Um pré-treino só será eficaz se você souber a hora certa de usá-lo e se você realmente sentir que ele está fazendo algum efeito.
Portanto, saber quanto tempo leva para o pré-treino fazer efeito pode ser útil na sua estratégia e para remover qualquer sombra de dúvidas. É sobre isso que veremos neste texto.
Quanto tempo demora para um pré-treino fazer efeito?
Quanto tempo demora para sentir os efeitos do pré-treino pode variar, pois depende de alguns fatores, como os ingredientes específicos que o pré-treino contém, sua genética e se você toma o pré-treino perto da refeição pré-treino.
Em média, a maioria das pessoas começa a sentir os efeitos do pré-treino entre 20 a 60 minutos após tomá-lo.
Esta faixa ampla de tempo se deve ao fato de que alguns ingredientes poderão dar um efeito antes do que outros em algumas pessoas.
Veja também: Os melhores pré-treinos nacionais (com tabela comparativa)
Por exemplo, o ingrediente com efeito mais pronunciado em um pré-treino quase sempre é a cafeína, é justamente ela que causa o “efeito” que as pessoas buscam sentir ao tomar o suplemento.
Apesar do fato de que a concentração máxima de cafeína no sangue normalmente ocorra cerca de 60 minutos após sua ingestão, os efeitos começam logo após a ingestão e vão aumentando até o pico.
Já a beta alanina, que causa a famosa “coceira”, pode demorar 20 minutos para começar a aparecer.
Outros suplementos comuns em pré-treinos como citrulina e betaína, não são tão pronunciáveis como a cafeína ou beta alanina, mas demoram cerca de 60 minutos para “funcionar”.
É válido ressaltar que sua genética também pode interferir na absorção e metabolização de certos ingredientes, como a cafeína. Portanto não leve estas estimativas de tempo ao pé da letra.
Além disso, se você tomar pré-treino muito próximo de uma refeição sólida, é quase certo que o tempo de absorção seja mais longo e demore mais para os efeitos aparecerem.
Como a cafeína pode influenciar o seu pré-treino
Quando uma pessoa questiona quanto tempo demora para o pré-treino fazer efeito, na maioria das vezes ela está se referindo ao tempo que demora para o aumento de energia e motivação aparecer, e isso geralmente é causado pela cafeína.
Mas algo a se lembrar é que a cafeína é um estimulante que causa tolerância rápida no organismo.
Se você usa a cafeína como um marcador de eficiência do pré-treino, você pode sentir com o tempo que seu pré-treino “demora mais” para funcionar ou não está funcionando, quando o problema é sua tolerância aumentada à cafeína.
Isto será amplificado se você consome cafeína através de outras fontes no decorrer do dia, como café, refrigerantes, energéticos, chás, etc…
Caso isso aconteça, não há outra saída a não ser cortar cafeína por um tempo (2 semanas ou mais) para “reiniciar” sua tolerância.
Veja também: Tomar pré-treino todos os dias faz mal?
Tomar pré-treino com o estômago vazio
Algumas pessoas poderão pensar em tomar o pré-treino com o estômago vazio, antes de fazer a refeição pré-treino, para que a absorção seja aprimorada.
É uma estratégia válida que funciona.
Porém, algumas ressalvas:
- Algumas pessoas terão desconforto estomacal ao fazerem isso, principalmente se o pré-treino for a primeira refeição do dia.
- Os efeitos de algumas substâncias (principalmente da beta alanina) serão mais pronunciados ao ponto de se tornarem desconfortáveis.
- A cafeína pode inibir seu apetite e atrapalhar o consumo de uma refeição sólida (pior ainda se você tiver desconforto estomacal).
Estas questões não são impeditivas, mas são coisas a serem esperadas caso você queira experimentar a estratégia.
Conclusão
Esta não é uma questão crítica na sua rotina. A qualidade da sua dieta e treino terão uma influência esmagadoramente maior nos seus resultados.
Dito isso, na intenção de não adicionar mais uma preocupação à sua vida, a maioria das pessoas, na maioria das vezes, podem esperar o pico dos efeitos do pré-treino em aproximadamente 60 minutos após o seu consumo e, se assim desejarem, planejar seu treino de acordo.