As barras são uma ferramenta essencial para o treinamento de força e a construção muscular. Elas são usadas na maioria dos exercícios básicos, como agachamento, levantamento terra e supino reto.
Existem diferentes formas e tamanhos de barras, sendo as mais comuns a barra tradicional e a barra olímpica. Neste texto veremos qual é a diferença entre elas.
Barra olímpica vs. Barra tradicional
Resumidamente, as principais diferenças entre a barra olímpica e a barra tradicional:
- As barras olímpicas têm dimensões padronizadas – uma barra olímpica na sua academia no Brasil, vai ser a mesma barra olímpica que existe na Nova Zelândia (por exemplo).
- As barras tradicionais não seguem um padrão e podem ser encontradas com as mais variadas dimensões.
- As barras olímpicas costumam ser feitas para aguentar qualquer tipo de carga, sem entortar e são usadas até em competições olímpicas (como o nome sugere).
- As barras tradicionais podem ser resistentes, mas como não há padronização, não há como estimar qualquer coisa.
- As barras olímpicas possuem manoplas rotativas nas pontas que permitem que o peso fique parado mesmo girando a barra.
- As barras olímpicas só podem ser usadas com anilhas olímpicas (com diâmetro interno – o furo no meio – maior).
Veja também: Quanto custo uma barra de academia?
Barra tradicional (ou genérica)
Uma barra tradicional é um equipamento multipropósito de treino e pode ser usado para inúmeros exercícios que vão desde os básicos como agachamentos, levantamento terra e supino, até os mais simples como roscas para bíceps.
Isto se deve ao fato que a barra tradicional é menor e mais leve que as barras olímpicas.
A barra tradicional é mais recomendada se você é iniciante ou está montando uma academia em casa – pois ela oferece mais opções, ao menos inicialmente.
A capacidade máxima de peso de uma barra tradicional pode variar drasticamente já que elas pode ser fabricada em qualquer lugar. Não é recomendado usar mais de 100kg nessas barras.
Positivos e negativos das barras tradicionais
Positivos
- Elas vêm em diferentes variações dependendo do seu tamanho e capacidade, então você tem mais escolhas para o que é melhor para suas necessidades.
- Elas são mais curtas e mais leves, o que pode ser benéfico para iniciantes ou pessoas com limitações de espaço.
- São muito mais baratas que as olímpicas.
Possíveis negativos
- A falta de padronização deixa a fabricação dessas barras à margem da habilidade de quem as fabricou – basicamente, você precisa analisar elas manualmente e confiar.
- Quase sempre elas serão menos resistentes e confiáveis que barras olímpicas.
Barra olímpica
A barra olímpica é facilmente reconhecida em qualquer lugar do mundo por conta das suas dimensões: ela costuma ser a maior e mais pesada barra que você encontrará em uma academia.
Existem duas versões de barra olímpica: “masculina” e “feminina”.
A masculina tem um comprimento de 2,2 metros e um peso de 20kg. A feminina tem um comprimento de 2,01 metros e um peso de 15 kg.
A versão masculina é a mais comum na maioria das academias e, se tratando apenas de musculação (e não competição), ela cumpre o seu papel sendo a mais resistente e estável.
A principal característica da barra olímpica é a obrigatoriedade das mangas/manoplas rotativas onde as anilhas ficam, que permitem que o peso fique parado enquanto a barra move.
Isso aumenta a capacidade máxima do praticante em se movimentar enquanto previne lesões comuns onde uma barra tradicional poderia simplesmente rolar das mãos.
Positivos e negativos das barras olímpicas
Positivos
- Elas possuem tamanhos padronizados, o que significa que você sempre saberá que está seguro usando a mesma barra que atletas olímpicos usam 300kg+ nela diariamente em seus treinos.
- Elas são, em média, feitas de material de maior qualidade do que as barras tradicionais, devido aos padrões olímpicos obrigatórios.
- O peso e o diâmetro da barra olímpico são sempre os mesmos – se você mudar de academia, a sua experiência de treino usando a barra olímpica será a mesma em qualquer lugar.
- Barras olímpicas apresentam estrias/ranhuras obrigatórias no eixo, enquanto as barras padrão podem não ter.
- As mangas rotativas nas barras olímpicas são excelentes para o conforto e segurança.
Possíveis contras
- Elas podem ser pesadas demais para iniciantes.
- As dimensões dela podem não ser adequadas se você está montando uma academia em casa, com espaço limitado.
- Elas sempre serão mais caras (às vezes bastante caras).
Conclusão
As barras de academia são equipamentos de treino essenciais: sem elas é literalmente impossível executar os melhores exercícios da musculação.
Ao comparar uma barra olímpica e uma barra tradicional, podemos ver que não existe uma superior, mas sim uma melhor em determinadas situações.
As barras tradicionais poderão cumprir muito bem o papel para a maioria dos iniciantes e pessoas que treinam em casa.
Mas a partir do momento que você deixa de ser um iniciante e começa a aumentar as cargas, as barras olímpicas farão parte da sua jornada de forma vitalícia.