O tênis Range da Everlast tem ganhado uma fama enorme entre praticantes de musculação e crossfit, mas fama nem sempre significa real eficiência, por isso vou dar minha opinião pessoal sobre ele.
Além disso, vou procurar ao máximo valorizar seu tempo, pois sei que o tênis para fazer musculação é apenas uma variável, entre muitas, na mudança corporal.
Afinal, o Everlast Range é bom?
Tamanho
Calço 41 na maioria dos tênis e mais variados modelos, mas especificamente o Range ficou meio apertado.
Apesar dele “amolecer” depois de uma semana, para evitar surpresas, eu tentaria provar o tênis antes de comprá-lo pela internet.
Pelo menos pra mim, definitivamente não é um daqueles tênis com plataforma maiores (que você pode até, com sorte, usar um número menor).
Peso
O tênis pesa cerca de 400g, o que é relativamente pesado. Lembre-se que quanto maior o número, mais material, e mais pesado é o calçado.
Mesmo assim, ele é pesado para o meu número (41).
Outras propostas de tênis para treino chegam a pesar até metade disso.
Porém, se assim como eu, seu objetivo com o tênis é meramente chegar até a academia e treinar, não vejo isso como um problema.
Cabedal (parte de cima do tênis)
De acordo com a Everlast, o cabedal é feito de um mesh com poliéster e PVC, com o objetivo de travar mais o calcanhar e melhorar a durabilidade (sabe quando o tênis rasga bem no calcanhar? Então…)
Realmente, essa região parece ser mais aderente e o importante em tênis de treino é que seu pé fique estável. Se realmente vai durar mais, sem rasgar essa região, é outra história (ainda é cedo pra eu ver qualquer desgaste).
No mais, mesmo parecendo um tênis “fechado”, o cabedal permite mais ventilação do que eu imaginava. Só que isso nunca foi uma preocupação minha, em nenhum tênis, portanto leve isso com o pé atrás.
Entressola (entre a palmilha e a sola)
A entressola é feita de polímeros de borracha misturados com plástico (borracha termoplástica), o que torna o tênis bem duro.
Lembrando que um tênis para fazer musculação precisa ser rígido o suficiente para gerar uma base estável no chão, quando fazemos exercícios como agachamento livre.
Mas, enquanto isso é ótimo para o treino, boa sorte ao tentar fazer caminhadas e corridas. Definitivamente, o Range não serve pra isso.
Solado
De acordo com a Everlast, a sola é feita com o mesmo material da entressola (borracha com plástico).
O que só aumenta a rigidez do material, mas nesse caso, como haverá contato direto com o solo, também haverá boa aderência.
É bom lembrar que pneus de carro são feitos de polímeros de borracha também e eles precisam aderir bem (mas será que o chão da academia precisa ser de asfalto pra funcionar?).
Durabilidade
Antes de comprar eu fiz uma pesquisa superficial, e encontrei algumas reclamações a respeito da sola não ser durável e li até um relato da sola desprendendo logo no início do uso.
Como a minha sola está inteira e em perfeito estado, eu só posso imaginar que, como em todo produto, alguns “felizardos” poderão ter problemas com defeitos de fabricação.
Considerando que se trata de um tênis de (cerca de) R$200 e não um de corrida de R$1200, eu estou satisfeito.
Com isso em mente, preciso confessar que o acabamento dele é digno de um tênis do seu valor (não é o melhor). Basicamente, você terá um tênis pelo valor que você paga.
Vale a pena?
Como disse no início da análise, o tênis que você usa para treinar é apenas uma variável.
Portanto, no meu caso, o Range serviu perfeitamente para seu propósito e eu jamais gastaria muito dinheiro nisso.
Ou seja, o Range serviu como uma luva (como um tênis?) no meu caso.
Leia também: Lista com os melhores (e mais baratos) tênis para fazer musculação