As pessoas estão sempre procurando novas maneiras de usar seus suplementos, seja para aumentar a eficácia ou a praticidade. Esse é o caso da tendência nas redes sociais chamada dry scooping, onde a dose de um suplemento como pré-treino ou creatina é colocada direto na boca, sem água.
Então, você pode tomar creatina direto na boca? Sim, você pode tomar creatina direto na boca, por dry scooping. Mas a prática é desnecessária e não traz qualquer vantagem. Alias, tomar o pó puro de creatina pode fazer você engasgar e expelir o suplemento.
Neste texto iremos mais a fundo sobre a prática de dry scooping de creatina.
O que é dry scooping?
Dry scooping significa tomar um suplemento colocando-o direto na boca através do medidor, sem água.
O ato de consumir suplementos pré-treino e outros suplementos por dry scoop tornou-se uma tendência nas redes sociais, particularmente no TikTok, assim como os desafios de ingerir pó de canela.
Enquanto as redes sociais podem ser usadas para difundir conhecimento, elas podem ser usadas da mesma forma para propagar ideias questionáveis.
Parece ser algo inofensivo a princípio, mas isso pode trazer riscos que não fazem sentido considerando que a prática não traz qualquer vantagem além de economizar o tempo de misturar o suplemento com um líquido.
Veja também: Creatina de cavalo é melhor para hipertrofia?
4 coisas a considerar antes de tomar creatina direto na boca
Quando novas maneiras de fazer coisas básicas ganham destaque e é algo diferente do que você está acostumado, é bom ter algum contexto e entender se há vantagens reais ou se trata apenas de moda passageira.
Antes de tomar creatina pura, considere o seguinte:
Publicidade
- Tomar creatina direto na boca não aumenta a eficácia do suplemento.
- Há um risco de engasgo.
- Pode afetar a sua saúde dental.
Veremos esses pontos em mais detalhes abaixo.
1 – Tomar creatina direto na boca não aumenta a eficácia do suplemento
Tomar creatina direto na boca não é mais eficaz do que misturá-la com um líquido. A moda começou como algo para atrair likes, mas evoluiu para um método para otimizar a absorção da creatina.
Há uma percepção equivocada de que colocar creatina direto na boca, faz ela entrar na corrente sanguínea mais rapidamente, “potencializando” seus efeitos. O que não tem qualquer validação.
O pó de creatina não é tão fino ao ponto de ser absorvido pela mucosa da boca e creatina não funciona de forma aguda; não será uma dose ou como você usou uma dose que fará alguma diferença no seu próximo treino.
Dito isso, seu corpo não saberá se você tomou 5g de creatina com água ou colocou o medidor direto na boca.
Veja também: Cafeína corta os efeitos da creatina?
2 – Há um risco de engasgo
Ingerir qualquer tipo de pó seco traz um risco de engasgo.
Ao colocar o pó na boca, em uma reação instintiva ou por pura desatenção, você pode inspirar ar e levar o pó para a sua garganta.
Como boa parte do pó ainda pode estar seco, ele ficará grudará imediatamente ao entrar em contato com a mucosa da garganta e gerará um engasgo.
Obviamente, isto não acontecerá sempre, mas considerando que não há vantagem ao fazer isso, porque correr o risco?
Publicidade
3 – Pode afetar a sua saúde dental
Dependendo da creatina que você usa, especialmente se ela tem sabor, ela pode trazer consigo ácido cítrico que pode ser usado junto com outros aditivos para gerar um gosto parecido com frutas cítricas.
Colocar ácido cítrico diretamente nos seus dentes pode afetar o “esmalte” do dente, enfraquecendo-o. Algo que não seria um problema se você apenas misturasse creatina com água e diluísse qualquer aditivo.
Além disso, ultimamente não é incomum encontrar creatinas que não são creatinas (suplementos adulterados). Ou seja, você está colocando em contato com seu dente qualquer coisa que, além de não ser creatina, isso pode causar algum problema se não for diluído antes.
Veja também: Como tomar creatina: 8 dicas para extrair o máximo do suplemento
Você deveria ou não tomar creatina direto na boca, na prática?
Na prática, você poderia tomar creatina pura, direto na boca, por muito tempo sem problemas.
Contudo, isto faria sentido se realmente houvesse alguma vantagem por trás da prática. Quando há uma vantagem em algo, isso pode ser pesado com os riscos para decidirmos se vale a pena. Mas, basicamente não há vantagens no dry scooping de creatina.
Ela não é absorvida melhor pelo corpo, não oferece benefícios adicionais e economiza uma quantidade ínfima de tempo que você provavelmente desperdiça fazendo um milhão de outras coisas no seu dia a dia.
Não há qualquer razão baseada na lógica para fazer isso. A não ser sua opção pessoal.
Enfim, a creatina é melhor e mais segura quando misturada com água ou outro líquido de sua escolha. Também é uma ótima maneira de evitar engasgos desnecessários e tosse, evitando espalhar pó por todo o lugar.
Conclusão
Tomar creatina direto na boca, ou seja, consumir o pó puro de creatina, fará o suplemento ser absorvido normalmente.
Publicidade
A questão aqui não é exatamente poder ou não poder fazer isso, mas sim se você deveria.
Tomar creatina pura não oferece qualquer vantagem nos efeitos do suplemento em comparação a dissolvê-la em líquido e ainda pode trazer riscos.
Dry scooping de creatina pode afetar seus dentes, causar engasgos e levar ao desperdício do suplemento (se você acabar tossindo e fazendo uma nuvem de creatina fora da sua boca).