Você provavelmente já viu isso pelo menos uma vez em sua academia – alguém treinando descalço, com os pés em contato direto com o chão.
Isto certamente quebra o “decoro” da academia e parece, no mínimo, estranho.
Mas ai você pode reparar que praticamente todas as atividades que treinam o corpo, desde ioga a artes marciais, são feitas majoritariamente sem calçados.
Alias, você também pode lembrar das fotos do Arnold treinando descalço (e ele não era o único).
Tudo isso levanta uma questão.
Afinal, existe método – uma razão – para treinar descalço ou isso não passa de uma invenção baseada em opção individual?
Neste texto veremos as vantagens e desvantagens de treinar descalço.
Vantagens em treinar descalço
Embora treinar usando um calçado como tênis seja o padrão para a maioria dos praticantes de musculação, existem alguns benefícios em treinar descalço que podem ou não serem interessantes para algumas pessoas.
Melhora da propriocepção
A propriocepção é a sua capacidade de detectar e coordenar o corpo no espaço onde está, especialmente sem depender da sua visão.
Se você não pode se observar em um espelho, o valor de pistas táteis, como a pressão nos pés ou a conexão com o chão, torna-se extremamente útil.
Por exemplo: mesmo sem olhar seus pés no espelho, descalço você consegue determinar seu posicionamento apenas por sentir seus pés deslizando pelo chão. Isto é algo que ocorre basicamente sem você planejar.
Fortalecimento dos pés
Ao remover o amortecimento oferecido pelo calçado, toda a demanda de equilíbrio e suporte fica para os pequenos músculos, tendões e ligamentos nos pés.
Basicamente, treinar descalço poderá fortalecer toda a estrutura do pé para conseguir suportar as cargas impostas pelo treino com pesos.
Dependendo do seu objetivo, como atividades físicas que demandam maior estabilidade do pé, isto pode ser bem vindo.
Melhor alavanca em certos exercícios
Levantar cargas pesadas é uma questão de alavancagem.
Por exemplo: o levantamento terra e agachamento livre podem ser particularmente afetados pela escolha do calçado.
Usar um calçado com muito amortecimento nestes exercícios pode reduzir a estabilidade e colocar suas articulações em risco. Ao treinar descalço você elimina qualquer possibilidade disso acontecer por treinar sob uma superfície consistente e estável.
Desvantagens em treinar descalço
É inegável que treinar descalço tenha vantagens – afinal, vemos pessoas fazendo isso na prática e preferindo esta forma – mas isto não é aplicável em todas as situações e adotar o hábito como uma estratégia para melhorar seus resultados praticamente não faz sentido.
A seguir veremos as desvantagens em treinar sem calçados.
Menos aderência
Poder sentir o solo com os pés descalços nem sempre é sinônimo de maior aderência.
Dependendo da superfície, como um chão liso/recém lavado, seus pés descalços provavelmente terão menos aderência do que um calçado. Não há como comparar as ranhuras de uma sola de borracha (por exemplo), com os seus pés lisos.
Em suma, fazer certos movimentos em um chão potencialmente liso, estando descalço, é um risco real e desnecessário de acidentes.
Acidentes potencialmente graves
Derrubar um peso no pé é um risco óbvio até mesmo para quem está usando um calçado.
Porém há uma diferença entre derrubar uma anilha pesada de ferro no seu pé com tênis e no seu pé descalço.
Uma dessas situações pode fazer você sair apenas com a unha roxa e a outra pode fazer você sair com uma fratura que pode fazer você ser afastado dos treinos.
Esta questão piora porque é algo que foge do seu controle, por não depender da sua perícia: você pode ser muito cuidadoso ao manejar pesos ao treinar descalço, mas outra pessoa pode derrubar um peso nos seus pés por acidente.
Basicamente, os riscos para acidentes ao treinar descalço é muito maior, o que afeta drasticamente o custo benefício da prática.
Quem deve treinar descalço
Treinar descalço faz sentido se você prefere treinar assim, se sua academia permite, se você aceita os riscos envolvidos e quer obter algumas vantagens como maior estabilidade e fortalecimento dos pés.
Contudo, quando comparado com alguém que treina com um calçado, você dificilmente terá uma vantagem significativa em termos de resultados que justifique os riscos potenciais.
Veja também: Melhores tênis masculinos para treinar