Os 5 melhores equipamentos de calistenia para treinar em casa

Usar os equipamentos de calistenia corretos abre o seu horizonte de possibilidades ao permitir a realização de mais exercícios ou variações para permitir progresso contínuo no seu treino de calistenia.

Como a principal premissa da calistenia é treinar com equipamento mínimo, vou listar apenas os que realmente valem a pena e podem fazer diferença nos seus resultados, independente do seu nível de experiência.

1 – Anéis de ginástica / Argolas olímpicas

Os anéis de ginástica, também conhecidos como argolas olímpicas, são um dos equipamentos de calistenia mais versáteis.

Eles podem ser usados para uma infinidade de exercícios com o peso do corpo e fornecem uma das melhores plataformas para treinamento do abdômen/core.

Existem dois tipos principais de anéis, os de madeira e os de plástico.

Os anéis de madeira geralmente são considerados de qualidade superior e têm uma sensação melhor ao toque. Argolas de madeira também possuem melhor aderência, enquanto as argolas de plástico são o contrário (mas ganham no preço).

Os anéis de ginástica vêm acompanhados de faixas que podem ser amarradas em barras, árvores e vigas de teto. Estas faixas também podem ser ajustadas para alterar a altura das argolas, o que é muito útil para manipular alguns exercícios.

Alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos usando argolas (para você ter uma ideia do seu poder):

  • Remadas.
  • Paralelas.
  • Flexões de braço.
  • Barra-fixa.
  • Rosca direta (sim, rosca direta para bíceps).
  • Crucifixos para peitoral.
  • Vários exercícios para o abdômen.

2 – Barra paralela de chão

Barras paralelas de chão são feitas para imitar as barras paralelas, mas elas não são tão altas, tornando-as portáteis – você pode usá-las em praticamente qualquer lugar.

Publicidade

Elas são feitas de vários materiais diferentes que vão de plástico, madeira a metal (madeira e metal são os melhores).

A altura também pode variar. As barras paralelas podem estar a alguns centímetros do chão ou ter mais de um metro de altura.

Para evitar problemas é recomendável escolher uma que tenha uma boa base de sustentação, para aumentar a estabilidade durante os exercícios. Isto é óbvio, mas algumas barras, na tentativa de baratear o produto, poderão deixar a desejar neste quesito ao remover material e cortar custos.

Veja também: Como fazer o exercício paralelas (o rei dos exercícios para tríceps)

Geralmente, as barras paralelas maiores e mais altas têm uma melhor base de apoio. No entanto, isso nem sempre é o caso. Muitas vezes, quanto mais altas, menos estáveis elas podem se tornar devido ao centro de gravidade ser tão alto.

Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.

Instagram Siga-nos no Instagram

A melhor maneira de decidir é encontrar uma base de apoio desproporcionalmente grande em relação à altura das barras – ela deve ser plana e com uma grande área de superfície, idealmente.

3 – Elásticos / Bandas de resistência

O elástico é outro equipamento de calistenia extremamente versátil que pode ser usado para praticamente qualquer coisa.

Contudo, existem vários tipos de elásticos e cada tipo pode ter finalidades específicas. Cada tipo de banda vem em diferentes espessuras – com as bandas maiores sendo mais difíceis de esticar. Bandas mais grossas tornam os exercícios mais difíceis, no entanto, também tornam os exercícios assistidos por bandas mais fáceis, pois fornecem mais suporte.

Bandas de resistência longas podem ser ancoradas a vários objetos como barras, pilares, postes e árvores. Elas podem ser usadas para exercícios como remadas, levantamentos terra com banda e vários movimentos de empurrar e puxar que podem ser usados com elásticos.

Publicidade

Veja também: É possível construir músculos usando apenas elásticos?

As bandas também podem ser usadas para ajudar em exercícios com o peso do corpo, ancorando a banda em barras e mantendo os pés ou joelhos na banda enquanto realiza exercícios como barra-fixa e paralelas para tríceps.

Algumas bandas de resistência também possuem alças. As alças proporcionam uma pegada superior ao realizar certos exercícios. No entanto, para exercícios com o peso do corpo, bandas de resistência sem alças são melhores, pois as alças podem se tornar um incômodo desnecessário.

4 – Barra de parede para barra fixa

Se você só treina calistenia em casa, ter uma barra de parede é essencial.

Existem vários tipos de barras de parede, a maioria pode ser montada no batente de porta e é relativamente fácil de instalar (e remover caso necessário).

O tipo mais comum é montado usando nada mais que o batente saliente acima da porta. Se o seu batente não se projetar o suficiente (pelo menos 1 cm para fora), provavelmente precisará de uma barra diferente.

Veja também: Fazer barra fixa todos os dias (vantagens e desvantagens)

Sua próxima melhor opção é uma barra portátil que depende de fricção. Essas barras têm parafusos nas laterais que podem ser apertados. Embora isso geralmente funcione bem, é um pouco menos confiável e você deve ter muito cuidado ao usar impulsos (cada impulso força diretamente os suportes).

Sua terceira opção é mais invasiva, sendo mais difícil de instalar e desinstalar, que á barra de parede fixa. Isso pode ser um incômodo se você precisar tirar a barra por alguma razão, mas de todas as opções, esta é a mais estável e segura.

Publicidade

5 – Colete de peso ajustável

Conforme você progride nos exercícios básicos, eles podem se tornar muito fáceis e nem sempre é fácil adicionar dificuldade ao movimento. Aqui entra o colete de peso ajustável.

Como o nome fortemente sugere, este tipo de colete permite a adição de carga e pode ser usado para dificultar os exercícios por “aumentar” o peso do seu corpo.

Eles são ótimos para adicionar resistência a exercícios como barra fixa, paralelas para tríceps e flexões de braço. Além disso, são uma das maneiras mais convenientes para adicionar carga em movimentos como agachamento e passada.

Existe vários tipos de coletes de peso. Alguns fornecem pequenos tijolos de ferro removíveis, enquanto outros usam sacos de areia.

Usar sacos de areia, ou algo de consistência parecida, costuma ser uma opção melhor, pois costuma proporcionar uma distribuição de peso mais uniforme e não balança tanto.

Você PRECISA de equipamentos para fazer calistenia?

Em geral, você não precisa de equipamentos para treinar com o peso do corpo (para fazer calistenia). Vários exercícios importantes da calistenia não exigem qualquer equipamento como quase todos os tipos de flexões e variações de agachamento.

Porém, ao adicionar alguns equipamentos você pode:

  • Fazer uma ampla variedade de exercícios de remada e barras.
  • Aumentar a dificuldade e o conforto de certos exercícios de forma estratégica.
  • Ajustar os movimentos de acordo com seu nível de experiência (principalmente na intenção de dificultar o movimento e deixar o treino mais pesado).
  • Adicionar resistência extra (carga) em exercícios que ficam fáceis rapidamente.

Em suma, você pode treinar sem equipamentos, mas usá-los de forma estratégica pode impulsionar os seus resultados.

Este texto foi útil para você?

Sim (10)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×