O HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) é um método de treino eficaz para melhorar sua resistência, condicionamento e queimar mais gordura.
Mas, quanto tempo demora para você ver resultados fazendo um treino HIIT?
Se você deseja aumentar a aptidão cardiovascular e o VO2 máximo, o HIIT pode oferecer resultados em 6-8 semanas. Se você deseja perder gordura usando o HIIT, os resultados são 100% dependentes da sua capacidade de se colocar em déficit calórico, o que o HIIT pode ajudar, mas não é o único fator envolvido na perda de peso.
Em outras palavras, para criar uma meta realista e evitar desilusões (por assim dizer), é preciso entender a essência básica do HIIT, a partir daí, você poderia criar uma estimativa específica para o seu caso.
Quais resultados você pode esperar após 7 dias de HIIT
No que diz respeito à melhora da resistência física (cardiovascular) e da mudança corporal, sete dias não é tempo suficiente para ver melhorias significativas em ambos.
Sim, poderá haver flutuação no peso corporal e você poderá sentir-se “diferente”, mas isso se deve principalmente a mudança na retenção de líquidos, que será ainda maior se você fizer mudanças na dieta.
Para pessoas mais apressadas isso parece um grande balde de água fria, mas é justamente o contrário se você fizer um esforço e ver as coisas de forma objetiva: se em sete dias não houve mudanças reais, não há nada de errado com o plano ou você, é simplesmente muito cedo para gerar conclusões.
Quais resultados você pode esperar após 30 dias de HIIT
Após 30 dias de HIIT, você deve notar uma diferença na facilidade em realizar o exercício e diferenças na quantidade de gordura corporal se estiver comendo de uma maneira que permita um déficit calórico.
Você pode perder de 500g a 1kg de gordura por semana. Quanto mais acima do peso você estiver, maior tende ser a perda. Pessoas obesas, por exemplo, poderão extrapolar facilmente essa estimativa e perder mais de 1kg.
Então, considerando que na primeira semana você não verá muitas mudanças significativas, você ainda tem três semanas onde poderá perder de 500g a 2kg em cada uma delas.
Publicidade
Quais resultados você pode esperar após 90 dias de HIIT
Nesta fase, você notará melhorias na frequência cardíaca em repouso, aumento do desempenho no exercício e até melhora da pressão arterial.
Além disso, após 90 dias (12 semanas), você pode perder o suficiente de gordura para sentir mudanças reais no espelho.
Como saber se o HIIT está funcionando?
Se você deseja ver se sua aptidão cardiovascular está melhorando, uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é acompanhar sua frequência cardíaca em repouso todas as manhãs.
Se a sua frequência cardíaca em repouso começar a diminuir ao longo de algumas semanas, você está indo na direção certa.
Outra maneira de determinar se o HIIT está funcionando é acompanhar seu desempenho durante exercícios aeróbicos em geral (e até mesmo no HIIT).
Gosta do Hipertrofia.org? Siga nosso Instagram e ajude a fortalecer o nosso trabalho! É uma maneira simples e gratuita de se manter informado e apoiar o site.
Siga-nos no InstagramVocê está correndo mais rápido e com mais facilidade do que os treinos anteriores, com a mesma quantidade de períodos de descanso?
Você é capaz de cobrir a mesma quantidade de distância com intervalos mais curtos?
Tudo isso, ao levar em consideração também a variabilidade da frequência cardíaca, pode mostrar que o HIIT está funcionando.
Quanto tempo leva para queimar gordura com o HIIT?
Se você deseja ver se o HIIT está funcionando em relação aos seus esforços de queima de gordura, isso tem mais a ver com a sua dieta do que com o HIIT.
Se você está perdendo 0,5 a 1 kg de peso corporal por semana, esse é um bom ponto de partida para a maioria das pessoas que querem perder gordura, mas preservar massa muscular.
Publicidade
Não é demais enfatizar que, se você deseja perder gordura, isso é 100% dependente de um déficit calórico e 100% independente do método usado para conseguir isso.
O HIIT pode ser um método eficiente para melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto calórico, mas ele – e nenhum outro método – funciona sem déficit calórico.
Palavras finais
O HIIT é um método altamente eficiente para melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto de energia para iniciantes que podem ter limitações de tempo e/ou não conseguir treinar em intensidades fortes por longos períodos.
A literatura mostrou repetidamente que o HIIT é muito eficaz no aumento da saúde cardiovascular e foi correlacionado com o aumento da adesão ao exercício em indivíduos saudáveis e em risco; tornando-se uma ótima opção para todos os níveis de experiência.
Para indivíduos que procuram o HIIT para queimar gordura, a literatura mostra que o fator mais crítico e único para diminuir a gordura corporal é estar em déficit calórico – isso é feito principalmente com a dieta; os exercícios aceleram isso.
Além disso, a literatura mostrou que esses resultados são 100% independentes do método de treino, o que significa que o HIIT é apenas mais uma ferramenta (e não uma “bala de prata”) para a perda de gordura. Isso é importante deixar claro, não para desanimar, mas para você criar metas realistas.
Referências
O Hipertrofia.org mantém critérios rigorosos de referências bibliográficas e dependemos de estudos revisados por pares e pesquisas acadêmicas conduzidas por associações e instituições médicas. Para obter mais informações detalhadas, você pode explorar mais lendo nosso processo editorial.
- Schoenfeld, B., & Dawes, J. (2009). High-intensity interval training: Applications for General Fitness training. Strength & Conditioning Journal, 31(6), 44–46. https://doi.org/10.1519/ssc.0b013e3181c2a844
- Shiraev, T. (2012). Evidence based exercise: Clinical benefits of high intensity interval training. Australian Family Physician, 41(12), 960–962.
- SHEHATA, A. Y. M. A. N., & MAHMOUD, I. S. L. A. M. (2018). EFFECT OF HIGH INTENSITY INTERVAL TRAINING (HIIT) ONWEIGHT, BODY MASS INDEX AND BODY FAT PERCENTAGE FOR ADULTS. Science, Movement and Health, 18(2), 125–130.
- Callahan, M. J., Parr, E. B., Hawley, J. A., & Camera, D. M. (2021). Can high-intensity interval training promote skeletal muscle anabolism? Sports Medicine, 51(3), 405–421. https://doi.org/10.1007/s40279-020-01397-3
- Garzon, R. (2018). Why and How to Do Aerobic Training, Including High-intensity Interval Training. COLLEGE OF AGRICULTURAL, CONSUMER AND ENVIRONMENTAL SCIENCES. https://doi.org/aces.nmsu.edu/pubs
- Ramos, J. S., Dalleck, L. C., Tjonna, A. E., Beetham, K. S., & Coombes, J. S. (2015). The impact of high-intensity interval training versus moderate-intensity continuous training on vascular function: A systematic review and meta-analysis. Sports Medicine, 45(5), 679–692. https://doi.org/10.1007/s40279-015-0321-z
- Strasser, B., Spreitzer, A., & Haber, P. (2007). Fat loss depends on energy deficit only, independently of the method for weight loss. Annals of Nutrition and Metabolism, 51(5), 428–432. https://doi.org/10.1159/000111162