Dia de refeed e dia do lixo são estratégias usadas por motivos semelhantes, mas com finalidades ligeiramente diferentes.
Qual é a diferença entre um dia de refeed e um dia do lixo? Um dia de refeed é um aumento controlado nas calorias usando principalmente carboidratos para gerar alívio mental com benefícios fisiológicos durante uma dieta. Um dia do lixo serve para aumentar a ingestão de calorias através de refeições livres, com alimentos que podem ou não estarem de acordo com a dieta.
Neste texto veremos qual é a melhor opção para que você possa facilitar a dieta, sem o risco de prolongá-la.
Para que serve um dia de refeed?
Um dia de refeed é um aumento controlado e temporário nas calorias, planejado para sair de um déficit calórico durante uma dieta cutting. Diferente de abandonar o plano (fazer uma pausa na dieta), ele ajuda a melhorar a facilidade de seguir o plano, aumentar os níveis de leptina e potencializar a energia e a saúde hormonal.
Esses dias são especialmente úteis para quem faz dieta há um tempo e estão se sentindo restringidas. A duração e frequência de do refeed dependem da condição individual e do progresso da dieta.
Durante o refeed, é importante retornar ao nível de calorias de manutenção (ou próximo disso) com base no peso atual. Ainda assim, uma desvantagem é a necessidade contínua de rastrear a ingestão alimentar.
Prós do refeed
- Aumenta os níveis de leptina
- Melhora a aderência à dieta
- Aumenta os níveis de energia
Contras do refeed
- Você continua “de dieta”, pois precisa monitorar de forma precisa o que come
- Não há muita liberdade em dias de refeed
Entenda mais: Dia de refeed no cutting: para que serve e como usar
Para que serve um dia do lixo?
O dia do lixo ou dia de refeição livre é um dia escolhido para comer o que você quiser, o que geralmente envolve comer alimentos que você evita maior parte do tempo, mas sente falta.
Publicidade
Esta estratégia serve como uma pausa na dieta, beneficiando a saúde mental e, possivelmente, a física.
No entanto, há muitos riscos associados, principalmente se houver tendência a exagerar ou deturpar o seu conceito. De forma simples, quando você consome uma alimento que gosta, isto reforça um hábito e a tendência é querer repeti-lo o quanto antes.
Para evitar esses excessos, é aconselhável, mesmo no dia do lixo, manter certas regras em jogo.
Prós do dia do lixo
- Proporciona um descanso mental
- Melhora os níveis de leptina
- Aumenta os níveis de energia
Contras do dia do lixo
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no Instagram- Pode prolongar a dieta, por fazer você reganhar gordura.
- Pode facilitar um relacionamento não saudável com comida.
- Pode facilitar o abandono do plano se não for devidamente implementado.
Entenda mais: Dia do lixo é realmente necessário?
Semelhanças entre refeed e dia do lixo
1 – Ambos aumentam os níveis de energia
Tanto o dia de refeed quanto o dia do lixo aumentam os níveis de energia, pois você consome temporariamente mais calorias, o que nos fornece mais combustível para nosso corpo usar ao longo dos próximos dias.
Pode parecer algo irrelevante, mas faz uma diferença enorme para alguém que está há algum tempo em cutting, restringindo a ingestão de calorias.
Veja também: Com que frequência você deve fazer refeeds
2 – Ambos proporcionam uma (certa) pausa mental
Refeed e dia do lixo proporcionam uma pausa mental da dieta no sentido que você conseguirá comer mais calorias.
Publicidade
Contudo o dia do lixo vai além em permitir a ingestão de qualquer alimento. Enquanto o refeed possui mais regras e limita-se apenas ao aumento da ingestão de carboidratos.
Veja também: Como pausas na dieta podem melhorar seus resultados
3 – Ambos aumentam a leptina
Dia de refeed e dia do lixo aumenta os níveis de leptina, pois quando comemos mais, normalmente estaremos consumindo mais carboidratos, que têm o maior impacto no aumento dos níveis de leptina.
Com um dia de refeed, temos a garantia de aumentar os níveis de leptina porque estaremos aumentando estrategicamente nossa ingestão de carboidratos de maneira controlada.
No entanto, mesmo que não haja necessariamente uma estratégia para consumir carboidratos no dia do lixo, provavelmente nos inclinaremos mais para alimentos ricos em carboidratos de qualquer maneira, pois são saborosos e compõem uma variedade de alimentos.
Diferenças entre dia de refeed e dia do lixo
As diferenças entre um dia de refeed e um dia do lixo são:
- No dia de refeed há controle rigoroso no aumento de calorias.
- No dia de refeed o aumento calórico é feito principalmente com carboidratos.
- Refeeds podem ser feitos com mais frequência e até por dias seguidos.
- Dia do lixo é muito mais flexível e promove mais descanso.
1 – No dia de refeed há controle rigoroso no aumento de calorias.
No dia do refeed aumentamos a ingestão de calorias em 20-30% o que geralmente corresponde a voltar a ingestão de calorias para manter o seu peso.
Se você volta a comer suas calorias de “manutenção”, então dificilmente vai acumular gordura desnecessariamente, mesmo comendo mais.
Já no dia do lixo, por mais que você esteja monitorando a ingestão, você pode comer alimentos que vão extrapolar suas necessidades. Por exemplo, se você comer pizza fora de casa, nem sempre será possível ter certeza da ficha nutricional da refeição.
2 – No dia de refeed o aumento calórico é feito principalmente com carboidratos
Ao fazer refeed, o aumento de calorias vem dos carboidratos propositalmente para aumentar os níveis de leptina.
Publicidade
Proteínas e gorduras não elevam a leptina como carboidratos, por isso o acréscimo de calorias no dia do refeed é feito majoritariamente com carboidratos.
No dia do lixo, não há qualquer controle de ingestão de macronutrientes, e assim não podemos garantir que o excesso de calorias venha exclusivamente de carboidratos.
3 – Refeeds podem ser feitos com mais frequência e até por dias seguidos
Refeeds podem durar mais de um dia por semana, o que é especialmente útil para aqueles que estão fazendo dieta de forma mais agressiva, por mais tempo ou são muito magros.
Tenha em mente que refeed é uma ferramenta usada controladamente, por isso ela pode ser usada o quanto for necessário, pois ainda haverão regras e registro de calorias.
Contudo, quando fazemos um dia do lixo, isto precisa se resumir a um dia, pois é extremamente fácil extrapolar o consumo de calorias e acabar ganhando gordura.
Dias do lixo são tipicamente apenas um dia e não devem continuar além disso para evitar entrar no reino da compulsão alimentar.
4 – Dia do lixo é muito mais flexível e promove mais descanso
Se você leu os itens anteriores, fica óbvio que o dia do lixo é mais flexível que refeeds.
Contudo, ao entender as entrelinhas podemos ver que o dia do lixo pode proporcionar uma folga mental maior do que refeeds.
Durante um refeed, você pode se sentir melhor por ingerir mais calorias, mas ainda está na dieta; no dia do lixo, não.
No entanto, a flexibilidade do dia do lixo pode ser um problema para pessoas que não tem muita experiência com dieta e poderão sair dos trilhos fazendo dias do lixo (no plural).
Refeed ou dia do lixo: qual é melhor?
Depende, quando executados da forma correta e no contexto correto, tanto os dias de refeed quanto os dias de lixo podem ser benéficos e poderão acelerar seus resultados.
A natureza controlada de um dia de refeed pode ser mais benéfica, aumentando nossas calorias e ingestão de macronutrientes apenas o suficiente para obter todos os benefícios que estamos procurando sem exagerar, mas pode não nos dar o descanso mental de ficar atento à dieta que talvez precisemos relaxar.
Por outro lado, enquanto o dia do lixo oferecem mais flexibilidades, eles podem sair do controle rapidamente porque muita liberdade sem sempre funciona para todos. Especialmente se ter essa liberdade para comer o que quisermos nos leva a começar a comer compulsivamente e desenvolver uma relação não saudável com comida.
No final, aquele que produz os melhores resultados é o que sentimos manter, sem complicações.