No dia seguinte, após fazer flexões de braço, a última coisa que você pode esperar é que os músculos das suas costas estejam doloridos, mas isso é mais comum do que você imagina.
Então, por que suas costas ficam doloridas após fazer flexão de braço? Elas ficam doloridas porque contraem por coativação muscular, para se opor ao trabalho dos seus músculos do peitoral, proporcionando maior estabilidade durante o exercício.
Entenda o que fazer quando suas costas ficam doloridas após fazer flexão de braço e até que ponto isto é normal.
Neste texto iremos abordar o papel das costas durante flexões e o que você pode fazer a respeito caso isso seja um problema.
O papel das costas durante a flexão de braço
Sem sombra de dúvida, a flexão de braço é um exercício de “empurrar”. Isso significa que os músculos de “empurrar” (peitoral maior, peitoral menor, deltoides frontais e tríceps) são os principais envolvidos durante o exercício.
Contudo, os músculos das costas, em principal o dorsal, é recrutado na flexão como um músculo estabilizador. Alias, ele é recrutado da mesma forma em praticamente todos os exercícios de empurrar (supinos, desenvolvimentos e flexões).
Este fenômeno é conhecido como coativação muscular. De acordo com uma revisão de Latash (2018), coativação muscular é quando outros músculos ao redor de uma articulação contraem para fornecer estabilidade e rigidez à articulação.
Isso ocorre porque, quando ambos os músculos contraem ao mesmo tempo, há um grau de compressão aplicado à articulação que é fornecido de várias direções — aprimorando o controle articular.
Basicamente, suas costas são um grupo muscular antagonista (oposto) dos peitorais. Elas são recrutadas durante a flexão como parte do processo de coativação.
Veja também: Flexão de braço com elásticos: como fazer da forma correta
Publicidade
3 razões específicas para as costas ficarem doloridas após fazer flexões
Em alguns casos, suas costas podem ficar tão doloridas ao ponto de fazer você pensar se há algo agravando a situação. A seguir veremos algumas razões para que as costas fiquem notavelmente mais doloridas após fazer flexão de braço.
1 – Você mudou algo na sua rotina
Se você ficou algum tempo sem fazer flexões de braço, não seria de se estranhar que suas costas fiquem especialmente doloridas.
Além disso, se você fez algo fora do comum, como adicionar variações de flexões, mudar o esquema de repetições ou como você executa o movimento, tudo isso pode estimular os músculos das costas de uma maneira inédita, o que vai causar dor muscular no dia seguinte.
A boa notícia é que se esta for a razão, isto tende a diminuir ou sumir completamente nos próximos treinos.
2 – Você está sentindo dor tardia de um treino prévio de costas
Algumas pessoas concluem precipitadamente que suas costas estão doloridas por causa das flexões, sem considerar o treino de costas que fizeram há um ou dois dias.
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramPor exemplo, vamos supor que você faça um treino de costas segunda, na terça você pode fazer flexões de braço e na quarta feira acordar com costas e peitorais doloridos.
Dor muscular tardia nem sempre ocorre exatamente no dia seguinte. Ou seja, você pode estar sentindo o ápice da dor muscular tardia do treino de costas dois dias depois, coincidentemente no dia seguinte após fazer flexões.
Isto explicaria situações onde as costas estão extremamente doloridas sem uma explicação “plausível”.
Veja também: Tudo sobre dor muscular pós-treino
3 – Suas mãos estão posicionadas para dentro ou muito acima
Outra razão para as suas costas ficarem doloridas após as flexões pode ser devido à posição de suas mãos durante o exercício.
Publicidade
Normalmente, suas mãos se sentirão mais naturais quando estiverem posicionadas no chão diretamente sob seus ombros. No entanto, o natural de alguns indivíduos é posicionar as mãos um pouco à frente dos ombros (quando visto de lado) ou as rotacionam para dentro.
Seja intencional ou não, essas posições das mãos incentivam mais extensão e abdução da parte superior dos seus braços. Como resultado, seus dorsais e outros músculos das costas trabalham mais que o usual e são mais propensas a ficar doloridas — uma vez que desempenham um papel mais ativo nesse estilo de flexão.
Neste caso, a saída óbvia é revisar sua execução e ter certeza que você está posicionando as mãos ao menos na linha dos ombros e não está apontando as mãos para dentro.
Veja também: Como fazer flexão de braço corretamente
Faz mal que as costas fiquem doloridas após fazer flexão?
Depende. É preciso deixar claro que quando falamos em costas doloridas, estamos nos referindo aos músculos das costas e não a coluna. Sentir dor na coluna nunca é normal. Alias, é o sinal mais claro de que há algo errado (muito errado).
Em situações normais, sentir que os músculos das costas estão doloridos no dia seguinte ao treino com flexões não faz mal e não vai atrapalhar seus resultados de qualquer maneira.
Lembre-se que o fenômeno da coativação muscular entre os grupos musculares peitoral e latíssimo do dorso é necessário para estabilizar a articulação do ombro durante o exercício de flexão e manter sua coluna reta. Sem essa contração simultânea, haveria uma séria falta de estabilidade durante a descida e a subida.
Além disso, essa estabilidade alcançada pela ajuda das costas resulta em um movimento motor mais preciso. Claramente, sentir dor nos músculos das costas após as flexões é algo bastante normal e esperado.
Conclusão
O dorsal, nas costas, é um grupo muscular antagonista (oposto) aos peitorais, que são os principais atuantes durante a flexão. Para promover mais estabilidade e controle do movimento motor, o dorsal contrai durante todo o exercício — isso é chamado de co-contração muscular.
Além disso, a dor que você sente pode ser devido a um treino de costas anterior ou devido a uma posição de mão rotacionada para dentro.
Publicidade
Por fim, em situações normais, não há razão para se preocupar com suas costas doloridas após fazer flexão de braço. Alias, na maioria das vezes será algo temporário.