Por uma série de razões você pode querer armazenar um shake de proteína na geladeira, mas pode ficar em dúvida sobre quanto tempo ele vai durar, sem estragar ou possivelmente perder seu valor nutricional.
Quanto tempo dura um shake de proteína na geladeira? Geralmente, um shake de proteína pode durar até 3 dias na geladeira se mantido em um recipiente que impede a entrada e saída de ar (hermético), como uma coqueteleira bem fechada.
Mas os ingredientes que você usa podem fazer uma diferença na qualidade do seu shake dependendo de quanto tempo você armazena.
Por exemplo, se você simplesmente misturar pó de proteína (whey protein, albumina ou o que seja) com água ou leite, seu shake terá praticamente o mesmo sabor no dia 1 e no dia 3.
Veja também: Whey protein vs. proteína de soja: qual é melhor?
No entanto, se você adicionar pedaços de frutas frescas ou vegetais ao seu shake, talvez você pode querer reconsiderar essa ideia de armazenar o shake na geladeira.
Isso ocorre porque as frutas e vegetais podem começar a alterar sua composição após ficarem na água por muito tempo. Eles não estragarão imediatamente na geladeira e em um ambiente hermeticamente selado, mas a textura e o gosto do seu shake poderá mudar bastante em alguns casos.
A melhor maneira de tomar um shake de proteína da forma que ele originalmente é, é consumi-lo imediatamente.
- 1. Quanto tempo um shake de proteína dura em temperatura ambiente?
- 2. A coqueteleira pode influenciar nisso?
- 3. Como saber se o shake de proteína estragou?
- 4. O que acontece se você tomar um shake de proteína estragado?
- 5. Tem problema congelar um shake de proteína?
- 6. Em alguma situação a proteína pode perder as propriedades?
- 7. Conclusão
Quanto tempo um shake de proteína dura em temperatura ambiente?
E se você fizer um shake de proteína, beber parte dele e depois, por algo fora do seu controle, ele acabou ficando parado no balcão da sua cozinha, em temperatura ambiente?
Geralmente, considerando o máximo de segurança, um shake de proteína se mantém por cerca de 2 horas em temperatura ambiente. Depois disso, tanto a proteína em pó – independente de qual for – como qualquer outra coisa que você possa ter colocado, pode começar a estragar.
Publicidade
Considere que existem regiões quentes no Brasil o ano inteiro, agora adicione na equação o fato que você pode ter bebido o shake parcialmente e ter inserido sua saliva várias vezes no líquido do shake que ficará em meio a ingredientes que estragam, no calor.
Na dúvida, é infinitamente mais vantajoso fazer outro shake do que arriscar uma intoxicação alimentar.
Veja também: Devemos tomar whey todo dia?
A coqueteleira pode influenciar nisso?
Na maioria das vezes, aquela coqueteleira preta – a genérica que todo mundo usa e até recebe de graça em kits – vai ser o suficiente para suprir sua necessidade em situações pontuais (esporádicas).
Apenas observe se ela consegue selar adequadamente o líquido. Se em qualquer situação ela vaza mesmo que pouco, é porque o ar também pode entrar e sair do recipiente, o que invalida as regras descritas no texto.
Se armazenar o shake é algo frequente na sua rotina ou você quer uma garantia maior, obtenha uma coqueteleira de “longo prazo” que tenha sido feita com o propósito de cumprir sua função e não para ser usada como material promocional.
Por exemplo:
Como saber se o shake de proteína estragou?
Assim como a maioria dos alimentos ou bebidas, a maneira mais comum de saber se o seu shake de proteína estragou é pelo cheiro. Se tiver qualquer cheiro diferente do original, especialmente um cheiro forte (como cheiro “azedo”), é um sinal de que seu shake estragou.
Quando um comestível “estraga” é porque sua estrutura foi alterada e a mudança do cheiro pode ser um resultado ou subproduto dessa alteração. Portanto, sempre que algo estiver cheirando estranho, tenha cuidado.
Publicidade
Agora, se você cheirar o shake de proteína e não tiver certeza de que há algo errado, pode provar um pouco para verificar a textura. Se você notar que a consistência mudou (ele está mais “grosso” que antes), isso pode ser outra indicação de que seu shake de proteína está começando a estragar.
Se você notar mudança no sabor estranho ou amargo, ou simplesmente não tiver o gosto que você espera, seu shake pode estar começando a estragar também.
Isto é óbvio, mas vale a pena mencionar mesmo assim: se o seu shake mudou de cor, ele provavelmente estragou. Se o shake original era mais claro e agora está muito mais escuro, isso pode significar que ingredientes no shake, como frutas adicionadas, começaram a estragar.
Em todos esses casos, a melhor opção é simplesmente descartar o shake de proteína vencido e limpar bem a sua coqueteleira antes de reusar.
Veja também: Tomar whey vencido faz mal?
O que acontece se você tomar um shake de proteína estragado?
Ao tomar um shake de proteína estragado você pode ter sintomas de intoxicação alimentar. Os efeitos comuns incluem dor de estômago e diarreia. Em casos mais graves, vômitos.
Se você tiver algum desses sintomas após beber um shake de proteína que acha que pode ter estragado, beba bastante água para evitar desidratação. Procure ajuda de um profissional, se o problema persistir.
Tem problema congelar um shake de proteína?
Por várias razões ou, até mesmo, para prevenir que o shake estrague em algumas situações, você pode pensar em congelar seu shake de proteína.
Um shake de proteína pode durar por até 3 meses no congelador se mantidos em um recipiente plástico hermético.
Você vai querer fechar bem o recipiente para que os odores de outros alimentos no congelador não infiltrem no seu shake.
Publicidade
Além disso, um shake de proteína congelado provavelmente expandirá, então é uma boa ideia deixar algum espaço no copo ou no recipiente que você usa.
Em alguma situação a proteína pode perder as propriedades?
Se você respeitar o tempo de armazenamento na geladeira e congelador, a proteína não perderá suas propriedades somente pelo fato de estar parada no líquido dentro da coqueteleira.
As proteínas são moléculas estáveis, e o frio da geladeira ou do congelador não é “forte” o suficiente para desnaturá-las ou rompê-las de uma maneira que as tornaria inutilizáveis pelo seu organismo.
Conclusão
Alimentos frescos sempre terão um sabor melhor e isso também é verdade para shakes de proteína. Para obter os melhores resultados, beba o shake imediatamente após prepará-lo.
Se, por alguma razão, precisar armazená-lo para uso posterior, o armazenamento adequado é essencial. O tempo máximo que você pode armazenar shakes de proteína na geladeira com segurança é de 72 horas em um recipiente selado.
Nunca beba um shake que ficou fora da geladeira por mais de duas horas.
Se você quiser congelar shakes de proteína, o tempo máximo que você pode mantê-los com segurança no congelador é de 3 meses.