formas, como correr ou usar o elíptico.
No fim do dia, a forma que você optar para fazer aeróbicos depende mais da sua opção pessoal do que qualquer outra coisa.
Veja também: 7 maneiras de fazer aeróbicos, além de correr
Tipos de bicicletas ergométricas
Ao buscar por bicicletas ergométricas, você pode notar que há tipos diferentes e ficar confuso ao decidir qual é a melhor. A seguir, veremos de forma rápida e prática, os principais tipos de bicicletas ergométricas.
1 – Bicicleta ergométrica vertical
A bicicleta ergométrica vertical é a versão “tradicional”, onde você pedala com a maior parte do corpo na vertical e se assemelha muito com a forma de pedalar em uma bicicleta real.
2 – Bicicleta ergométrica horizontal
A bicicleta ergométrica horizontal permite pedalar sentado e com as pernas na horizontal. O assento é muito maior e oferece mais conforto que as outras versões.
3 – Bicicleta ergométrica de dupla ação (air bikes)
Como o nome sugere, a bicicleta ergométrica de dupla ação, trabalha suas pernas e os braços ao mesmo tempo – enquanto você pedala, você também move os braços para frente e para trás.
Este tipo de bicicleta também é conhecida como “air bike” porque geralmente usa a resistência de um ventilador para funcionar.
Qual bicicleta ergométrica comprar?
A melhor aposta para comprar uma bicicleta ergométrica para usar em casa costuma ser uma bicicleta vertical; a versão tradicional. Dentre os tipos de bicicletas ergométricas, a vertical tende a custar menos, usará menos espaço e você terá menos problemas caso precise fazer manutenção, já que elas são mais comuns e você poderá encontrar peças de reposição facilmente.
No entanto, se tratando de uma bicicleta vertical, é recomendado optar por uma de spinning. Este tipo de bicicleta pode custar mais (dentro da categoria de bicicletas verticais) e gerar algum ruído por conta do disco que gera a resistência, mas é mais durável, não depende de energia elétrica e ainda pode imitar melhor o ato de pedalar em uma bicicleta real.
Uma recomendação é a bicicleta ergométrica de spinning modelo E16 da Acte Sports que oferece o preço mais justo atualmente. Ela é 100% mecânica (você não precisa de energia) para usá-la, mas possui visor para checar tempo, velocidade atual e outras coisas úteis.
Contudo a capacidade máxima suportada de peso corporal é de 80kg, caso você precise de uma recomendação de bicicleta ergométrica para pessoas acima do peso, vale a pena dar uma olhada no modelo S300 da Podiumfit que declara suportar até 130kg.