Você provavelmente já viu alguém fazendo agachamento livre usando joelheiras e era algo que parecia ser algo específico para a ocasião.
Para a maioria das pessoas, as joelheiras são usadas como uma camada adicional de proteção para as articulações do joelho.
Além disso, algumas pessoas defendem que joelheiras permitem que você use mais carga. A ideia é que usar joelheira comprime suas articulações o suficiente para ajudar a dar uma leve ajudinha em certos pontos da execução do agachamento livre.
Afinal, usar joelheira ajuda no agachamento livre? É sobre isso que veremos neste texto.
- 1. O que é uma joelheira de agachamento?
- 2. Joelheiras ou faixas de joelho?
- 3. Benefícios das joelheiras no agachamento
- 4. Possíveis desvantagens
- 5. Tipos de joelheiras – qual escolher para agachar
- 6. Como usar joelheiras corretamente para fazer agachamento
- 7. Quem deve usar joelheira durante o agachamento?
- 8. Conclusão
O que é uma joelheira de agachamento?
Joelheiras são suportes feitos de neoprene projetadas para deslizar em suas pernas até chegar e se encaixar nos seus joelhos, comprimindo as articulações e os músculos ao redor. Geralmente estão disponíveis em comprimentos de 20 ou 40 centímetros (aproximadamente), com espessuras variando de três a sete milímetros.
O objetivo técnico das joelheiras é ajudar a estabilizar seus joelhos durante exercícios que requerem flexão do joelho e possivelmente melhorar sua performance. Mesmo que muitas vezes sejam usadas bem apertadas — afinal, a compressão é o objetivo — as joelheiras não devem interferir no movimento do exercício.
Veja também: Os 4 acessórios de treino mais importantes (e como usá-los corretamente)
Joelheiras ou faixas de joelho?
Joelheiras não são a mesma coisa que faixas de joelho.
Joelheiras geralmente são mais versáteis já que você pode usá-las durante todo o treino. Por outro lado, faixas de joelho são enroladas em volta dos seus joelhos para fornecer compressão acima de qualquer coisa.
No entanto, faixas de joelho foram feitas especificamente para aumentar sua capacidade de fazer agachamento. Ao usar faixas da forma correta, você com certeza conseguirá fazer mais repetições ou usar mais carga do que conseguiria sem faixas ou usando as joelheiras.
Publicidade
Portanto, se o único objetivo é aumento de performance. Talvez você deva passar direto para faixas de joelho, em vez de joelheiras.
Veja também: Para que serve o cinto de lombar na musculação
Benefícios das joelheiras no agachamento
1 – Mais suporte articular
Joelheiras de agachamento podem fornecer suporte adicional e estabilidade à articulação do joelho durante o agachamento livre e exercícios que requerem flexão das pernas, o que ajuda a reduzir o risco de lesão, mantendo o joelho alinhado corretamente e reduzindo a quantidade de estresse na região.
Isso é particularmente útil para aqueles que já tiveram lesões no joelho, aqueles que têm dificuldade em manter a técnica adequada e aqueles que levantam pesos mais pesados com mais frequência.
2 – Mais fácil manter a articulação aquecida
As propriedades de compressão e retenção de calor das joelheiras, especialmente aquelas feitas de neoprene, podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e a mobilidade articular, o que pode ajudar a reduzir o risco de lesão e melhorar o desempenho geral no agachamento.
Muitos levantadores reclamam que seus joelhos se sentem muito rígidos e doloridos ao agachar, o que se deve em parte a falta de aquecimento na região.
Basicamente, joelheiras aquecem suas articulações mais rapidamente e mantém suas articulações aquecidas entre as séries, o que mantém suas articulações do joelho lubrificadas e minimiza a fricção.
Veja também: Como aquecer corretamente antes do treino
3 – Menos dor
Muitos levantadores sentem dor no joelho durante os agachamentos, especialmente quando chega a hora de aumentar as cargas. As joelheiras podem fornecer compressão, calor e feedback proprioceptivo (consciência da sua posição), o que pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto.
Naturalmente, se você estiver com dor, não será capaz de levantar tanto peso ou se esforçar tanto para progredir. Joelheiras podem ajudar a aliviar a dor se sua dor for causada por falta de estabilidade, fricção na articulação, ou posições desfavoráveis (por exemplo, joelhos que “caem” para dentro) que são auxiliados com joelheiras.
Publicidade
Dito isto, há uma diferença entre dor e lesão; se você tem uma lesão no joelho, deve consultar um fisioterapeuta para tratar o problema subjacente, em vez de usar joelheiras como uma solução paliativa.
4 – Mais desempenho
Joelheiras podem permitir que você use mais carga devido ao suporte e estabilidade adicionais fornecidos pela compressão do acessório.
Quanto as joelheiras poderão ajudar dependerá da sua espessura e do material usado na sua fabricação.
Joelheiras mais grossas (7mm) feitas de neoprene armazenarão mais energia potencial à medida que você desce para a posição inferior (quando mais você desce, mais a joelheira estica e comprime), o que pode ajudar a fornecer um “impulso” para sair da posição inferior.
O último fator a considerar para benefícios de desempenho é sua posição de agachamento.
Aqueles que agacham em uma posição mais ereta terão mais flexão do joelho do que aqueles que agacham em uma posição inclinada.
Quanto mais flexão do joelho você tiver ao agachar, mais esticará as joelheiras, mais energia potencial armazenará e mais compressão haverá.
Possíveis desvantagens
Excesso de confiança
Usar joelheiras pode levar a má forma se estiverem lhe dando falsa confiança de que pode aumentar a carga, sem se preocupar com lesões.
Isto é infinitamente pior se você estiver usando joelheiras para tentar lidar com dores que não foram devidamente diagnosticadas.
Requer “manutenção”
Não é como se joelheiras fossem como um carro, mas elas requerem manutenção. Mais especificamente no que diz respeito à higiene.
Publicidade
O tecido da joelheira poderá acumular suor e tecido morto, facilitando a proliferação de bactérias, o que, neste caso, se traduz em mal cheiro.
Basicamente, ao usar joelheiras você terá mais um item que precisa de algum trabalho.
Tipos de joelheiras – qual escolher para agachar
Existem vários tipos de joelheiras disponíveis, variando em espessura, materiais usados e comprimentos, cada um com suas características e benefícios únicos.
Contudo, se o objetivo é apenas usar joelheira para treinar pernas (especificamente para fazer agachamento), não se deixe distrair por detalhes extras e vá direto para a espessura.
As duas espessuras mais comuns de joelheiras são:
Joelheiras de 5mm são mais finas e oferecem menos compressão e suporte do que joelheiras de 7mm. Geralmente são usadas por pessoas que não gostam muito da compressão gerada por joelheiras mais grossas, mas ainda querem algum suporte.
Joelheiras de 7mm são mais grossas e fornecem mais compressão e suporte do que joelheiras de 5mm. São tipicamente usadas por quem deseja alguma vantagem e segurança, independente de algum desconforto (e isso ainda é relativo, porque muitos usam 7mm sem problemas).
Também existem joelheiras feitas de diferentes materiais, como nylon, elastano e outras misturas sintéticas. Esses materiais podem fornecer diferentes níveis de compressão, calor e propriedades de absorção de umidade, mas o neoprene é o material mais popular e considerado o melhor.
Por último, as joelheiras têm diferentes comprimentos. Algumas cobrem apenas a articulação do joelho, enquanto outras se estendem pela coxa ou descem pela panturrilha. O comprimento da joelheira pode impactar o nível de compressão e suporte fornecido, com joelheiras mais curtas oferecendo menos compressão e suporte e joelheiras mais longas oferecendo mais.
Como usar joelheiras corretamente para fazer agachamento
Para usar joelheiras corretamente, é importante escolher o tamanho certo, vesti-las corretamente e usá-las nos momentos adequados.
As joelheiras devem se ajustar confortavelmente em torno da articulação do joelho, sem cortar a circulação ou causar desconforto. Lembrando que algum desconforto é esperado, afinal você está com algo que causa compressão.
A maioria das marcas terá uma tabela de tamanhos listada na internet para que você possa se referir e selecionar o tamanho que corresponde às suas medidas; no entanto, pessoas experientes podem escolher propositalmente um tamanho menor para obter mais compressão , mas não recomendo isso para quem está comprando pela primeira vez.
Para garantir que você esteja usando suas joelheiras corretamente, verifique se elas estão bem puxadas sobre a articulação do joelho e cobrindo todo o joelho. As joelheiras devem ser justas o suficiente para fornecer compressão e suporte, mas não tão apertadas que restrinjam o movimento ou causem desconforto.
Pode ser desafiador colocar joelheiras (especialmente as mais justas, grossas ou rígidas), então, para facilitar o processo, dobre-as ao meio e, em seguida, puxe-as a partir da parte inferior da joelheira.
Incorporar joelheiras em seus treinos pode ser tão simples quanto colocá-las antes da primeira série e então mantê-las durante todo o treino.
Quem deve usar joelheira durante o agachamento?
Usar joelheiras para fazer agachamento é recomendado para quem:
Tem dores nos joelhos por problemas já diagnosticados: seus joelhos poderão doer por uma série de razões que já foram diagnosticadas como algo “benigno”, mas que incomodam mesmo assim. As joelheiras poderão dar suporte suficiente para que essas dores desapareçam e permitam que você treine melhor.
Treina com altas cargas na maior parte do tempo: joelheiras poderão oferecer proteção extra para pessoas que treinam com muita carga na maior parte do tempo e estão sob um risco maior de lesão.
Vale a pena reforçar que joelheiras não prevenirão lesões por má execução e que coloque sua articulação em uma posição perigosa internamente.
Veja também: Como fazer agachamento livre da forma correta
Conclusão
No geral, as joelheiras podem ser um acessório útil para praticantes de musculação que desejam suporte e estabilidade adicionais durante agachamentos (todos os tipos). Elas podem ajudar a reduzir a dor, aumentar o calor e o fluxo sanguíneo e melhorar o desempenho geral.
No entanto, é importante lembrar que joelheiras não são uma “muleta” e não devem ser usadas como substituto para técnica adequada.