×

Elevação lateral trabalha o trapézio? (Sim, com execução errada)

Elevação lateral é um exercício para deltoide, mais especificamente para a cabeça lateral do deltoide.

Porém, muitas pessoas notam que, além do deltoide lateral, o exercício elevação lateral trabalha o trapézio.

Porém, a elevação lateral trabalha o trapézio principalmente quando a execução está errada. Neste texto veremos em detalhes como acontece e como evitar o problema.

Elevação lateral trabalha o trapézio ou não?

Não é incomum ouvir que o trapézio é um músculo “auxiliar” na elevação lateral. Contudo, isto é tecnicamente incorreto.

A principal função dos deltoides é levantar os seus braços a frente, ao lado e atrás do corpo, enquanto uma das principais funções do trapézio envolve estabilizar e movimentar as escápulas dos ombros.

Basicamente, se você sente o trapézio trabalhar ao fazer elevação lateral, é muito provável que você tente encolher o ombro (mover a escápula) ao mesmo tempo que levanta os braços – o que é errado.

Ou seja, se você encolher os ombros em algum momento durante a elevação lateral, os feixes superiores do trapézio serão acionados no movimento e isso pode roubar o trabalho do deltoide.

Como evitar o envolvimento do trapézio durante a elevação lateral

A chave para minimizar a ativação do trapézio durante a elevação lateral é manter as escápulas em posição neutra e manter essa posição durante todo o movimento.

Em outras palavras, durante a elevação, apenas seus braços se movem para cima – seus ombros ficam parados.

Do contrário, sempre que você mover os ombros, principalmente para cima você ativará o trapézio.

E para fazer isso é fundamental usar uma carga que você não precise usar impulsos e, assim, somente os braços levantem durante o movimento.

O trapézio é um grupo muscular muito mais forte que os deltoides. Se você usar carga demais, é extremamente fácil usar impulsos e permitir o envolvimento do trapézio.

Porém se você consegue fazer o movimento, sem precisar mover seus escápulas, porque, agora, elas estão paradas, não há como o trapézio dominar o movimento.

Resumindo: para evitar o envolvimento do trapézio, você não pode mover as escápulas. Para que isso não ocorra, nem mesmo instintivamente, é preciso usar a carga correta, o que geralmente significa aceitar que você precisa usar menos peso.

Elevação lateral inclinada: uma alternativa extra

O trapézio é um grupo muscular muito forte e, devido sua função e localização, ele pode ser envolvido facilmente em vários exercícios (não só na elevação lateral).

Portanto, em alguns casos, “falar é mais fácil do que fazer”. Em outras palavras, mesmo que você saiba como evitar o envolvimento do trapézio, ele pode acontecer mesmo assim.

Para estes casos, há uma alternativa extra: substituir a elevação lateral tradicional pela elevação lateral inclinada.

Isso pode ser feito segurando em um ponto de sustentação com um braço e inclinando-se em um ângulo de 30 graus ao fazer elevação lateral com o braço que está livre.

ilustração do exercício elevação lateral inclinada

Ao se inclinar e realizar uma elevação lateral desta maneira, você conseguirá isolar ainda mais os deltoides laterais, e dificultando a ação de encolher o peso.

Ou seja, a mudança no ângulo do corpo significa que o movimento permanece o mesmo (que é elevar os braços), mas a tensão se desloca mais para o deltoide lateral e afasta-se do trapézio.

Conclusão

Para resumir, a elevação lateral trabalhará o trapézio se você realizar uma espécie de encolhimento em qualquer momento durante o movimento. Isso envolverá os trapézios superiores e é um erro comum que as pessoas cometem ao usar muito peso.

O deltoide lateral é um músculo relativamente pequeno para isolar e pode ser facilmente ofuscado por músculos maiores e mais fortes.

Para minimizar a ativação do trapézio durante a elevação lateral, você precisa manter suas escápulas fixas em posição neutra durante o movimento.

Qualquer tipo de movimento das escápulas ao levantar o peso não apenas trabalhará o trapézio, mas também tirará muita tensão do deltoide lateral.

Isso significa que você estará transformando um exercício de deltoide em um exercício de trapézio, e essa pode ser uma razão chave pela qual você não está vendo o progresso.

Na maioria dos casos, todos os problemas são resolvidos apenas fazendo com que o praticante reduza a carga e faça o movimento da elevação lateral de forma controlada.

Este texto foi útil para você?

Sim (2)
Não (1)
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.