Todos nós já vimos algum vídeo de alguém tentando bater um recorde pessoal no levantamento terra, somente para durante ou depois da série acabar desmaiando. Apesar de vídeos assim serem amplamente divulgados, desmaiar no levantamento terra não é comum e evitar é uma questão de entender porque isto acontece.
As pessoas desmaiam no levantamento terra pelas seguintes razões:
- Não respirar corretamente.
- Pressão baixa.
- Demorar demais para se posicionar.
- Treinar com glicemia baixa.
Neste texto, veremos cada um desses itens mais a fundo para que você não corra o risco de desmaiar ao fazer levantamento terra ou até mesmo minimizar tonturas durante este e outros exercícios pesados da musculação.
Porque as pessoas desmaiam no levantamento terra
Síncope é o termo médico que se refere à perda temporária de consciência – vulgo “desmaio” – geralmente causado pela falta de fluxo sanguíneo para o cérebro.
Desmaios devem ser tratados como uma emergência médica até que a causa seja conhecida. Mas, na maioria das vezes, se você é uma pessoa saudável, a síncope pode ocorrer em situações específicas sem que a causa seja grave.
Basicamente, quando você está fazendo levantamento terra, bastante sangue é bombeado para os músculos para que você possa produzir o máximo de força possível, o que, em contrapartida, pode diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro e causar tonturas e, em casos mais graves, desmaios.
Veja também: Como evitar enjoo e ânsia durante e após o treino
Contudo, especificamente o desmaio, não é o cenário normal das coisas. Quando um indivíduo saudável desmaia após fazer levantamento terra, geralmente existem quatro culpados usuais.
1. Não respirar corretamente
É relativamente comum usar a manobra de valsalva ao fazer o terra.
Esse método de respiração refere-se a fazer uma grande inalação de ar, segurar a respiração e, em seguida, empurrar com força para fora. Quando você “empurra para fora”, na verdade ainda está segurando a respiração, mas imitando a sensação que teria se fosse exalar o ar.
Esta manobra deixar sua coluna mais estável e ajuda durante o exercício ao criar pressão intra-abdominal, permitindo que seu core seja estabilizado como se você estivesse usando um cinto de lombar.
Publicidade
Veja também: 8 incríveis benefícios do levantamento terra na musculação
No entanto, durante a manobra de valsalva, sua pressão arterial aumenta. Ao terminar a série, sua pressão diminui, muitas vezes abaixo do normal, antes de subir novamente e retornar ao normal. Esta oscilação ocorre rapidamente, e é especificamente a queda súbita de pressão que pode fazer você se sentir tonto.
A manobra de valsalva é uma técnica legítima de levantamento de peso, mas tudo pode dar errado nos seguintes cenários:
Segurar a respiração por muito tempo
Quando você realiza a manobra de valsalva, assim que sentir seu core/abdômen engajado, você deve começar a levantar o peso do chão.
Quanto mais tempo você segurar a respiração, mais tempo seu cérebro ficará sem oxigênio. Você também não precisa segurar a respiração durante todo o movimento. Uma boa prática é expirar assim que chegar no topo.
Soltar o ar muito rápido
Sua pressão arterial sobe ao realizar a manobra de valsava, mas ao expirar, sua pressão arterial diminui. Isso é normal, pois você quer que sua pressão arterial volte ao normal.
No entanto, se você soltar o ar muito rápido, haverá uma queda brusca na pressão arterial, muitas vezes compensando em excesso e caindo temporariamente abaixo dos níveis normais.
Tente se lembrar de expirar de forma controlada assim que o levantamento terminar.
Veja também: Levantamento terra ou levantamento terra sumô: qual a diferença?
2. Pressão baixa
Enquanto a manobra de valsalva pode causar queda brusca de pressão, há outros fatores que podem facilitar o problema.
Publicidade
Se você ficou sentado por muito tempo
Se você ficar sentado por muito tempo e depois se levantar, seu sangue geralmente se acumula nas extremidades inferiores (nas pernas), o que pode causar uma diminuição na pressão arterial.
Antes de tentar fazer uma série pesada de levantamento terra, é recomendável ficar em pé ou caminhando por um minuto ou mais para evitar esse problema.
Se você está desidratado
Se você está realizando uma atividade física de alta intensidade com pouca água no corpo, sua pressão pode cair durante momentos de esforço máximo.
Hoje em dia, é incomum ver alguém treinando sem tomar bastante água, mas é algo que pode ocorrer em uma situação pontual.
Se você consumiu álcool recentemente
No dia seguinte a ingestão de álcool, você está mais vulnerável a sentir quedas na pressão sanguínea. Isto será ainda mais pronunciável se houve abuso no dia anterior (leia-se, se você está de ressaca).
3. Demorar demais para se posicionar
Quando você adquiri alguma experiência no levantamento terra, entende que o “setup” o posicionamento inicial para segurar a barra – é importante. Contudo, algumas pessoas, por zêlo, poderão ir além e demorar muito tempo se posicionando.
Quando você está inclinado segurando a barra, o sangue corre para sua cabeça. Quando você começa a puxar a carga e ficar ereto, o sangue sai rapidamente da sua cabeça para facilitar o oxigênio para os músculos das pernas e costas.
Isso é normal, mas o que você quer evitar é ficar inclinado por muito tempo e acumular sangue demais nesta posição, fazendo com que todo o seu sangue vá para sua cabeça e depois rapidamente precise correr para seus músculos para facilitar o movimento, podendo fazer você ficar tonto ou desmaiar.
Esse efeito ainda pode ser agravado pela manobra de valsalva errada e por alguns dos outros erros já discutidos, como segurar a respiração por muito tempo ou expirar muito rapidamente.
4. Treinar com glicemia baixa
Se você treinar com um baixo nível de açúcar no sangue (glicemia baixa), poderá correr um risco maior de desmaiar ao fazer levantamento terra.
Publicidade
Isto geralmente acontece quando você tenta treinar em jejum ou começou a usar uma dieta com baixa ingestão de carboidratos há pouco tempo.
Além disso, você pode ser obrigado a reduzir os carboidratos se for um atleta querendo bater o peso da sua categoria. Para cada 1 grama de carboidrato consumido, aproximadamente 2-3 gramas de água são retidas. Portanto, os atletas frequentemente reduzem os carboidratos como uma estratégia cutting antes da competição.
Possíveis sinais de alerta de que você tem baixo nível de açúcar no sangue são começar a tremer ou suar (mais do que o usual) ou se sentir fraco. Caso você esteja em risco (por fazer algo do comentamos acima), é bom carregar um doce com você.
Conclusão
De todos os motivos para uma pessoa desmaiar durante o levantamento terra, a mais comum é respirar incorretamente. As outras são bem menos frequentes ou apenas amplificam a questão de respirar errado.
Contudo, no geral, é muito mais comum sentir apenas tontura após fazer levantamento terra ao cometer estes erros. Desmaiar é uma situação rara e quase sempre acontece quando alguém está fazendo algo muito errado ou tem alguma condição que facilita a ocorrência.
Se isto é muito comum para você, então é recomendável procurar um médico e verificar se não há causas secundárias facilitando o problema.