Após terminar um treino pesado de musculação, você pode perceber que sua fome desaparece. Isso é mais comum do que você imagina.
Então, porque você não sente fome após fazer musculação? Ficar sem apetite após fazer exercício é clinicamente conhecido como anorexia induzida pelo exercício e é um algo completamente natural.
De acordo com a literatura, parece que qualquer tipo de exercício físico com intensidade moderada a alta pode causar isso. De musculação ao HIIT, seu apetite pode (ou não) desaparecer completamente após o término do treino.
Mas caso você seja um dos sortudos (ou azarados) que sentem isso, saiba que o sintoma dura pouco, em menos de uma hora tudo voltará ao normal.
E se ainda não ficou subentendido para você, vamos deixar as coisas 110% claras: não há nada de errado com seu estômago ou com o que você comeu antes do treino, sua falta de apetite é, na maioria das vezes, causada pelo treino pesado.
Porque ficamos sem apetite após o treino de musculação
De forma resumida, a maioria dos estudos sobre o tema mostram que o exercício de alta intensidade pode diminuir os níveis de um hormônio chamado grelina, que é responsável por controlar seu apetite.
Infelizmente, não há uma explicação clara e direta para o exercício inibir a grelina, mas sabemos que a liberação da grelina afeta outros hormônios como cortisol e hormônio do crescimento (GH).
Coincidentemente, durante o exercício também afetamos a liberação de cortisol e hormônio do crescimento.
Como a elevação de um hormônio no corpo humano sempre (literalmente sempre) afeta a ação de outros de forma direta e indireta, a supressão do apetite após um treino pesado não é exatamente uma surpresa.
Quão grande será a supressão pode depender da intensidade do exercício e fatores individuais, ou seja, algumas pessoas poderão sentir menos supressão no apetite do que outras.
Publicidade
Devo fazer a refeição após o treino de musculação mesmo sem fome?
Se você precisa comer após o treino para conseguir ‘bater os macros’ sem arruinar a organização da sua dieta, sim. No contexto da supressão de apetite causada pelo treino, não há qualquer contraindicação em comer mesmo sem estar com fome.
E se isso é um problema real para você, no sentido de ser um incômodo comer algo após o treino, não se preocupe.
Primeiramente, se você realizou uma refeição pré-treino sólida antes de treinar, na esmagadora maioria das vezes você ainda estará digerindo a refeição pré-treino mesmo após treinar.
As pessoas superestimam a velocidade do corpo em digerir um alimento sólido, quando na verdade uma refeição completa, contendo gorduras, proteínas e carboidratos, pode levar várias horas para ser completamente digerida.
Em outras palavras, você não irá perder massa muscular por não conseguir comer imediatamente após terminar a última repetição do treino.
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramAs coisas não funcionam assim e muito dessa urgência na alimentação pós treino surgiu das empresas de suplementos querendo que você use shakes proteicos.
Mesmo assim, se você quer ingerir algo imediatamente após o treino, não há problemas em fazer isso e refeições líquidas serão as suas melhores amigas.
Leia mais: O que comer após o treino de musculação
Referências
O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.
- The Effects of Exercise on Food Intake and Hunger: Relationship with Acylated Ghrelin and Leptin. J Sports Sci Med. 2011 Jun; 10(2): 283–291.
Published online 2011 Jun 1. - Exercise-induced suppression of appetite: effects on food intake and implications for energy balance. Eur J Clin Nutr. 1994 Oct;48(10):715-24.
- Acute and Chronic Effects of Exercise on Appetite, Energy Intake, and Appetite-Related Hormones: The Modulating Effect of Adiposity, Sex, and Habitual Physical Activity. Nutrients. 2018 Sep; 10(9): 1140. 2018 Aug 22. doi: 10.3390/nu10091140